Raiz cheia de antioxidante combate a inflamação

raiz cheia de antioxidante combate a inflamação

inflamacao-raiz

Não só os remédios podem ajudar a combater as condições inflamatórias, mas também o que comemos e bebemos. Além disso, existe uma raiz, em especial, que já mostrou eficácia no combate à inflamação.

A inflamação no organismo é um processo natural que, quando atingido níveis elevados de cronicidade, e associado a uma série de condições de saúde, pode ser prejudicial ao organismo e causar sintomas desconfortáveis.

raiz cheia de antioxidante combate a inflamação

Veja os benefícios da cúrcuma

Por conseguinte, o estado inflamatório, que pode afetar diferentes áreas do corpo, geralmente se manifesta através dos sintomas característicos da inflamação, tais como vermelhidão, calor, dor e inchaço.

As doenças inflamatórias crônicas mais comuns são a nível intestinal, ósseo e cutâneo, como colite ulcerosa, artrite, e psoríase.

Créditos: inbevel13/DepositPhotos

A raiz que combate a inflamação

Desde a antiguidade, a cúrcuma é utilizada na medicina ayurvédica, originada na Índia, como um agente anti-inflamatório.

A raiz, com propriedades antioxidantes, já demonstrou ser capaz de ajudar no tratamento de doenças crônicas.

A maneira como ela age é através da curcumina, que pode suprimir a atividade de certas citocinas pró-inflamatórias, proteínas presentes nas respostas inflamatórias do corpo.

Ela também é capaz de interferir na produção das enzimas do processo inflamatório.

Além disso, a curcumina possui fortes propriedades antioxidantes que podem neutralizar os radicais livres, reduzindo, assim, o estresse oxidativo, o que também pode contribuir para a redução da inflamação.

Uma das maneiras de aproveitar os benefícios dos compostos da cúrcuma é através do chá ou de seu extrato.

Créditos: iStock/MiljaPhoto

Cúrcuma contra doenças neurodegenerativas

A cúrcuma está sendo alvo de estudos por seus potenciais efeitos neuroprotetores no tratamento de distúrbios como a doença de Parkinson e o Alzheimer.

Isso se deve à curcumina e suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ter efeitos benéficos na proteção das células nervosas e na redução do estresse oxidativo.

Embora os estudos estejam em andamento e sejam necessárias mais pesquisas para confirmar os efeitos da cúrcuma no tratamento dessas condições, os resultados preliminares são promissores.

Acredita-se que a cúrcuma possa ajudar a reduzir a formação de placas beta-amiloides no cérebro, uma característica do Alzheimer.

A raiz também pode ter efeitos positivos na regulação de processos inflamatórios e apoptóticos associados ao Parkinson e ao Alzheimer.

No entanto, é importante notar que o consumo de cúrcuma sozinho pode não ser suficiente para tratar ou prevenir essas condições de forma significativa.

É fundamental discutir o uso de cúrcuma ou suplementos de curcumina como parte de um plano de tratamento com um profissional de saúde qualificado. Isso vale especialmente para determinar a dosagem adequada e potenciais interações com outros medicamentos.

Combinar o uso de cúrcuma com outras terapias e abordagens médicas pode ser benéfico para uma abordagem abrangente no tratamento dessas condições neurodegenerativas.

Veja também: Universal revela área temática de Como Treinar o seu Dragão

Veja também: O que fazer em São Paulo? A Catraca Livre te conta:

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World