"Angola não tem condições para acolher migrantes deportados"

Jornal britânico noticiou que Cabo Verde e Angola estariam numa lista de países a abordar pelo Reino Unido para negociar a deportação de migrantes. Cabo Verde já se demarcou sobre o tema. Angola continua em silêncio.

Provided by Deutsche Welle

Na segunda-feira (15.04), o jornal britânico The Times noticiou que Cabo Verde e Angola estariam numa lista de países – juntamente com o Botswana, o Senegal, a Tanzânia, o Togo e a Serra Leoa – que poderiam ser abordados pelo Reino Unido, caso falhem as negociações com outros países para o envio de migrantes.

O jornal citava documentos internos oficiais, obtidos através de uma fuga de informação, segundo os quais a Costa Rica, a Costa do Marfim e a Arménia seriam opções, caso os tribunais continuem a impedir a deportação de migrantes para o Ruanda.

De acordo com o The Times, a Guiné-Bissau terá sido rejeitada devido à instabilidade política que o país enfrenta. Já Marrocos, Tunísia, Namíbia e a Gâmbia são referidos como tendo rejeitado explicitamente qualquer negociação sobre esta matéria.

Cabo Verde reagiu ontem à notícia. Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional cabo-verdiano disse que “o assunto nunca foi abordado” e “o Governo não aceita encetar qualquer negociação nesse sentido”. As autoridades angolanas ainda não se pronunciaram publicamente sobre o assunto. A DW África contactou o Governo angolano, mas não foi possível obter uma reação.

Joveth Sousa, especialista em Relações Internacionais, diz que Angola não tem condições para receber migrantes deportados devido às crises económicas e sociais que o país enfrenta. Acredita ainda que o silêncio das autoridades angolanas até aqui é para evitar turbulências sociais.

DW África: Angola teria condições para acolher migrantes deportados do Reino Unido, caso o país seja abordado?

Joveth Sousa (JS): Acho que as possibilidades disso vir a acontecer são muito remotas, porque Angola é um país com um passado de guerra, e vivemos uma paz ainda muito frágil, olhando para as situações que ocorrem no interior do país, ligadas a uma certa intolerância por parte daqueles que fizeram a guerra.

O país tem enfrentado muitas convulsões sociais. Estamos a viver uma situação económica muito crítica. Hoje vê-se populares angolanos a comerem no lixo, famílias angolanas inteiras que não têm uma refeição por dia. A situação em Angola está completamente degradada.

DW África: As crises sociais que Angola enfrenta seriam um nó de estrangulamento contra um acordo de deportação de migrantes entre o Reino Unido e o Governo angolano?

JS: De facto, seria uma das razões. Dizem alguns especialistas e estudiosos que, hoje em dia, o poder político submete-se ao poder económico.

Crise socioeconómica seria

Sendo assim, isso poderá vir ser um empecilho para um acordo. O país não estaria em condições de abrigar essas pessoas, por conta da situação interna, tanto do ponto de vista económico, como do ponto de vista social e cultural.

DW África: Estariam os angolanos abertos para aceitar um acordo neste sentido?

JS: Um acordo relacionado a esta agenda irá gerar um sentimento anti-migração, mesmo contra essas pessoas deportadas, que viriam encontrar asilo político no nosso espaço territorial.

DW África: Este assunto já circula na imprensa desde o início da semana, mas ainda não há uma posição oficial e pública do Governo angolano. Como interpretar este silêncio das autoridades angolanas?

JS: O silêncio é por conta mesmo da posição do povo, porque o povo é soberano. O Governo não pode avançar sem medir o barómetro social, para perceber como é que o povo poderá vir receber esta notícia.

[Comentar] em público uma notícia dessas poderia acirrar os ânimos e criar aqui uma animosidade entre o Governo e a população. Então, está a ser um cauteloso nesse aspeto para não divulgar, nem fazer avanços significativos, porque a situação interna não é das melhores.

por:content_author: Amós Fernando

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World