Ensaio – Kawasaki Z500 SE – mini streetfighter

ensaio – kawasaki z500 se – mini streetfighter

A gama Z da Kawasaki é por demais conhecida. Para os que já possuem carta de condução mas não podem, ou não pretendem, aventurar-se com modelo muito potentes e pesados, a marca de Akashi propõe esta Z500, uma utilitária que fará sonhar com voos mais altos. Esta versão SE é a mais equipada.

A cilindrada de 500 cc sempre foi uma das mais famosas um pouco por todo o lado Nos últimos anos perdeu algum fulgor, mas durante muito tempo tanto servia para a classe rainha do Mundial de Velocidade – com motos incríveis a dois tempos – como também para escola de muitos motociclistas através de diversas motos utilitárias, normalmente japonesas, equipadas com motores bicilíndricos. E se as motos de há 20 ou 30 anos atrás pareciam (e eram na verdade) mais corpulentas, há que notar que esta Z500 evoluiu a partir de modelos de cilindrada mais baixa, por isso sim, esta é mesmo uma moto leve, estreita e fácil de conduzir, como convém a qualquer recém encartado, do sexo masculino ou feminino.

SEGMENTO

A Kawasaki surge forte este ano nesta cilindrada, com diversos modelos equipados com o mesmo bicilíndrico paralelo. Falamos da naked Z500, da desportiva Ninja 500 e ainda da cruiser Eliminator 500, testada na nossa edição do mês passado. Falando especificamente da gama Z, onde encontramos motos naked de aspeto moderno e desportivo, normalmente apontadas para um público mais jovem, temos um segmento que começa com a monocilíndrica Z125, passa pela Z400 que deu origem ao modelo deste teste, prossegue com a Z650 (todas estas bicilíndricas) e continua com motos tetracilíndricas de prestações já bem elevadas: através da bem conhecida Z900 e com a incrível Z H2, isto com algumas versões SE e/ou Performance pelo meio.

CARACTERÍSTICAS

Para 2024 o motor sofreu melhorias e a cilindrada subiu então dos 399 para os 451 cc, embora a denominação seja clara, esta é uma 500! A potência máxima manteve-se igual, 33,4 Kw (45,4 cv) de potência, o que quer dizer que ainda dava para subir um pouco mais até aos 35 Kw tendo em conta o limite para a carta A2. Ainda assim, existem boas notícias, já que este motor de 2 cilindros paralelos possui embraiagem assistida e deslizante e sofreu diversas melhorias internas, pelo que em termos de prestações está muito mais cheio nos baixos e médios regimes, e isso sente-se bastante em estrada, com uma resposta sempre viva. A potência máxima surge às 9.000 rpm, enquanto o valor máximo de binário é de 42,6 Nm às 6.000 rpm, números obtidos num moderno motor de refrigeração líquida, dupla árvore de cames e 4 válvulas por cilindros, sendo a caixa de 6 velocidades.

Face à anterior Z400, esta 500 também evoluiu esteticamente. Deixou de parecer tanto uma moto utilitária citadina e agora está com um aspeto muito mais desportivo, parecendo quase uma Z900. Contudo, continua a ser uma moto muito estreita, leve e muito fácil de conduzir na cidade e que foi melhorada também na iluminação LED, o que se nota na condução noturna,

A versão que testámos foi a Z500 Special Edition, portanto dá nas vistas pela cor específica do conjunto, também pela decoração das jantes que se veem muito bem à distância, igualmente pela presença, da “belly pan”, ou bico de pato, como preferirem chamar, e de uma entrada USB-C. Diferenças ainda no painel de instrumentos, que nesta SE é um TFT em vez do LCD, mas apesar disso, ambas as instrumentações possuem conetividade com o nosso smartphone e com a App da Kawasaki.

ERGONOMIA E CICLÍSTICA

Nesta Z500 o conforto foi melhorado através de um assento que está agora mais macio e consequentemente mais confortável. O do passageiro continua a ser pequeno, no entanto não é tão rijo quanto esperávamos. Na ciclística temos de dar destaque à travagem, pois encontramos um disco gigante na dianteira, de 310 mm, assistido por uma pinça de 2 êmbolos. Destaque para a presença de um quadro tipo treliça, em aço, para a forquilha dianteira de 41 mm que é convencional (atrás monoamortecedor com sistema progressivo e ajustável na pré-carga da mola) e para a rodas de 17” que montam pneus que revelam as intenções citadinas neste modelo, com um 110 dianteiro e um 150 atrás. Ainda em termos de números, referir que o assento está a 785 mm do solo, o depósito possui 14 litros de capacidade e o peso em ordem de marcha é de 172 kg. Se avançarem com a compra de uma Z500, tenham atenção também à lista de acessórios, com componentes que poderão oferecer superior conforto e proteção, além de uma estética diferenciada.

O MELHOR Motor nos médios regimes / Facilidade de condução / Comportamento da ciclística

A MELHORAR Índice de vibrações

CONDUÇÃO

Para este teste pegámos numa Z500 SE que estava novinha em folha! Fomos fazendo quilómetros e a facilidade de condução e agilidade foi a nota dominante, fazendo lembrar mais uma atual 300 do que as utilitárias 500 de antigamente. A posição de condução é muito boa, ligeiramente sobre a frente com um bom guiador e o assento é ligeiramente duro, sem ser desconfortável. Gostámos sempre das linhas do conjunto, de cada vez que conduzíamos esta moto, e a instrumentação é igualmente completa e agradável. O motor é divertido e forte (com a sonoridade que se esperava), em especial nos médios regimes, mas consegue levar facilmente esta moto para além dos 170 km/h, e tanto em termos de travagem como de suspensões esta é uma moto equilibrada, com o amortecedor traseiro a protestar apenas um pouco em mau piso. Um dos aspetos menos positivos que encontrámos foram as elevadas vibrações em diversos regimes (até ao ralenti se nota) que nem incomodam muito nas mãos e pés, mas que passam para os espelhos retrovisores e dificultam a visão do que se passa atrás de nós. A caixa de velocidades apresenta um bom escalonamento, é de um funcionamento muito suave e agradável – somente pareceu um pouco difícil encontrar o ponto morto – e os pneus Dunlop GPR 300 também ajudaram ao bom comportamento geral, tanto a seco como à chuva. Quanto ao consumo, efetuámos uma média que andou entre os 4 e os 4,5 l/100 km, números perfeitamente normais para a categoria. Uma moto que cumpriu perfeitamente com o que prometia, sendo fácil, ágil, divertida e potente na mesma proporção, para facilitar a vida aos novos encartados que gostam de motos naked desportivas.

ensaio – kawasaki z500 se – mini streetfighter

Ensaio – Kawasaki Z500 SE – mini streetfighter

KAWASAKI Z500 SE

MOTOR bicilíndrico paralelo, DOHC, 8 válvulas, refrigeração líquida

CILINDRADA 451 cc

POTÊNCIA 45,4 cv (33,4 kw) @9.000 rpm

BINÁRIO 42,6 Nm @6.000 rpm

CAIXA 6 velocidades

QUADRO tipo treliça em aço

Depósito 14 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha convencional de 41 mm, curso de 120 mm

SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor ajustável, curso de 130 mm

TRAVÃO DIANTEIRO disco de 310 mm, pinça de 2 êmbolos

TRAVÃO TRASEIRO disco de 220 mm, pinça de 2 êmbolos

PNEU DIANTEIRO 110/70R17

PNEU TRASEIRO 150/60R17

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.500 mm

ALTURA DO ASSENTO 785 mm

PESO 172 kg

P.V.P. desde 6.690 € / Versão base desde os 6.290 €

O conteúdo Ensaio – Kawasaki Z500 SE – mini streetfighter aparece primeiro em Motociclismo.

OTHER NEWS

2 hrs ago

Genesis onthult een nieuwe high-performance supercar voor Gran Turismo, tentoongesteld op de Busan Motor Show 2024

2 hrs ago

Empresário revela sondagem de clube do México por Adson: 'Bom para o Vasco se a gente traz os mesmos seis milhões de euros'

2 hrs ago

A mídia internacional rotula Verstappen como vilão após o choque com Norris: "Indefensável".

2 hrs ago

Gestor de projeto é profissional em alta, diz estudo; o que faz e quanto ganha?

2 hrs ago

Estes smartphones Samsung vão perder as funções de saúde!

2 hrs ago

Confira os melhores memes da derrota do Corinthians para o Palmeiras

2 hrs ago

I en viral video bliver en spansk turist chokeret over at blive modtaget af robotter på et hotel i Japan

2 hrs ago

Jennifer Lopez bámulatosan mutatott egy merész és ikonikus ruhában, amit 10 évvel ezelőtt viselt

2 hrs ago

Os 5 melhores filmes e séries para ver esta semana na Netflix, Disney+ e Max

2 hrs ago

Uruguai vence, elimina os EUA e aguarda definição do grupo do Brasil

2 hrs ago

Audi revolutionerer med ChatGPT-interaktion i sine køretøjer fra og med 2021

2 hrs ago

O que pode mudar no passe livre estudantil com a discussão no Senado? Entenda

2 hrs ago

Como as roupas de fibra de cânhamo, da família da maconha, se popularizaram

2 hrs ago

António Oliveira responde sofre seu futuro no Corinthians: ‘Vocês querem sangue’

2 hrs ago

Fausto (1948-2024) em entrevista de 2011, ano do seu último álbum: “Privilegiei os sonhadores”

2 hrs ago

Victor Irajá: Lula e PT enfrentam dificuldades em definir discurso sobre segurança pública

2 hrs ago

Video: Jéssica Alves gjør en dristig opptreden med en utringet brudekjole i Istanbul

2 hrs ago

Concurso para troço de alta velocidade termina hoje

2 hrs ago

Robô controlado por ‘cérebro humano em chip’ é o primeiro do mundo, dizem cientistas

2 hrs ago

Brasil felicita escolha de António Costa, um "notório amigo" do país

2 hrs ago

Ubisoft despede mais de 30 trabalhadores no seu estúdio em Toronto.

2 hrs ago

Judeus ultraortodoxos protestam contra serviço militar obrigatório em Israel

2 hrs ago

Hyundai presenta Inster, la nuova auto elettrica accessibile con design innovativo e alte prestazioni

2 hrs ago

Palmeiras vence clássico, afunda Corinthians e António fica por um fio

3 hrs ago

Atlético-MG x Flamengo: onde assistir, escalações e palpite

3 hrs ago

Contingenciamento será do tamanho necessário para cumprir arcabouço fiscal, diz Haddad

3 hrs ago

Brusque perde pênalti no fim, mas não desiste e empata no último lance contra o CRB

3 hrs ago

Brasil enfrenta Colômbia pela liderança do Grupo D na Copa América

3 hrs ago

Lira não designa relator, e PL em reação a fraudes como da Americanas está parado há um ano

3 hrs ago

A relação inusitada entre a extinção dos dinossauros e o sucesso das uvas

3 hrs ago

Semana em "Renascer" terá as consequências do crime de Egídio e Eliana

3 hrs ago

Hyundai lanceert Inster, een nieuwe betaalbare elektrische auto met innovatief design en hoge prestaties

3 hrs ago

Land Rover se une a chinês para melhorar!

3 hrs ago

Ivete quebra silêncio após ser substituída por Eliana

3 hrs ago

Will Smith klatrer til toppen af ​​Burj Khalifa og bliver desperat, mens Tom Cruise poserer roligt

3 hrs ago

Euro 2024: Portugal-Eslovénia, 0-0, 3-0 g.p. (crónica)

3 hrs ago

Santos marca nos acréscimos, bate a Chapecoense na Vila e sobe para a vice-liderança da Série B

3 hrs ago

Mano Menezes já tem data de estreia no Fluminense definida; veja detalhes

3 hrs ago

Martínez: «França? Três dias são suficientes para estarmos preparados»

3 hrs ago

Obrigado, Diogo Costa! Três penáltis defendidos depois, Portugal está nos "quartos"