11 aplicativos que salvam a vida de todo estudante

android, 11 aplicativos que salvam a vida de todo estudante

Aplicativos que salvam a vida de todo estudante

m ano de vestibular principalmente, o celular é visto como um aparelho que te atrapalha e tira o foco dos estudos, mas essa não é necessariamente a única funcionalidade dele. Com aplicativos diversos de estudos, o smartphone pode ser um apoio desejado para facilitar sua rotina e melhorar seu desempenho.

Quer ver? Separamos os principais aplicativos que podem te salvar na saga dos estudos, seja para te ajudar a se organizar, a treinar seus conhecimentos ou para relaxar a mente. Confira!

APPS DE ORGANIZAÇÃO

1. Trello

O aplicativo é organizado por meio de boards — quadros na vertical — que possuem diversas subdivisões dentro deles, onde é possível anotar a matéria que será estudada, quantidade de exercícios, datas de provas e trabalhos. Cada quadro pode ser destinado a uma matéria específica e ainda é possível criar um calendário com os quadros, como um planner digital. O Trello é disponível em IOS, Android e no formato Web para ser utilizado no computador. Ele é 100% adaptável ao gosto e necessidade do usuário, então a dica aqui é entender seu funcionamento e enquadrá-lo no que é melhor para você.

2. Notion

O Notion possui uma premissa bem parecida com o Trello porque ele também é completamente adaptável para o objetivo que você quiser: trabalhar, estudar, organizar um planner ou seus projetos pessoais. Ele já possui algumas interfaces prontas para serem usadas de exemplo mas você também pode criar as suas próprias do zero. Ao contrário do Trello, ele não possui uma organização baseada somente nos cards, mas principalmente em páginas. É possível criar uma seção dedicada inteiramente a uma matéria específica e, dentro dela, criar hiperlinks que direcionem para outras páginas organizadas de forma independente, com colunas, barras, quadriculados… O que for melhor para você.

Ele também está disponível para IOS, Android e para a Web.

3. Evernote

O app funciona como um bloco de notas digital onde é possível anotar a matéria estudada, datas de provas e trabalhos, quais matérias precisam ser estudadas em quais dias e ainda armazenar fotos, vídeos e áudios dos seus estudos, como prints de slide ou áudios de explicação sobre um tema. O Evernote já apresenta as opções que você pode acrescentar nos blocos mas você também pode adaptá-lo como quiser.

Assim como o Notion e o Trello, ele está disponível em IOS, Android e para a Web.

APPS PARA AJUDAR COM MATÉRIAS ESPECÍFICAS

4. Photomath

O Photomath é o melhor amigo de quem precisa de uma ajuda com contas matemáticas e seu funcionamento é bem simples, por mais complexas que as operações possam ser: ele funciona como um Scanner onde você captura uma conta matemática (ou faz upload de uma imagem já tirada) e ele resolve a operação, indicando com detalhes o passo a passo até a resolução do problema. Ele está disponível para aparelhos Android e IOS.

5. Redação nota 1000

Reunindo exemplos de redações feitas baseadas em temas já cobrados no Enem, dicas sobre a construção do texto e de conectivos, o Redação nota 1000, disponível para IOS e Android, ainda apresenta uma seção dedicada a enriquecer o repertório sociocultural do aluno, com citações e frases que podem ser inseridas em variados temas possíveis de serem cobrados na prova.

6. Michaelis Guia Prático da Nova Ortografia

Sabe quando surge aquela dúvida sobre a ortografia de uma palavra ou a utilização do hífen em outra? É nesses momentos que o Michaelis Guia Prático pode te ajudar, porque ele é um dicionário atualizado que reúne o significado de todas as palavras em um único lugar de forma rápida e prática. Em especial ao estudar redação e gramática, é importante ter ele por perto. O aplicativo está disponível para aparelhos IOS e Android.

7. Quizlet

Disponível para IOS e Android, o Quizlet é um aplicativo que possibilita a criação, compartilhamento e revisão de flashcards — cartões contendo perguntas e respostas com explicações — sobre os mais variados temas e matérias estudadas. Nele, você pode criar os seus próprios flashcards sobre o que estiver estudando, compartilhar com os amigos e revisar as matérias depois, já que eles ficam guardados e organizados da forma que você preferir.

APPS PARA PRODUTIVIDADE

8. Focus To-Do: Pomodoro & Tarefas

Este aplicativo é ideal para quem precisa de ajuda para desapegar do celular e focar melhor enquanto está estudando. O Focus To-Do funciona como um timer: você coloca quanto tempo quer estudar sem pausa, programa se quer um som ambiente enquanto está focada e se deseja impossibilitar a saída do aplicativo (sem aquela conferida rápida no Instagram enquanto o relógio está rolando!). Disponível para IOS e Android, ele também é um aplicativo com muitas configurações e adaptações possíveis de serem feitas dependendo do que você deseja.

9. Focus Plant: Foco nos estudos

Similar ao Focus To-Do, o Focus Plant também possui diversas adaptações diferentes que possibilitam deixar o app com a cara do usuário, mas seu principal diferencial é o layout que remete a um jogo. A cada período de foco, onde o tempo sem mexer no celular e o de intervalo são adaptados ao que você precisa, uma plantinha começa a crescer e, com o tempo, o usuário cria uma floresta pessoal. O aplicativo, disponível para IOS e Android, também possui algumas interações entre usuários que remete a um jogo, incentivando-o a ter mais momentos de foco para aumentar sua produção de plantas.

APPS PARA DESCANSAR

10. Meditopia: Meditação, Dormir

Com meditações destinadas principalmente a melhora do sono, o Meditopia, disponível em IOS e Android, pode ser o seu melhor amigo na busca por um momento de descanso mais acentuado. Em períodos de maior estresse e ansiedade, como no ano de vestibular, o descanso se torna um dos momentos mais importantes do dia porque ele é capaz de preparar seu corpo e mente para continuar estudando e evoluindo. Sem momentos de sossego e calma, o conteúdo estudado não é absorvido de forma plena, o que pode te prejudicar gravemente na hora da prova.

11. Calm: Meditação e Sono

O Calm funciona de forma muito similar ao Meditopia, mas não é tão direcionado a meditações para dormir quanto o primeiro. Até porque, a meditação é uma prática que pode trazer muitos benefícios se feita no período da manhã, para começar a estudar com a cabeça tranquila, durante a tarde, em um intervalo dos estudos, e também à noite, para dormir com mais tranquilidade.

O ideal é experimentar as meditações disponibilizadas nesses aplicativos para entender quais delas funcionam melhor para você. O Calm também está disponível em IOS e Android.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World