Aumento da intolerância religiosa na Guiné-Bissau preocupa sociedade civil

Após ataques a locais de cultos tradicionais, aumentam as denúncias de intolerância religiosa na Guiné-Bissau. Sociólogo apela à intervenção urgente do Estado e alerta que a situação pode pôr em causa a coesão nacional.

aumento da intolerância religiosa na guiné-bissau preocupa sociedade civil

Provided by Deutsche Welle

O caso que chamou a atenção recentemente foi um incêndio num importante local de culto tradicional da etnia papel no bairro de Mindará em Bissau, por pessoas até aqui não identificadas. Dias depois, uma igreja evangélica localizada no mesmo bairro também foi incendiada, embora não se tenham verificado danos graves.

O vice-coordenador do coletivo Nô Raiz, uma organização que defende o legado cultural africano, NKanandé Cá, responsabiliza o Estado, pois diversas práticas africanas não têm o seu devido espaço na Guiné-Bissau.

“É muito preocupante quando o estado não assume o seu papel. No Conselho de Ministros não se falou nada a respeito de situação, isso demonstra como o Estado tem tratado as pessoas que cultuam a espiritualidade africana”, observa.

A Guiné-Bissau enquanto Estado Laico e a Constituição da República preveem a liberdade religiosa. Porém, a prática espiritual africana é vista por certos grupos locais como atos diabólicos.

NKanandé Cá faz um apelo: “É importante que cada um saiba respeitar a diversidade, a manifestação religiosa ou espiritual de cada crença, só assim poderemos viver em harmonia. Todos os cidadãos que vão contra o ato e de intolerância religiosa devem condenar essas práticas”.

Em 2022, uma igreja católica na cidade de Gabú, leste da Guiné-Bissau, foi vandalizada por um grupo que até hoje não foi responsabilizado judicialmente.

Crime de perturbação do exercício religioso

O jurista Vladimir Vitorino Gomes lembra que os atos constituem crime de perturbação do exercício religioso: “Todo o ato que vá perturbar a prática religiosa seja ela tradicional ou moderna é um ato criminoso que pode levar à condenação da pessoa como uma pena de prisão até seis meses ou com uma pena de multa. Isso tem uma cobertura legal penal”.

Mas sublinha que o Ministério Público não pode iniciar um processo penal sem que haja antes uma queixa dos lesados. “Estamos perante um crime semipúblico, significa que o procedimento criminal depende da queixa”, lembra.

“Quando o processo criminal depender de queixa do ofendido ou outras pessoas é necessário que essas pessoas deem conhecimento do facto ao Ministério Público para que este possa promover o processo”, explica o jurista.

O sociólogo Celestino João Insumbo apela ao envolvimento urgente do Estado. “Essa situação de violação de certas práticas de determinados grupos, de ponto de vista sociológico ou antropológico não é nada bom. O estado deve estar a acompanhar essa situação para não pôr em causa a convivência. Porque se o Estado não assumir as suas responsabilidades e isso pode causar a rotura da convivência entre as religiões”, alerta.

Os líderes das principais confissões religiosas da Guiné-Bissau, incluindo animistas, pretendem tornar público na próxima quinta-feira (21.03), uma declaração conjunta de apelo à paz e tolerância religiosa no país, em resposta ao agravar da situação.

por:content_author: Djariatú Baldé

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World