Revista coloca clubes brasileiros em lista de categorias de base mais produtivas do mundo; veja

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

A revista FourFourTwo, do Reino Unido, listou algumas das categorias de base mais produtivas e bem-sucedidas do mundo. O ranking tem 32 clubes, e cinco deles são brasileiros: São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense e Botafogo.

O time do País na melhor colocação é o Flamengo, que ficou em 13º lugar. “De lendas como Zico a Adriano e talentos mais modernos, como Lucas Paquetá e Vinícius Junior, as categorias de base do Flamengo têm produzido constantemente grandes talentos ao longo dos anos”, escreveu a publicação.

revista coloca clubes brasileiros em lista de categorias de base mais produtivas do mundo; veja

Jornal coloca o Flamengo, time que revelou Vini Jr., na lista de clubes com categorias de base mais produtivas. Foto: Manu Fernandez/AP

Na 15ª colocação está o Santos, que teve Pelé e Neymar entre os destacados pela revista. “O melhor jogador brasileiro de todos os tempos e o homem que o ultrapassou e se tornou o maior artilheiro de todos os tempos da seleção brasileira vieram da base do mesmo clube”, apontou o periódico. Além deles, Pepe, Clodoaldo, César Sampaio, Diego Ribas e Gabigol foram mencionados no texto.

O São Paulo aparece na 22ª posição e é o terceiro clube brasileiro mais bem colocado na lista. “Os vencedores da Copa do Mundo Cafu, Kaká e Denilson começaram suas carreiras no tricolor paulista, bem como os brasileiros Ederson, Casemiro, Antony, Militão e Lucas Moura”, destacou o FourFourTwo.

Leia também

    O número 25 do ranking é o Fluminense, que teve a rivalidade com o Flamengo enfatizada pela publicação. “As lendas brasileiras Carlos Alberto e Edinho começaram suas carreiras no Fluminense, e Marcelo, Richarlison, Thiago Silva e Fabinho passaram pela base do clube”, afirmou a revista.

    Já o Botafogo ocupa a 32ª posição e foi descrito como “um dos clubes mais históricos do Brasil” e que “desenvolveu alguns dos melhores jogadores do País de todos os tempos”. “Nilton Santos, Garrincha e Jairzinho iniciaram a carreira no Botafogo”, escreveu a publicação.

    Veja a lista completa a seguir:

    1. Barcelona
    2. Ajax
    3. Manchester United
    4. Bayern de Munique
    5. Real Madrid
    6. Benfica
    7. Chelsea
    8. Sporting
    9. Lyon
    10. Paris Saint-Germain
    11. Manchester City
    12. River Plate
    13. Flamengo
    14. Liverpool
    15. Santos
    16. Monaco
    17. Milan
    18. Arsenal
    19. Porto
    20. Inter de Milão
    21. Athletic Club
    22. São Paulo
    23. Tottenham
    24. Argentinos Juniors
    25. Fluminense
    26. Dínamo Zagreb
    27. Boca Juniors
    28. Rennes
    29. Atletico de Madrid
    30. Borussia Dortmund
    31. Villarreal
    32. Botafogo
    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World