Angola: Sindicatos avançam com nova greve geral

A paralisação é já na próxima semana. Centrais sindicais pedem aumentos salariais e acusam o Governo de fugir ao diálogo. Apelam ainda a uma adesão em massa dos trabalhadores, incluindo do setor privado.

angola: sindicatos avançam com nova greve geral

A segunda fase da greve decorrerá sob o lema

Desta vez, serão oito dias de paralisação nos setores público e privado, de 22 a 30 de abril.

O porta-voz das centrais sindicais diz que continua a não haver consenso com o Governo sobre a atualização dos salários face à diminuição do poder de compra. E apela à adesão à greve.

“Vendendo os nossos esforços, vendendo o nosso conhecimento, temos de receber alguma coisa para sustentarmos as nossas famílias. Esta é a razão da nossa luta. Segunda-feira, todos, mas literalmente todos, devemos parar”, afirmou Teixeira Cândido esta quinta-feira (18.04).

Sindicatos acusam Governo de indiferença

Esta é a segunda paralisação convocada pela Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), pela União Nacional dos Trabalhadores Angolanos – Confederação Sindical (UNTA-CS) e pela Força Sindical – Central Sindical (FS-CS).

Desde outubro até agora, as partes reuniram sete vezes para discutir as exigências dos trabalhadores. Mas os sindicatos consideram que isso é pouco.

angola: sindicatos avançam com nova greve geral

Centrais sindicais exigem aumento dos salários e a atualização de subsídios do Instituto Nacional de Segurança Nacional

“Há uma indiferença da parte do Governo a que obviamente temos de responder com uma paralisação. Todos, de Cabinda ao Cunene, devemos paralisar na segunda-feira”, apelou Teixeira Cândido.

Greves até haver um entendimento

A primeira fase da greve, em março, ficou marcada por detenções de trabalhadores, além da denúncia de coações e cortes salariais. As centrais sindicais afirmam que vão processar criminalmente as instituições que violaram a lei da greve.

O presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola, Adriano Manuel, diz que a “fome” obriga à greve. Garante ainda que as centrais sindicais estão nesta luta para vencer.

“Não temos alternativa senão partir para esta greve. Vamos partir para a terceira, se necessário for, e vamos partir para outras que estão em manga. Não vamos deixar em paz esse Governo enquanto não nos pagar o salário que deve”, disse o pediatra.

O secretário-geral da CGSILA, Francisco Jacinto, esclarece que a greve não é só dos trabalhadores da Função Pública: “O conceito de greve geral implica toda a gente, seja do setor público, como do setor privado”.

angola: sindicatos avançam com nova greve geral

Francisco Jacinto:

Governo “não pode dar o que não tem”

O Governo nega, no entanto, que esteja a fugir ao diálogo, como acusam os sindicatos. A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, diz que o problema não é reunir com as centrais, mas ter “dados”.

“O problema é termos dados que possam aproximar as perspetivas apresentadas pelas centrais sindicais. Como sabemos, os pontos estruturantes são no domínio das finanças públicas e nós não podemos dar o que não temos”, disse a governante.

As centrais sindicais anunciaram, entretanto, que os funcionários não vão comemorar o dia 1 de maio, Dia Internacional do Trabalhador, pois dizem não haver atualmente motivos para isso.

por:content_author: Borralho Ndomba (Luanda)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World