Atividade física de 15 minutos por dia aumenta a imunidade

atividade física de 15 minutos por dia aumenta a imunidade

Atividade física de 15 minutos por dia aumenta a imunidade

Bastam apenas 15 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia para turbinar a imunidade. Essa é a descoberta de pesquisadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, que promete revolucionar a abordagem para manutenção da saúde.

atividade física de 15 minutos por dia aumenta a imunidade

Homem musculoso treinando na academia

Apresentado em um encontro anual da Sociedade Americana de Fisiologia em Long Beach, Califórnia, o estudo traz esperanças e direcionamentos práticos para a inclusão de práticas saudáveis em nossas rotinas corridas.

atividade física de 15 minutos por dia aumenta a imunidade

atividade-física-imunidade

Ainda assim, este avanço científico lança luz sobre o papel crucial das células Natural Killer, our células NK, como são conhecidas, que atuam na linha de frente de nossa defesa imune.

Créditos: Depositphotos/Photocreo

Por que praticar atividade física é importante para a imunidade?

atividade física de 15 minutos por dia aumenta a imunidade

atividade-físca

Praticar atividade física fortalece o sistema imunológico, tornando-o mais eficiente na defesa contra doenças.

O exercício regular aumenta a produção de células de defesa e promove a circulação sanguínea, facilitando o transporte de nutrientes e a remoção de toxinas, contribuindo assim para uma resposta imunológica mais robusta.

Qual o impacto das células NK na nossa saúde?

Segundo Rebekah Hunt, líder da pesquisa, incrementar o número dessas células poderosas pode proteger o corpo contra variados invasores, como vírus e bactérias.

Então, está claro que mobilizar as células NK através de exercícios traz não somente uma armadura contra infecções, como também contribui para a redução de doenças e melhora de prognósticos em diversos diagnósticos.

Créditos: Depositphotos/NatashaFedorova

A pesquisa

O caminho para esses achados envolveu o recrutamento de 10 voluntários, de 18 a 40 anos, que se exercitaram em bicicletas ergométricas durante 30 minutos.

Contudo, o exame de sangue feito antes e depois da atividade mostrou que, incrivelmente, em somente quinze minutos de exercício com intensidade moderada, havia um aumento significativo nas células NK.

Créditos: Depositphotos/AllaSerebrina

Atividade física rápida e a efetividade para o bem-estar

  • Ganho imunológico: Ativação das células NK, essenciais na luta contra patógenos e células cancerígenas.
  • Flexibilidade: A possibilidade de encaixar pequenos períodos de atividade física em qualquer hora do dia.
  • Prevenção de doenças: Inclusive, a redução do risco de desenvolvimento de câncer, conforme estudos anteriores demonstraram.

Além da facilidade na inclusão da prática na rotina, a intensidade moderada proposta oferece um caminho acessível para todos, independentemente do nível de condicionamento físico.

No entanto, este estudo indica que mesmo um curto período de tempo, se bem aproveitado, pode oferecer benesses significativas para a saúde.

Créditos: Depositphotos/ArturVerkhovetskiy

O que fortalece a imunidade?

  • Dieta balanceada: Consumir alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
  • Sono adequado: Dormir o suficiente é crucial para a regulação do sistema imunológico e para a recuperação do corpo.
  • Gerenciamento do estresse: Praticar técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e respiração profunda, pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e fortalecer a imunidade.
  • Higiene adequada: Lavar as mãos regularmente, evitar contato próximo com pessoas doentes e manter ambientes limpos pode ajudar a prevenir infecções.
  • Vacinação: Tomar vacinas recomendadas pelo médico pode fortalecer a imunidade contra doenças específicas.
  • Evitar fumo e álcool em excesso: O tabagismo e o consumo excessivo de álcool podem prejudicar o sistema imunológico, portanto, é importante evitá-los ou reduzi-los.

Veja também: PIS / Pasep 2024: Governo Lula libera novo lote; veja quem recebe

Veja também: 5 lançamentos da Max nesta semana que você não pode perder

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World