A escolha de ucraniana como Miss Japão que gerou debate sobre identidade nacional

a escolha de ucraniana como miss japão que gerou debate sobre identidade nacional

Carolina Shiino (no centro), recém-coroada Miss Japão, posa acompanhada por algumas de suas concorrentes

“Houve barreiras raciais, e tem sido desafiador ser aceita como japonesa.”

Foi o que uma Carolina Shiino chorosa disse, num japonês impecável, logo após ser coroada Miss Japão 2024 na segunda-feira (22/01).

A modelo de 26 anos nasceu na Ucrânia, mas mudou-se para o Japão aos cinco anos de idade e cresceu em Nagoya.

Ela virou a primeira cidadã japonesa naturalizada a vencer o concurso, mas sua vitória reacendeu um debate sobre o que significa ser japonesa.

Enquanto alguns consideraram sua vitória como um “sinal dos tempos”, outros disseram que ela não se parece com o que deveria ser uma “Miss Japão”.

O conquista de Carolina acontece quase 10 anos depois de Ariana Miyamoto tornar-se a primeira mulher birracial a ser coroada Miss Japão em 2015.

Na época, a coroação de Miyamoto, filha de mãe japonesa e pai afro-americano, acendeu um debate sobre se uma pessoa mestiça deveria ser elegível.

a escolha de ucraniana como miss japão que gerou debate sobre identidade nacional

Em 2015, Ariana Miyamoto foi a primeira mulher mestiça a ser coroada Miss Japão

Desta vez, foi o fato de Carolina não ter parentesco japonês que despertou os comentários de alguns nas redes sociais.

“Essa pessoa que foi escolhida como Miss Japão não tem nem mistura com japonês, é 100% ucraniana pura. Entendo que ela seja linda, mas isso é o ‘Miss Japão'”, diz um post na rede X (antigo Twitter).

“Se ela fosse metade [japonesa], com certeza não teria problema. Mas ela é etnicamente 0% japonesa e nem nasceu no Japão”, lê-se em outro post.

Outros disseram que sua vitória enviava uma “mensagem errada” para o país.

“Acho que os japoneses naturalmente recebem uma mensagem errada quando uma pessoa de aparência europeia é considerada a japonesa mais bonita.”

Outros questionaram se coroar a modelo nascida na Ucrânia teria sido uma decisão política.

“Se ela fosse russa, não teria vencido. Sem chance. Obviamente, o critério agora é uma decisão política. Que dia triste para o Japão”, outra pessoa disse.

a escolha de ucraniana como miss japão que gerou debate sobre identidade nacional

‘Ser reconhecida como japonesa nessa competição me enche de gratidão’, declarou Carolina Shiino

Ai Wada, organizadora do concurso de beleza Miss Japão Grand Prix, disse à BBC que a escolha de Carolina pelos juízes foi feita com “total confiança”.

“Ela fala e escreve num lindo e educado japonês”, disse a Wada. “Ela é mais japonesa do que nós.”

No início do ano passado, quando Carolina ganhou a nacionalidade japonesa, ela postou a novidade no Instagram e disse que “pode não parecer japonesa”, mas sua mente “tornou-se japonesa” porque cresceu no Japão.

Ao receber o troféu de Miss Japão 2024, ela disse que ganhar o título era “um sonho”.

“Ser reconhecida como japonesa nessa competição me enche de gratidão.”

Com colaboração de Chie Kobayashi

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World