Ex-dono de equipe da F1 vê rejeição à Andretti como um “escândalo” e "ridícula"

Apesar de ter recebido aprovação da FIA em outubro passado, o pedido da Andretti para ingressar no grid da Fórmula 1 foi rejeitado no mês passado, com um comunicado argumentando que a equipe americana não “agregaria valor” ao esporte.Leia também:

GM ainda se diz “confiante” na chegada à F1 com Andretti após rejeição

A rejeição da Andretti, que conta com a marca Cadillac da General Motors para sua participação planejada, ocorreu apesar dos esforços da F1 para construir uma base de fãs nos Estados Unidos, com três GPs realizados em Miami, Austin e Las Vegas durante a temporada passada.

Falando durante o podcast Formula For Success, Eddie Jordan afirmou que seria um privilégio para Andretti correr na F1.

“Na minha época, quando comecei a equipe em 1991, havia 39 carros esperando para ocupar uma das 24 vagas disponíveis no grid”, disse Jordan.

“Devo lembrar que já existe uma previsão para 24 carros no grid. Não 22, não 20, são 24.”

“Então agora a Liberty aparece e diz que mesmo que a FIA tenha dito que eles passaram em todos os critérios, eles não tinham seus negócios em ordem e não tinham financiamento. Eles já tinham um acordo de curto prazo com a Renault antes de mudar para suas próprias unidades de potência.”

“Um nome como Andretti, com possibilidade de empregar pessoas, talvez empreguem de 700 a 800 pessoas, pense em quanta renda isso gera, cria mais valor.”

“E é no quintal onde todos nós buscamos a grandeza, e com Drive to Survive sendo lançado na América, é natural que alguém como Andretti queira entrar na F1. É um privilégio para nós ter alguém como Michael Andretti e seu pai campeão mundial, Mario.”

“Acho um escândalo que essas equipes vejam o envolvimento da Andretti no esporte de forma tão negativa”.

“Mesmo que a Liberty diga que as equipes não têm influência nisso, isso é um absurdo. Claro que têm. Eles deixaram bem claro que o grid está fechado, há apenas 10 equipes, eles se esqueceram de todos os outros, e isso é uma franquia.”

“As equipes não são estúpidas. Bernie [Ecclestone, ex-CEO da F1] tem sido incrivelmente justo sobre isso. Ele permitiu que as equipes entrassem e saíssem quando quisessem.”

“Grandes nomes como Lamborghini, Prost, Ligier, Zakspeed, Honda, Suzuki, Toyota, BMW não estão mais lá, mas tiveram uma chance”.

“Então, por inferência normal, tem que haver uma entrada e uma saída. Se você olhar para [a Premier League no futebol], três times são rebaixados, três times são promovidos.”

“Esta é uma realidade normal da competição. É fundamentalmente errado pensar que 10 equipes no grid podem ditar ao mundo que a F1 são delas e somente delas.” disse.

Jordan afirmou que a rejeição de Andretti colocou em destaque o equilíbrio de poder entre a FIA e a detentora dos direitos comerciais, a Liberty Media.

Jordan disse: “Há um conflito aqui. Quem toma a decisão? FIA ou F1?”

“Na minha opinião, a FIA sempre teve um processo eleito de quem será o presidente, quem fará isso e quem fará aquilo”.

“Posso garantir que a FIA pensou muito neste assunto, foi muito compreensiva e decidiu que, no interesse do esporte, deve e pode haver uma posição para Andretti”.

“Para a Liberty, a F1 ou a FOM se apresentarem e dizerem que não atendem aos critérios, que não acreditam que os US$ 200 milhões que têm para investir sejam suficientes e que não podem provar isso, é simplesmente ridículo”.

“Acho que os Andrettis podem conseguir qualquer coisa.”

“A F1 precisa do nome Andretti. É um ótimo nome. Lamento muito que o tenham excluído. Lamento muito” concluiu.

Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Watch: Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #269 – O que esperar da pré-temporada 2024 da F1?

Your browser does not support the audio element.

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

SpotifyDeezer Apple PodcastsGoogle PodcastsAmazon Music

 e se junte a nós no aplicativo!

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World