Ex-piloto de F1 Wilson Fittipaldi Jr. morre aos 80 anos em São Paulo

ex-piloto de f1 wilson fittipaldi jr. morre aos 80 anos em são paulo

O ex-piloto de Fórmula 1 e fundador da única equipe brasileira a disputar a categoria, Wilson Fittipaldi Jr., morreu nesta sexta-feira (23) aos 80 anos em São Paulo, informou a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que lamentou a morte em comunicado.

O piloto, que havia completado 80 anos no Natal do ano passado, estava internado depois de engasgar com um pedaço de carne durante as comemorações natalinas e de seu aniversário. Ele sofreu uma parada cardíaca e chegou a ser intubado, e estava internado desde então no Hospital Sancta Maggiore, na zona sul de São Paulo.

“Mesmo com saúde abalada nos últimos anos, esteve no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, em novembro último, ocasião em que foi reverenciado por automobilistas de várias gerações”, disse a CBA em seu comunicado . “A CBA rende homenagens não apenas ao ex-piloto Wilson Fittipaldi Jr., mas a este legítimo patrimônio do automobilismo Brasileiro.”

Irmão do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi e pai do também ex-piloto Christian Fittipaldi, que também chegou à principal categoria do automobilismo, Wilsinho, como era conhecido, estreou na Fórmula 1 pela equipe Brabham em 1972, fazendo também a temporada de 1973 na mesma equipe.

Em 1974 decidiu se dedicar ao projeto ambicioso de colocar no grid da categoria o carro da primeira equipe brasileira da história, a Fittipaldi, que ficou conhecida como Copersucar-Fittipaldi devido ao patrocinador que apoiou o projeto no seu início.

No ano de estreia da nova equipe, com Wilsinho como um dos pilotos, o novo time não pontuou. Já no ano seguinte, com a ida de Wilsinho para o posto de chefe da equipe e a chegada do irmão e já bicampeão mundial Emerson ao cockpit, a equipe conseguiu 3 pontos no Mundial daquele ano.

Ativa na Fórmula 1 até 1982, a Fittipaldi disputou 104 Grandes Prêmios e teve como melhor resultado o segundo lugar obtido por Emerson no Grande Prêmio do Brasil de 1978, temporada em que a equipe teve sua melhor campanha, ficando à frente de escuderias tradicionais como McLaren, Williams e Renault.

Após a saída da Fórmula 1, Wilsinho seguiu pilotando, como por exemplo na Stock Car, onde também atuou como coordenador técnico.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World