“Ninguém prestou atenção nele”: Christopher Nolan descobriu uma obra-prima de ficção científica em um vídeo pirata antes de se tornar um filme cult

É comum muitos filmes passarem de odiados ou esquecidos a aclamados projetos cult. Hoje um dos longas de ficção científica mais prestigiados de todos os tempos – referenciado, inclusive, em diversas produções multimídia – Blade Runner nem sempre teve a fama que tem atualmente.

Estrelado por Harrison Ford, Ridley Scott lançou o filme em 1983 após dirigir Alien (1979). Além disso, o ator encarregado de dar vida a Rick Deckard foi uma estrela graças a Star Wars e Indiana Jones. Mesmo assim, nada disso ajudou. Blade Runner arrecadou apenas 42 milhões de dólares, custando 28 milhões.

O tempo passou e, uma década depois, o thriller noir futurista começou a ganhar fãs. Christopher Nolan admitiu que descobriu Blade Runner em uma fita VHS pirata quando era adolescente. O diretor de Oppenheimer e A Origem contou essa anedota em conversa com Denis Villeneuve, cineasta responsável pela sequência Blade Runner 2049 e por conduzir a nova versão de Duna nas telonas.

“Eu sei por mim mesmo que a vida de um filme é uma proposta muito mais longa, no sentido de que você assiste aos filmes de outras pessoas e aos seus próprios filmes durante décadas, não nos fins de semana”, começa Nolan. “Acho que o gênero de ficção científica é aquele em que a visão de longo prazo é tudo. As pessoas analisam. Elas valorizam a ficção científica no longo prazo.”

“ninguém prestou atenção nele”: christopher nolan descobriu uma obra-prima de ficção científica em um vídeo pirata antes de se tornar um filme cult

“Ninguém prestou atenção no Blade Runner original quando foi lançado, foi um famoso fracasso. Então, com o tempo, pessoas como eu descobriram. Acho que tinha 13 anos quando o vi pela primeira vez em uma fita VHS”, disse.

“Você descobriu Blade Runner em uma fita VHS?”, pergunta Villeneuve. “Uma fita VHS pirata ”, responde Nolan. “Eu também!”, reage Villeneuve. “A primeira vez que vi isso em filme foi quando estava na faculdade”, admite o diretor indicado ao Oscar 2024.

“Para mim foi a mesma coisa com 2001: Uma Odisseia no Espaço. Descobri isso na TV quando era criança ”, diz Villeneuve. “Eu vi no cinema. Eu tinha 7 anos quando o primeiro Star Wars foi lançado e foi um grande sucesso. Eles relançaram em 2001 em 70mm e meu pai me levou para ver”, lembra Nolan.

Com Villeneuve no comando da continuação da franquia, Blade Runner 2049, o filme também não foi um sucesso de bilheteria – custou 150 milhões de dólares e arrecadou 267 milhões. Ainda assim, o público e a crítica receberam bem o projeto: ambos receberam 88% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Blade Runner está disponível no catálogo Max.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World