A explosão da T Coronae Borealis: um espetáculo celeste a cada 80 anos

a explosão da t coronae borealis: um espetáculo celeste a cada 80 anos

A NASA monitora a estrela diariamente para determinar o momento exato da explosão, previsto entre os próximos dias e setembro.

A cada 80 anos, um espetáculo celeste único se revela no hemisfério Norte: a explosão da estrela T Coronae Borealis (T CrB). Em 2024, teremos a oportunidade de presenciar esse evento fascinante, onde a T CrB brilhará mais do que a Estrela Polar, criando a ilusão de uma nova estrela no céu.

Essa explosão, que durará apenas uma semana, nos permite observar uma estrela a 3.000 anos-luz de distância. A T CrB iluminará a constelação Corona Borealis por cerca de sete dias, e a NASA monitora a estrela diariamente para determinar o momento exato da explosão, previsto entre os próximos dias e setembro.

A T CrB é um sistema binário composto por uma anã branca e uma gigante vermelha. A gigante vermelha, perto do fim da vida, expandiu-se para 74 vezes o tamanho do Sol, enquanto a anã branca orbita a gigante vermelha, elevando a temperatura da superfície da gigante para 2.200 a 3.200 graus Celsius. Essa temperatura faz com que a T CrB expele suas camadas exteriores em explosões colossais, liberando energia 100 mil vezes maior que a produção anual do Sol e visível da Terra por uma semana.

Após a explosão, a T CrB se resfria e reinicia um novo ciclo de 80 anos. Esse evento promete atrair a atenção de entusiastas da astronomia e do público em geral, pois será possível observar a T CrB a olho nu por uma semana, e com telescópio por mais uma semana. A última explosão da T CrB aconteceu em 1946, com registros de observações em 1866, 1787 e até 1217.

Leia Também: Cientistas avaliam usar sal em nuvens para conter aquecimento do mar

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World