Brasil é o 6º maior produtor de energia solar do mundo; subiu duas posições

brasil é o 6º maior produtor de energia solar do mundo; subiu duas posições

O Brasil subiu duas posições no ranking e se tornou o 6° maior país produtor de energia solar do mundo. Energia limpa e sustentável que gera empregos.

Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com base nos dados da Agência Internacional de Energia Renováveis (Irena). Em 2023, foram 35,4 gigawatts (GW) de capacidade operacional solar.

“O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta e assume cada vez mais protagonismo neste processo de transição energética e combate ao aquecimento global”, disse Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar.

Posição de destaque

Segundo a Associação, a 6º colocação reflete um destaque na geopolítica global de transição energética. Só no ano passado, o setor solar brasileiro atraiu R$ 59,6 bilhões de novos investimentos.

No Top 10 mundial, o Brasil confirma a busca pela sustentabilidade na matriz energética.

“O crescimento acelerado da energia solar é tendência mundial e o avanço brasileiro nesta área é destaque internacional”, disse.

E os números brasileiros devem melhorar ainda mais nos próximos anos, acredita Rodrigo.

Números do Brasil

Atualmente, a fonte solar é a segunda maior matriz elétrica nacional. São 41 GW em operação.

Em números, foram mais de R$ 195 bilhões investidos. Além disso, a geração de emprego nesse campo está em alta. São mais de 1,2 milhão de empregos “verdes” no país.

No total, a fonte solar no Brasil equivale a 17,4% da matriz elétrica

Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar, explica que reforçar a matriz sustentável do país é fundamental.

“A fonte solar é um verdadeiro motor de desenvolvimento sustentável, que atrai capital, traz divisas, gera grandes oportunidades de negócios, cria novos empregos verdes e amplia a renda dos cidadãos”.

Os maiores do mundo

Em relação aos números de potência acumulada de energia solar, o ranking é liderado pela China.

Veja o Top 10 abaixo!

  1. China (609,3 GW)
  2. Estados Unidos (137,7 GW)
  3. Japão (87,1 GW)
  4. Alemanha (81,7 GW)
  5. Índia (72,7 GW)
  6. Brasil (37.4 GW)
  7. Austrália (33.6 GW)
  8. Itália (29.8 GW)
  9. Espanha (28.7 GW)
  10. Coréia do Sul (27.0 GW)
News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World