Alerta de Powell sobre EUA vira dor de cabeça para o mundo todo

(Bloomberg) — O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, tornou a vida de seus pares mais difícil, com uma perspectiva de juros altos por mais tempo nos EUA que diminui o espaço para flexibilização monetária no mundo todo.

Powell indicou na terça-feira que o Fed irá esperar mais do que o previsto anteriormente para reduzir juros após uma série de dados fortes de inflação – uma mudança significativa em relação a sua sinalização de dezembro rumo a cortes. As taxas dos Treasuries americanos saltaram para novos picos do ano após seus comentários.

alerta de powell sobre eua vira dor de cabeça para o mundo todo

Global Inflation Remains Elevated Despite Rate Hikes

Para os chefes de bancos centrais de vários países reunidos em Washington para reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, a última mudança de posição de Powell cria um dilema. Se autoridades monetárias como o Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra começarem seus próprios ciclos de flexibilização antes, correm o risco de derrubar suas moedas, o que criaria pressão de alta sobre produtos importados e colocaria em risco o progresso no combate à inflação. Mas não flexibilizar põe em risco o crescimento.

“O risco é que, quanto mais tempo virmos estes grandes bancos centrais esperando para cortar juros, maior será o risco para a economia”, disse Lucy Baldwin, chefe global de pesquisa do Citigroup, à TV Bloomberg.

Para algumas autoridades, as consequências para o câmbio já são claras. A depreciação do iene para o nível mais fraco em 33 anos pode forçar o governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, a ter que subir juros novamente mais cedo ou mais tarde, alertam economistas. Na China, a pressão sobre o yuan pode impedir cortes de juros para estimular a economia.

Nos países em desenvolvimento, a vida fica mais difícil com cada movimento de alta do dólar. O Banco da Indonésia já teve que intervir no mercado de câmbio e pode precisar intervir novamente. Em países como Malásia e Vietnã, os economistas agora esperam menos cortes de juros.

alerta de powell sobre eua vira dor de cabeça para o mundo todo

ECB Seems Set on June Cut Unless Inflation Surprises |

A presidente do BCE, Christine Lagarde, ainda parece determinada a reduzir juros em junho, à medida que a inflação recua na zona do euro. Mas embora Lagarde tenha insistido que o BCE não é “dependente do Fed”, as autoridades devem agir com cautela.

No Japão, onde, ao contrário dos outros países desenvolvidos, o BC quer ter certeza de que a alta de preços se manterá firme para afastar riscos de uma espiral deflacionária, Ueda não vai poder esperar demais para elevar de novo os juros ainda próximos de zero do país.

Na China, a inflação não é um problema e o consumo precisa de um empurrão, mas a defesa do yuan e o risco de saídas de capital deixam pouco espaço para O Banco Popular da China cortar juros.

Em vários países emergentes, como Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã, as perspectivas de cortes de juros recuaram por conta do Fed.

“Os diferenciais de juros em relação aos EUA e as potenciais implicações nos fluxos de carteiras de investimento estão sendo monitorados de perto pelos bancos centrais”, disse Lavanya Venkateswaran, economista sênior para sudeste asiático no Oversea-Chinese Banking Corp.

–Com a colaboração de Garfield Reynolds, Kriti Gupta, Guy Johnson, Jana Randow, Francine Lacqua e Zoe Schneeweiss.

More stories like this are available on bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World