Não há evidências de que vídeo de caça de tatus tenha relação com MST

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

O que estão compartilhando: vídeo que mostraria integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) manipulando carne de caça de tatu para consumo em um acampamento. As imagens mostram dezenas de animais capturados presos em gaiolas e redes.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: não há evidência de que o vídeo tenha relação com o MST. O acampamento mostrado nas imagens não tem símbolos ou inscrições relacionados ao movimento, e o homem que faz a filmagem não menciona os sem-terra. A publicação mais antiga encontrada do vídeo, de agosto do ano passado, não cita o MST. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou à reportagem que não recebeu denúncia sobre o caso mostrado no vídeo. O MST negou ter relação com as imagens e afirmou que o movimento defende os bens comuns da natureza e a conservação da biodiversidade.

não há evidências de que vídeo de caça de tatus tenha relação com mst

Vídeo que circula nas redes sociais faz acusação sem provas contra o MST Foto: Reprodução/X

Saiba mais: O vídeo verificado aqui mostra o resultado de uma caça de tatus. Na gravação, um homem filma os animais presos em uma gaiola e em redes e diz que 61 foram capturados. Em seguida, ele mostra duas pessoas manipulando a carne de alguns tatus, que aparenta estar sendo preparada para consumo. Não foi possível determinar a origem da gravação, que não possui informações sobre localização, data da filmagem e autoria. Na filmagem, não há qualquer menção ao MST. Também não são mostrados símbolos ou inscrições relativas ao movimento.

Em buscas pela origem do vídeo, o Verifica identificou que a gravação circula na internet desde o ano passado. Sem menção ao MST, a postagem mais antiga foi localizada no YouTube, com data de publicação em agosto de 2023. Nas redes sociais, postagens que acusam o MST de ter capturado os animais não apresentam provas que sustentem a afirmação.

Conforme informou o Ibama, caçar tatu é proibido no Brasil. A caça de animais silvestres é proibida e está prevista no artigo 29 da lei 9.605/98, que trata sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Segundo o instituto, a penalidade prevista é de detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500 ou R$ 5.000 se a espécie estiver ameaçada.

Como lidar com postagens do tipo: Vídeos que mostram crimes praticados em locais de mata ou de difícil identificação são frequentemente utilizados por desinformadores para fazer acusações infundadas. Desconfie de gravações que não apresentam elementos que comprovem a denúncia apontada. A exemplo do vídeo aqui verificado, o MST não é mencionado pelo autor da filmagem, apenas em legendas escritas acima das imagens. Vale ressaltar que o MST é alvo recorrente de desinformação. Recentemente, o Verifica desmentiu que o movimento teria incinerado porcos vivos.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World