8 sintomas iniciais da doença de Parkinson que vão além dos tremores

8 sintomas iniciais da doença de parkinson que vão além dos tremores

A doença pode se manifestar através de uma diversidade de sintomas motores e não motores

Créditos: Depositphotos/vampy1

O Parkinson é uma condição neurológica crônica que afeta, principalmente, a coordenação motora e o controle muscular. A doença acomete milhões em todo o mundo, com mais de 200 mil casos apenas no Brasil.

Apesar de ser mais comum em idosos, a condição não escolhe idade, podendo afetar pessoas mais jovens e alterar significativamente a qualidade de vida.

Um dos principais equívocos sobre o Parkinson é que se trata apenas de tremores. Pois a doença pode se manifestar através de uma diversidade de sintomas motores e não motores, complicando o diagnóstico e o tratamento.

Quais são os primeiros sinais de Parkinson?

  • Rigidez articular e da musculatura;
  • Movimentos lentos;
  • Postura inclinada para frente;
  • Dificuldade em caminhar ou manter o equilíbrio;
  • Falha na memória;
  • Dificuldades de discriminar odores;
  • Sentimentos depressivos e alterações de humor;
  • Dores generalizadas.

Já os tremores aumentam gradualmente e afetam os dedos ou as mãos, mas pode também afetar o queixo, a cabeça ou os pés.

8 sintomas iniciais da doença de parkinson que vão além dos tremores

Veja os sintomas da doença de Parkinson

O que leva uma pessoa a ter Parkinson?

As causas precisas do Parkinson ainda não foram totalmente elucidadas, mas a suposição é que seja uma interação complexa entre fatores genéticos, ambientais e neuroquímicos.

Certas mutações genéticas estão associadas a um maior risco de desenvolvimento da doença, e exposição a toxinas ambientais também pode desempenhar um papel.

Além disso, a maioria dos casos ocorre em pessoas com mais de 60 anos. Trauma craniano de repetição e uso de medicamentos, como drogas para epilepsia, também podem estar associados à doença de Parkinson.

O que pode ser confundido com Parkinson?

Algumas condições médicas, como tremores essenciais, distonia e efeitos colaterais de certos medicamentos, podem ser confundidos com os sintomas do Parkinson.

Também existem várias formas de parkinsonismo que compartilham sintomas com o Parkinson, mas que têm causas diferentes e podem ter progressão diferente. Exemplos incluem a síndrome de Shy-Drager, a paralisia supranuclear progressiva (PSP) e a atrofia de múltiplos sistemas (AMS).

Por isso, é importante que qualquer pessoa que experimente sintomas semelhantes ao Parkinson seja avaliada por um médico para um diagnóstico preciso.

Um diagnóstico adequado pode garantir o tratamento correto e gerenciamento apropriado dos sintomas.

Créditos: iStock/Alexey Koza

Como o diagnóstico precoce pode impactar na qualidade de vida?

O diagnóstico precoce do Parkinson é crucial para uma melhor gestão dos sintomas e um planejamento terapêutico mais eficaz.

Isso permite que os pacientes mantenham uma qualidade de vida superior por mais tempo, através da alocação de terapias multidisciplinares e exercícios físicos regulares.

Qual o exame de sangue que detecta o Parkinson?

Atualmente, o primeiro exame de sangue para a identificação do Parkinson ainda está em fase de desenvolvimento, segundo o estudo publicado na revista científica Science Translational Medicine. Portanto, não existe um exame de sangue específico no mercado que possa diagnosticar o Parkinson de forma definitiva.

O diagnóstico é principalmente clínico, baseado nos sintomas apresentados pelo paciente e em testes neurológicos realizados por um médico especializado.

Embora não haja cura, o tratamento é focado em aliviar os sintomas. Exercícios físicos e um acompanhamento multidisciplinar são essenciais para manter a funcionalidade e bem-estar.

O que fazer para evitar a doença de Parkinson?

Embora não haja uma maneira garantida de prevenir o Parkinson, alguns estudos sugerem que a prática regular de exercícios físicos, uma dieta rica em antioxidantes e a manutenção de um estilo de vida saudável podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento da doença.

Além disso, evitar a exposição a toxinas ambientais sempre que possível também pode ser benéfico.

Embora o Parkinson ainda apresente desafios significativos em termos de diagnóstico e tratamento, uma compreensão melhor das suas causas, juntamente com medidas de prevenção e intervenção precoce, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por essa condição neurológica debilitante.

Veja também: WhatsApp terá função muito útil para otimizar a vida dos usuários

Veja também: Famosos indicam assessoria para salário-maternidade sem necessidade

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World