Dados do Ministério da Saúde sobre dengue não estão desatualizados desde agosto de 2023

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

O que estão compartilhando: vídeo em que mulher diz que os dados epidemiológicos da dengue não são atualizados desde agosto de 2023.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Os casos de dengue são atualizados no Painel de Monitoramento das Arboviroses. A última atualização foi feita nesta quinta-feira, 25, às 13h. A ferramenta registra 3,8 milhões de casos prováveis de dengue em 2024.

O vídeo analisado aqui foi compartilhado fora de contexto. A gravação, na verdade, foi feita em outubro de 2023 e mostrava uma outra página, que naquela época de fato estava desatualizada desde agosto daquele ano. No entanto, o Ministério da Saúde afirma que a página em questão serve para mostrar a série histórica dos dados, não o número de casos diários. Hoje, a última atualização da página mostrada no vídeo é de janeiro de 2024.

O Painel de Monitoramento das Arboviroses foi lançado em 4 de maio de 2023. De acordo com o Ministério da Saúde, desde a criação da ferramenta, os dados são atualizados diariamente.

dados do ministério da saúde sobre dengue não estão desatualizados desde agosto de 2023

Dados sobre dengue não estão desatualizados desde agosto de 2023 Foto: Reprodução/Instagram

Saiba mais: em um vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher diz ter uma denúncia “muito séria” para a população brasileira. Ela alega que pesquisou os dados epidemiológicos da dengue no site do Ministério da Saúde e disse constatar que os registros estavam desatualizados. De acordo com a responsável pela postagem, os números de casos, casos graves, mortes e municípios que detectaram a doença pararam de ser informados em 28 de agosto de 2023.

Na realidade, o Ministério da Saúde informa todos esses dados no Painel de Monitoramento das Arboviroses. No Painel, a pasta atualiza sobre dados de dengue, zika e chikungunya – doenças virais classificadas como arboviroses, ou seja, transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos. No caso, o causador das doenças citadas é o mosquito Aedes aegypti. É possível ver o número de casos prováveis de dengue, óbitos em investigação, mortes confirmadas, coeficiente de incidência, além da letalidade em casos prováveis e graves.

Vídeo foi originalmente publicado em outubro de 2023

A mulher que aparece no vídeo é a médica Mayra Pinheiro. A gravação foi publicada em seu perfil no Instagram em 23 de outubro de 2023. Agora, outros perfis nas redes sociais compartilham o vídeo de Mayra como ele se fosse recente, para alegar que os dados epidemiológicos da dengue não são atualizados desde o ano passado.

No vídeo, a página mostrada por Mayra sem atualização é intitulada “Situação Epidemiológica – Acesse os casos de óbitos e casos prováveis de Dengue”. O Estadão Verifica consultou a ferramenta de arquivamento de páginas Wayback Machine para analisar as versões anteriores da página.

O endereço foi salvo seis vezes: duas vezes em 27 de julho de 2023, duas vezes em 30 de dezembro de 2023, uma vez em 16 de abril de 2024 e uma vez em 25 de abril de 2024. Na primeira data, a última atualização constava em 16 de julho do mesmo ano. Já na segunda data, em dezembro, a última atualização havia ocorrido em 28 de agosto de 2023, o que coincide com o que é dito por Mayra no vídeo.

Embora a data esteja correta, segundo o Ministério da Saúde, essa página não é atualizada diariamente. Na verdade, ela registra as séries históricas da dengue. Há dois arquivos na página: um para casos prováveis de dengue entre 2000 e 2023, e outro para casos de óbito da doença no mesmo período. Atualmente, a última vez que esse endereço foi atualizado foi em 31 de janeiro deste ano.

O Estadão Verifica entrou em contato com Mayra Pinheiro via e-mail, mas não recebeu retorno até o encerramento da checagem.

Dados atualizados sobre dengue

A situação da doença no País é constantemente atualizada no Painel de Monitoramento das Arboviroses. Nesta página do Ministério da Saúde, é possível filtrar o ano de 1º sintomas para 2023 ou 2024. Também é possível constatar os casos prováveis de dengue por ano e mês de início de sintomas.

A ferramenta WayBack Machine tem registros dessa página no ar desde maio de 2023. O período coincide com um anúncio do Ministério da Saúde para criação de um painel atualizado regularmente com dados da situação epidemiológica de arboviroses (dengue, chikungunya ou zika), feito em 4 de maio do ano passado.

No WayBack Machine, no entanto, não é possível verificar se eles eram atualizados com frequência no ano passado, já que os dados mostrados no painel são dinâmicos. Ao Estadão Verifica, o Ministério da Saúde afirmou que, desde sua criação em maio de 2023, o Painel de Monitoramento de Arboviroses divulga dados sobre as doenças diariamente.

Saiba mais

    Atualmente, além do Painel, o ministério mantém uma página no site para informes de casos de arboviroses. Os dados podem ser consultados em informes semanais ou diários. O boletim diário apresenta os indicadores de dengue, decretos de emergência publicados, dentre outros. Já o boletim semanal apresenta informações mais detalhadas sobre o cenário, com gráficos e mapas.

    Como lidar com postagens do tipo: a postagem analisada espalha desinformação sobre um assunto em evidência. É importante ressaltar que os principais jornais do Brasil estão noticiando sobre os casos de dengue diariamente, com atualização de dados e novas informações. Isso não seria possível se o governo federal deixasse de divulgar dados oficiais e ocultasse o cenário geral da doença no País. Dessa forma, antes de divulgar um conteúdo duvidoso, faça uma pesquisa por palavras-chave no seu buscador de preferência (aqui, a reportagem buscou apenas por “Dengue 2024?, o que foi suficiente para receber um retorno de dados atualizados). Leia aqui a cobertura da doença no Estadão e veja também tudo o que já foi desmentido sobre dengue no Estadão Verifica.

    Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

    Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas: apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World