5 habilidades para se tornar insubstituível no trabalho

5 habilidades para se tornar insubstituível no trabalho

A ascensão da tecnologia tem ameaçado substituir profissionais pela inteligência artificial. Estima-se que, até 2025, a IA poderá assumir 52% dos empregos em todo o mundo.

No entanto, ainda existem muitas tarefas e interações que só podem ser feitas pelos humanos, especialmente em áreas que dependem de conexão entre pessoas. Esse tipo de trabalho exige o desenvolvimento de competências interpessoais, as chamadas soft skills, qualidades não técnicas e traços de personalidade que envolvem comunicação, colaboração e interações eficazes no ambiente de trabalho.

Então, de quais habilidades interpessoais você precisa para garantir a segurança do seu emprego no mercado de trabalho atual? Aqui estão 5 para considerar.

Pensamento crítico

Apesar de as tecnologias baseadas em IA estarem se tornando cada vez mais complexas, a mente humana continua a ser fascinante com as suas capacidades cognitivas, inteligência emocional, criatividade e raciocínio ético. Tudo isso contribui para a tomada de decisões informadas e a resolução de problemas que envolvem o pensamento crítico. Uma pesquisa da Pearson mostra que 81% das empresas dão muita importância à capacidade dos funcionários de pensar criticamente.

O desenvolvimento desse tipo de habilidade permite que os profissionais naveguem em ambientes complexos e tragam inovações para soluções em suas atividades diárias. Embora a IA possa ajudar, profissionais com pensamento crítico têm a flexibilidade para ajustar a sua abordagem com base em várias circunstâncias e contextos éticos.

À medida que eles tomam decisões com base no julgamento subjetivo, na intuição e nas suas experiências pessoais, é mais difícil que sejam substituídos pela IA.

Leia também:

Planejamento estratégico

Cada trabalho envolve algum tipo de planejamento – desde a definição de objetivos, formulação de estratégias, atribuição de recursos, implementação de projetos e monitoramento, até a avaliação. Isso é especialmente importante para analistas de negócios e gerentes de projeto, mas os trabalhos que envolvem planejamento estratégico podem variar dependendo do setor ou da estrutura da empresa.

Um bom planejamento requer criatividade e inovação para novas abordagens, adaptação às circunstâncias e aproveitamento de oportunidades. Os sistemas de IA podem ter dificuldades em responder a mudanças imprevistas, o que torna os funcionários com essas competências mais favoráveis ​​para realizar o trabalho e indispensáveis ​​para as empresas.

Delegação de tarefas

Algumas tarefas são mais fáceis de realizar sozinho, mas outras precisam de apoio para obter melhores resultados. E à medida que o uso da IA ​​se torna mais comum, o gerenciamento de tarefas é visto como algo que pode ser automatizado. No entanto, o julgamento humano ainda é crucial para a delegação de tarefas, uma vez que considera as capacidades dos membros da equipe e a sua carga de trabalho. Delegar também inclui determinar qual pessoa é mais adequada para qual entrega, fornecendo instruções claras para uma execução bem-sucedida.

Um estudo sobre gerenciamento de tempo revelou que apenas 28% das empresas oferecem treinamento em habilidades de delegação. Portanto, se você conseguir fazer isso e tornar os processos mais fáceis para a sua equipe, você estará se tornando mais valioso e menos substituível no seu trabalho.

Comunicação

É fácil confundir habilidades de comunicação com a mera capacidade de manter conversas, mas vai além disso. A comunicação eficaz envolve transmitir ideias, construir relacionamentos e persuadir outras pessoas a apoiarem suas iniciativas no trabalho. Também pode ser útil demonstrar influência se você estiver em uma posição de liderança.

As habilidades de comunicação também podem aumentar seu impacto, permitindo que você crie narrativas e ilustre suas ideias de maneira convincente, colabore com seus colegas de equipe para atingir objetivos comuns e impulsione mudanças positivas dentro da empresa.

Embora hoje em dia seja comum usar IA para redigir um email profissional, o toque humano ainda é insubstituível ao lidar com questões delicadas, como atendimento ao cliente, e temas que ainda precisam ser tratados pessoalmente. Isso também envolve lidar com crises e gerenciar as partes interessadas.

Investir em habilidades de comunicação pode te ajudar a ser um membro ou líder de equipe mais produtivo e eficiente, o que vai pavimentar seu caminho para o sucesso profissional.

Negociação

No mundo empresarial, negociação é o nome do jogo. E apesar da disponibilidade de plataformas remotas ou virtuais como ligações, emails ou videoconferências, reunir-se cara a cara para negociar tem maior probabilidade de resultar em resultados favoráveis, incluindo termos acordados e noções de compromisso mais claros.

Aprender táticas e técnicas de negociação aumentará a sua importância como profissional, especialmente se estiver lidando com processos de compras ou aquisição. Você poderá fazer concessões estrategicamente, o que cria valor por meio de compensações, como preços preferenciais para contratos e fornecedores.

Não será fácil substituir os humanos em negociações, pois eles trazem inteligência emocional, criatividade e julgamento para fechar um acordo que seja vantajoso para as partes envolvidas. Essas habilidades continuam sendo importantes ​​para construir parcerias e manter clientes no setor empresarial. A negociação também é uma competência fundamental para funções de gerenciamento ao lidar com prazos, cronogramas, orçamentos e resolução de conflitos.

Embora a IA continue a ajudar na automatização de tarefas rotineiras e no processamento de grandes quantidades de dados, existem qualidades únicas que apenas os humanos têm, o que os diferencia da tecnologia e os posiciona como ativos insubstituíveis para as empresas.

Embora investir na aprendizagem de novas tecnologias seja importante nos dias de hoje, cultivar essas competências interpessoais é também um movimento estratégico para se manter relevante e indispensável num local de trabalho cada vez mais digital.

*Sho Dewan é colaborador da Forbes US. Ele é fundador e CEO da Workhap, de consultoria de carreira, além de ser criador de conteúdo e LinkedIn Top Voice.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World