Lançamento de módulo lunar da SpaceX é adiado por falha técnica na Flórida

lançamento de módulo lunar da spacex é adiado por falha técnica na flórida

O lançamento planejado de um módulo lunar robótico construído pela empresa aeroespacial Intuitive Machines, com sede em Houston, foi cancelado menos de duas horas antes do horário de decolagem nesta quarta-feira e adiado por pelo menos um dia, disse a empresa de lançamento SpaceX na noite de terça-feira (13)

A SpaceX, empresa privada de foguetes e satélites fundada pelo bilionário Elon Musk, disse na plataforma de mídia social X que a equipe de lançamento estava “desistindo da tentativa desta noite” por causa das temperaturas irregulares do metano antes do carregamento.

A função precisa do metano e suas implicações para o funcionamento adequado do foguete Falcon 9 não foram explicadas imediatamente. Os motores Merlin do foguete funcionam com querosene e oxigênio líquido.

A decisão de cancelar o voo da Intuitive Machines, que estava programado para decolar nesta quarta-feira do Centro Espacial Kennedy da Nasa em Cabo Canaveral, Flórida, ocorreu cerca de 75 minutos antes do horário de lançamento.

A SpaceX disse que teria como objetivo a próxima oportunidade de lançamento para a missão não tripulada, que está marcada para 1h05 (horário local) na quinta-feira.

O módulo de pouso Nova-C da Intuitive Machines, apelidado de Odysseus, permanece posicionado no topo do foguete Falcon 9 para uma missão que visa conduzir o primeiro pouso lunar dos EUA desde a última missão lunar Apollo, há meio século, e o primeiro por um veículo privado.

O feito também marcaria a primeira viagem à superfície lunar no âmbito do programa lunar Artemis da Nasa, enquanto os Estados Unidos correm para devolver os astronautas ao satélite natural da Terra antes que a China pouse lá a sua própria nave espacial tripulada.

O lançamento ocorre um mês depois que o módulo lunar de outra empresa privada, a Astrobotic Technology, sofreu um vazamento no sistema de propulsão a caminho da Lua, logo após ser colocado em órbita em 8 de janeiro por um foguete Vulcan da United Launch Alliance (ULA) que fazia seu voo de estreia.

O fracasso do módulo de pouso Peregrine da Astrobotic, que também estava em missão da Nasa, marcou a terceira vez que uma empresa privada não conseguiu realizar um “pouso suave” na superfície lunar, após esforços malfadados de empresas de Israel e do Japão.

Esses contratempos ilustram os riscos que a Nasa enfrenta ao apoiar-se mais fortemente no setor comercial do que no passado para realizar os seus objetivos de voos espaciais.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World