Marques Mendes anuncia que Governo vai apresentar “pacotão” para a Economia e diz que ministra passou “certidão de óbito” à PGR

Pacote de 60 medidas para relançar a Economia está a ser concluído e será apresentado pelo ministro Pedro Reis. Inovação, sustentabilidade, comércio e turismo serão algumas das áreas-chave, segundo o comentador, que admitiu ainda que a ministra da Justiça já só pensa no próximo PGR e não será desejável um cenário de eleições antecipadas a curto prazo

marques mendes anuncia que governo vai apresentar “pacotão” para a economia e diz que ministra passou “certidão de óbito” à pgr

Marques Mendes anuncia que Governo vai apresentar “pacotão” para a Economia e diz que ministra passou “certidão de óbito” à PGR

O Governo prepara-se para apresentar um plano abrangente para a Economia. “São 60 medidas que estão a ser ultimadas” e serão anunciadas na próxima semana pelo ministro da Economia, Pedro Reis. A informação foi avançada este sábado por Luís Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC.

As áreas-chave do plano vão ser inovação, sustentabilidade, comércio, turismo, incentivos para fusão e concentração de empresas para que estas possam ganhar escala. “Será uma espécie de pacotão”, afirmou o comentador e antigo líder do PSD, antecipando que é um tema que irá gerar “muita atenção” na próxima semana.

No espaço de comentário, Marques Mendes abordou ainda os principais assuntos que marcaram a semana, como a nomeação de António Costa para a presidência do Conselho Europeu (CE), o artigo de opinião de Aníbal Cavaco Silva no Expresso em que defende eleições para desbloquear o impasse político, o perfil do novo PGR traçado pela ministra da Justiça e ainda o acordo entre o PS e PSD na Justiça.

A confirmação de António Costa para o CE é uma “boa decisão”, segundo o comentador, em primeiro lugar para a Europa face ao perfil do ex-primeiro-ministro de “diálogo” e “capacidade de negociação”. “Há momentos da vida em que todos ganham e ninguém perde. Não há muitos momentos desses, mas este é um deles”, resumiu Marques Mendes, reconhecendo que é uma decisão também positiva para Portugal, que ganha “prestígio” e “credibilidade” com mais um português num importante cargo internacional.

E reconheceu aqui o papel de Luís Montenegro, ex-adversário de Costa, que não deixou de apoiar o ex-chefe do Governo para o cargo, apoiando a sua candidatura para o CE com “convicção” e “entusiasmo”, apoio que foi “determinante” para a sua nomeação. “Costa precisa de ter sorte e colocar toda a sua capacidade de diálogo”, vincou, antecipando que poderá enfrentar dificuldades no cargo caso vença a extrema-direita em França e Trump, nos EUA.

Não deixou ainda de reconhecer a “ironia” da crise política que acabou por beneficiar António Costa, que se ainda fosse PM não seria presidente do CE, Montenegro que não seria eleito PM e Pedro Nuno Santos não seria ainda secretário-geral do PS.

Cenário de eleições antecipadas "não é desejável"

Quanto ao artigo de opinião de Cavaco Silva no Expresso, o comentador admitiu concordar “em teoria” com o ex-Presidente da República, ao defender que será mais fácil alcançar crescimento e desenvolvimento com um Governo maioritário. Mas na "prática" é diferente, como mostrou a sua própria governação.

“Nem sempre foi assim, Cavaco, em 1985, teve um Governo minoritário e toda a gente o classificou como popular e eficaz. Foi um bom Governo ou não tinha tido depois maior votação”, recordou. Por outro lado, frisou, António Costa teve um Governo de maioria absoluta e foi uma “desilusão”.

Por isso, considera que o ideal seria o atual Governo ir até ao fim da legislatura, uma vez que eleições antecipadas a curto prazo dariam um sinal de “instabilidade”, poderiam prejudicar o PRR e manter quase oes mesmos resultados. “Não é desejável haver eleições antecipadas em Portugal antes de 2026, antes das eleições presidenciais”, reforçou.

Ministra da Justiça passou “certidão de óbito” à PGR

Relativamente à entrevista da ministra Rita Júdice ao Observador, Marques Mendes defendeu que a governante passou uma “certidão de óbito” à atual Procuradora-Geral da República (PGR), Lucília Gago, traçando o perfil do seu sucessor/a. Foi um "erro de casting", deixou degradar o Ministério Público (MP) "até níveis nunca vistos" e “não vai deixar saudades”. “Esta PGR não ficará de todo na história”, atirou.

Sobre o perfil traçado por Rita Júdice, de necessidade de capacidade de “liderança”, “comunicação” e capacidade para recuperar a "credibilidade" do MP, o social-democrata acrescentou outro requisito necessário para o sucessor de Lucília Gago.

“A escolha do próximo PGR tem que ser feita em consenso político alargado”, sustentou, apontando para a necessidade se ouvirem todos os partidos antes de setembro, altura em que será nomeado o próximo PGR pelo chefe de Estado, por proposta do Governo.

Por último, Marques Mendes elogiou o acordo pré-anunciado entre PS e PSD na Justiça, apontando para o mérito de Pedro Nuno Santos apresentar “ideias concretas” e de Montenegro ter colocado a “partidarite” de lado. O que significa que o país poderá ter um pacto para a Justiça, que deve ter três prioridades na sua visão: garantir que “não há interferência da política e dos políticos na investigação criminal”, assegurar que "a investigação criminal se faz dentro da legalidade e com maior eficácia" e, ao mesmo tempo, zelar para ser respeitada a liberdade de informação. “Os jornalistas não são os responsáveis pelas violações do segredo de justiça. Alguém lhes “passa” informação – o MP, as polícias ou os advogados. Não se podem confundir responsabilidades”, advertiu.

OTHER NEWS

57 minutes ago

Mudança em secretaria de Nunes gera entrada de novo deputado na Alesp; saiba quem é

57 minutes ago

Jojo Todynho faz festa junina e "arranca" celular dos convidados: "Para curtir"

57 minutes ago

Ascensão da extrema-direita na França preocupa africanos?

57 minutes ago

Milei trocará Lula por Bolsonaro em sua primeira viagem ao Brasil

57 minutes ago

Casimiro se surpreende com choro de Cristiano Ronaldo e opina sobre cena

57 minutes ago

Rússia afasta promessa de Trump de que resolveria guerra "num dia"

57 minutes ago

Lula sanciona lei que padroniza correção e juros para contratos e decisões judiciais

1 hour ago

Bruno Vicari aposta em derrota por 1 a 0 do Palmeiras no Dérbi: "Está tão na cara"

1 hour ago

Will Smith kiipeää Burj Khalifan huipulle ja näyttää epätoivoiselta, kun taas Tom Cruise poseeraa rauhallisesti

1 hour ago

Fórmula 1: Onde assistir ao Grande Prêmio da Inglaterra de 2024?

1 hour ago

Focos de incêndio no Pantanal estão sob investigação da PF, diz Marina

1 hour ago

Vaticano proíbe tatuagens para trabalhadores da Basílica de São Pedro

1 hour ago

Cristiano Ronaldo foi do inferno ao céu, porque "é isto que o futebol nos dá": "O mais importante é desfrutar da passagem"

1 hour ago

Grêmio: Nome de Alexis Sánchez ganha 'força' no Imortal: "Tem que fechar"

1 hour ago

"Faz tempo que sem-terra não invade terra nesse país", diz Lula na Bahia

1 hour ago

Tentativa fracassada de golpe sela o divórcio Morales-Arce na Bolívia

1 hour ago

Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas e direito a cotas

1 hour ago

EBC abre inscrições para prêmio voltado ao combate à desinformação

1 hour ago

As imagens do momento em que Diogo Costa faz história em Europeus

1 hour ago

Eletrobras (ELET3) define esta segunda como data de incorporação de Furnas

1 hour ago

Boeing confirma compra da Spirit Aerosystems por US$ 4,7 bilhões

1 hour ago

Ações da China avançam com aceleração da atividade industrial

1 hour ago

Bate-Papo com artista Izabel Vidal no Parque Oriental nesta terça

1 hour ago

Exército de Israel lança operação em Nur Shams na Cisjordânia

1 hour ago

Silvia Abravanel será participante de reality na Record TV

1 hour ago

O frio vai continuar? Confira a previsão do tempo para a semana

2 hrs ago

Eurocopa: Com choro e sufoco, Portugal avança as quartas

2 hrs ago

Milei se recusa a pedir desculpas a Lula e não vai à reunião do Mercosul

2 hrs ago

Com penálti quase se morre, com penáltis se mata

2 hrs ago

Diogo Costa atirou água benta para cima de todos os pecados de Portugal

2 hrs ago

Após futebol, Jornal da Globo tem maior público em 18 meses

2 hrs ago

Diogo Costa foi a muralha que se ergueu para levar Portugal aos 'quartos'

2 hrs ago

Fluminense confirma contratação do técnico Mano Menezes

2 hrs ago

Agentes do FBI vão à casa onde galerista americano foi morto no Rio

2 hrs ago

Ronaldo chora após falhar penálti no Portugal-Eslovénia (VÍDEO)

2 hrs ago

Portugal nos 'quartos' do Euro2024 ao bater Eslovénia nos penáltis

2 hrs ago

Decisão histórica: Supremo Tribunal declara que Trump tem imunidade parcial no caso do ataque ao Capitólio

2 hrs ago

Grêmio oferece um dos maiores salários do Brasil para ter Gabigol, segundo jornalista

2 hrs ago

‘Foi um fim de semana estranho do Marc Márquez, com bastantes erros em cadeia’ – Dani Pedrosa

2 hrs ago

Quem ganhou o Festival de Parintins 2024?