A polêmica proibição a evento da ultradireita em Bruxelas

Autoridades locais alegam temores quanto à segurança pública e proíbem conferência da extrema direita que reuniria lideranças europeias. Ultradireitistas se queixam de “cerceamento à liberdade de expressão”.

a polêmica proibição a evento da ultradireita em bruxelas

Após proibição, polícia agiu para impedir entrada de quem chegasse ao evento da ultradireita em Bruxelas

Autoridades locais em Bruxelas deram início a uma verdadeira tempestade política ao ordenarem nesta terça-feira (16/04) o fechamento de uma conferência de agremiações de extrema direita na capital belga, em uma ação criticada por várias lideranças europeias– inclusive pelo premiê da Bélgica – como uma agressão à liberdade de expressão.

Emir Kir, prefeito do distrito de Saint-Josse, onde o evento acontecia, disse ter dado a ordem com o objetivo de “garantir a segurança pública”, uma vez que manifestantes antifascistas teriam planejado ações contra o evento.

Kir, um socialista filho de imigrantes turcos, afirmou ainda que a extrema direita – que deve aumentar sua bancada no Parlamento Europeu nas próximas eleições europeias – não era bem-vinda na cidade.

Entre os principais oradores da conferência NatCon sobre “conservadorismo nacional” estavam o populista de direita e eurocético britânico Nigel Farage e a ex-ministra do Interior do Reino Unido Suella Braverman.

O primeiro ministro da Hungria, Viktor Orban, cujo governo se tornou uma espécie de modelo para a ultradireita global, iria discursar no segundo dia do evento, nesta quarta-feira.

Dificuldades para reservar local

Nesta terça, o discurso de Farage ocorria em meio a rumores de que o evento poderia ser encerrado a qualquer momento. Pouco depois, Braverman subiu ao palco enquanto a polícia informava os organizadores sobre a ordem para que a conferência fosse suspensa.

O pré-candidato à Presidência da França, o ultradireitista Eric Zemmour, foi impedido de entrar no local, onde faria um discurso sobre imigração.

Desde a sexta-feira da semana passada, os organizadores da NatCon já vinham enfrentando problemas para conseguir um local para o evento, após a sala que eles haviam alugado em Bruxelas cancelar abruptamente a reserva, alegando pressões políticas.

Depois disso, a conferência foi transferida às pressas para um hotel no bairro de Bruxelas que abriga as instituições da UE, mas o local cancelou o evento na segunda-feira à noite, temendo possíveis distúrbios.

Questão de “liberdade de expressão”?

Farage, um dos principais articuladores do Brexit, disse que a proibição ao evento era algo “monstruoso” que lembrava o “velho estilo comunista, onde se você não concorda comigo, você tem de ser banido, tem de ser impedido”.

Orban, que participará de uma cúpula de líderes da União Europeia (UE) em Bruxelas a partir desta quarta-feira, prometeu não desistir do evento e fez fortes críticas às autoridades da capital belga. “Acho que eles não podiam mais aceitar a liberdade de expressão”, afirmou em postagem na rede social X.

A premiê ultradireitista da Itália, Giorgia Meloni, criticou o que chamou de “opressão odiosa da liberdade de expressão”.

Mas, não foram somente as lideranças ultradireitistas que criticaram a decisão do prefeito de Saint-Josse.

O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, classificou a medida como “inaceitável” e lembrou que a Constituição da Bélgica assegura a liberdade de expressão. “Banir encontros políticos é inconstitucional. Ponto final”, afirmou o liberal democrata em postagem no X.

Um porta-voz do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, disse que a decisão do prefeito é “extremamente problemática”.

Liberdade “dentro dos limites da lei”

Mesmo com a proibição, a conferência prosseguiu durante a tarde com algumas interrupções, com a polícia evitando adotar ação para forçar os participantes a deixarem o local, mas bloqueando a entrada de quem chegasse ao evento.

Os organizadores disseram que vão acionar a Justiça contra a proibição. Ainda não estava claro se o evento permanecerá cancelado nesta quarta-feira ou se será realizado em outro local.

A Liga dos Direitos Humanos da Bélgica, uma das organizações que se opunha ao evento da ultradireita, afirmou em nota divulgada antes da proibição que “a liberdade de expressão deve valer para todos, de fato, dentro dos limites da lei, mas isso não significa que tenhamos que abrir nosso lar para a extrema direita”.

rc (AFP, ots)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World