A corrida é amiga ou inimiga dos joelhos? Ortopedista explica

a corrida é amiga ou inimiga dos joelhos? ortopedista explica

A corrida é amiga ou inimiga dos joelhos? Ortopedista explica

A corrida não para de conquistar adeptos, afinal, não exige equipamentos especiais e que pode ser praticada em, praticamente, qualquer lugar. Fora ainda que há vários eventos, como provas, maratonas e grupos organizados de praticantes dessa atividade.

A diferença é que como qualquer outro esporte traz dúvidas. Principalmente para quem ainda não criou a paixão com as pistas. Por exemplo: a corrida é amiga ou inimiga dos joelhos?

Veja se a corrida é amiga ou inimiga dos joelhos

“A corrida é uma atividade física de alto impacto e como os joelhos são os principais responsáveis por absorver esse impacto, muitas pessoas acreditam que o esporte pode prejudicar a articulação. Mas não existem evidências científicas que comprovem essa informação. Na verdade, sabemos que a corrida tem um efeito protetor dos joelhos”, disse o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.

O Dr. Marcos pontuou na sequência, que quando a corrida ocorre de maneira adequada, vai auxiliar no controle do peso e ajudar no fortalecimento da musculatura das pernas. O que oferece maior proteção à articulação do joelho.

“O funcionamento adequado do joelho depende da ação de diversos músculos. Então praticar exercícios que ajudem a fortalecer essa musculatura, como a corrida, é capaz de melhorar a função articular da região. Além de ajudar a manter sua estabilidade durante o movimento e reduzir a carga sobre a articulação”, destacou.

Como fica a situação do joelho do corredor?

Nada mais é do que é o termo popular para condição “Síndrome do Trato Iliotibial”. Apesar do nome, é comum entre praticantes de diversos tipos de exercícios físicos e, principalmente, para os de alta intensidade.

“O joelho de corredor se caracteriza por uma inflamação do trato iliotibial, uma faixa de tecido fibroso que se estende do ílio, localizado na bacia, até a tíbia e um pouco abaixo do joelho. Inchaço, dor na lateral do joelho e restrição do movimento da região são sintomas da condição causados pela prática inadequada ou excessiva de atividade física”, esclareceu.

Como se prevenir das lesões?

“Se você nunca correu, comece devagar. Durante a caminhada, aumente brevemente a velocidade do passo e, conforme você ganha condicionamento, acelere o ritmo e aumente o tempo e a frequência da corrida. No geral, os tênis para corrida são mais leves e possuem um sistema de amortecimento mais sofisticado. O calçado também deve oferecer estabilidade, possuir um tamanho adequado para seu pé e, claro, ser confortável. Além disso, deve estar de acordo com o seu tipo de pisada e o solo onde a corrida será realizada”, concluiu o Dr. Marcos Cortelazo.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World