«Fiquei a tremer com aquele dinheiro, mas na altura tínhamos valores»

«fiquei a tremer com aquele dinheiro, mas na altura tínhamos valores»

«Fiquei a tremer com aquele dinheiro, mas na altura tínhamos valores»

A proposta que aqui deixamos é conhecer a vida de Manuel Fernandes contada, desde os tempos em que acompanhava o pai que trabalhava nas fragatas até à invasão de Alcochete, que testemunhou, pelo próprio protagonista. Numa extraordinária entrevista de vida concedida a A BOLA TV em setembro de 2019, Manuel Fernandes desfiou memórias e abriu o coração. E é ao lado de Fernando Peyroteo e Vítor Damas, depois de ter reencontrado Salif Keita, Manoel, Rui Jordão e Chico Faria, companheiros do ataque verde e branco — que o Manel de Sarilhos vai certamente gostar de recordar esta sua história, vai da trapeira à Bola de Prata, das alegrias às amarguras, das vitórias às injustiças, afinal retalhos da vida de quem escolheu o futebol como profissão e o Sporting como paixão…

— Qual a sua relação com João Rocha, um dos melhores presidentes da história do Sporting?

— Entre nós havia bastante carinho e o presidente sabia como levar-me. A única vez em que me exaltei com ele foi quando soube que o Sporting tinha contratado um jogador, que acabou por fazer meia dúzia de jogos, a ganhar mais do que eu e disse-lhe: presidente, vou-me embora, o que me estão a fazer é uma vergonha. É evidente que me deu logo a volta e no dia seguinte fomos almoçar juntos. Saí desse almoço com mais algum dinheiro, e mais dois anos de contrato. Reconheço que nunca tive grande jeito para negociar…

— Teve convites para sair, enquanto esteve no Sporting?

— Em 1979/1980, fomos campeões, e fiz uma das melhores épocas da minha carreira, numa altura em que o Artur e o Eurico tinham passado do Benfica para o Sporting, e o Laranjeira e o Botelho tinham ido do Sporting para o Benfica. Foi então que Romão Martins, vice-presidente do Benfica para o futebol, telefonou-me e disse que queria encontrar-se comigo. Encontrámo-nos em Coina, meteu-me no carro, levou-me para o meio do pinhal, e disse-me: você tem aqui um cheque de 30 mil contos [150 mil euros]. Eram tantos zeros, que eu nem sabia ler aquilo. Fiquei a tremer, nunca tinha visto números daqueles, com 30 mil contos comprava Sarilhos! Perante aquilo, disse-lhe que ia falar com a família, e que no dia seguinte daria uma resposta. Mas nunca mais lhe disse nada.

— Porquê?

— Na altura tínhamos valores, e eu não me estava a ver a jogar no Benfica, uma instituição pela qual tenho muito respeito. Mas para mim, sempre houve coisas mais importantes que o dinheiro. Aliás, um certo dia, contei isto ao Rui Patrício, e disse-lhe que tinha deixado de ganhar uma fortuna no Benfica, mas toda a gente me ligava ao Sporting, e nos anos em que trabalhei para o clube, como treinador, treinador-adjunto, dirigente, scouter, se calhar recuperei o que deixei de ganhar como jogador.

— Qual foi a resposta do Rui Patrício?

— Ele disse: mister, eu ganho bem no Sporting, não preciso de sair, e não quero sair do clube. O Rui Patrício queria ficar.

— Mas ao Manuel Fernandes, quando chegou à altura, aconteceu o mesmo que a todos os outros. Puseram-lhe as malas à porta e teve de ir para Setúbal…

— A Direção não queria que eu saísse, mas acabou por acompanhar o treinador, Keith Burkinshaw, que não contava comigo. E, para mim, não foi o Sporting que me mandou embora, foram dois dirigentes.

— Nesses anos falhou as fases finais do Europeu de 1984 e do Mundial de 1986. Porquê?

— Em 1984 tinha feito uma época fraca, e percebo que não tenha sido convocado. Em 1986, não. Num jantar organizado pelo Marinho, que foi meu colega no Sporting e era adjunto da seleção, o José Torres [selecionador] disse-me que provavelmente iria convocar-me. No início dessa época, lembro-me, depois de ter marcado cinco golos ao Penafiel, de ter dado uma entrevista à televisão onde disse que estavam a aparecer uns miúdos mais novos e que, se calhar, seriam eles os escolhidos para futuras convocatórias. Mas não sabia que ia fazer a época que fiz. Ganhei a Bola de Prata com 30 golos! A meio da temporada, com os golos que estava a marcar, esperava ser chamado. Foi quando se deu esse jantar com o José Torres em casa do Marinho, apresentei os meus argumentos e o José Torres disse que ia ver… Mas a verdade é que nunca me chamou.

— Qual foi a sua melhor fase na Seleção?

— Na verdade, o meu melhor momento na seleção foi no apuramento para o Mundial de 78 na Argentina. Falhámos a qualificação por muito pouco e em seis jogos marquei quatro golos. No jogo decisivo, na Polónia (1-1) marquei o nosso golo, a passe genial do Chalana, e ainda fizemos um segundo golo, limpo, que o árbitro anulou. Naqueles anos, Portugal não tinha peso nenhum lá fora.

— Quer recordar o lance com o Manuel Bento, em 1981/1982, que acabou com a expulsão do guarda-redes do Benfica, e que tanta polémica causou?

— Aliás, deixe que diga que ficou tudo bem entre nós. Até fomos a um programa de televisão para fazer as pazes e já não era preciso. O que se passou foi o seguinte: anos antes, o Bento tinha levado uma série de pontos na cabeça, , num lance com o Reinaldo, em Famalicão. Naquela noite, o Lito meteu-me a bola, isolei-me, o Bento saiu da baliza, eu arrastei o pé, e se lhe toquei foi um coisa de nada. Ele levantou-se com a bola na mão, veio direito a mim e eu ainda lhe disse: ó Bento, tem calma, o que é que vais fazer? Ele virou-se para mim e disse-me: és sempre a mesma merda, e deu-me com força com o braço. Foi expulso, foi penálti a nosso favor e vencemos bem esse dérbi em Alvalade.

— É inevitável, quando se faz a história da sua passagem pelo Sporting, falar dos 7-1 ao Benfica, na tarde em que fez um póquer…

— Foi um jogo inesquecível e, quando vencemos o Benfica, ficámos perto do primeiro lugar. Onde começámos a cair foi em Guimarães. Eu fiz um a zero, no início da segunda parte mas acabámos por perder 1-3.

— Ficou com a bola dos 7-1?

— O árbitro apitou para o fim da partida e o Gabriel (defesa direito do Sporting) agarrou na bola. Eu disse-lhe logo: Gaby, dá cá a bola que é minha, ao que ele me perguntou se era por causa dos quatro golos. Respondi-lhe que não, que era o dia dos anos da minha filha e queria dar-lha de presente. Quem tem essa bola é a minha filha.

OTHER NEWS

49 minutes ago

Orbán forja nova aliança de ultradireita no Parlamento Europeu

49 minutes ago

VCARB faz alguns ajustes no carro de Tsunoda antes da corrida de velocidade

49 minutes ago

Resultado da Lotofácil 3142: veja os números

49 minutes ago

Bastos lamenta empate do Botafogo contra o Vasco: “É difícil”

55 minutes ago

Ventura defende adesão do Chega a novo grupo europeu que inclui partido de Órban

55 minutes ago

Rony curte postagem contra Gabigol no Palmeiras e torcida critica: "Está com medo"

55 minutes ago

Verstappen: «Norris? Havemos de falar, mas é melhor arrefecer os ânimos»

55 minutes ago

Foi com este onze que Portugal perdeu o último jogo contra a Eslovénia

55 minutes ago

O chefe da McLaren culpa a clemência de 2021 pelo acidente entre Verstappen e Norris

1 hour ago

Ao lado de Jarbas Homem de Mello, Claudia Raia encabeça nova peça sobre menopausa

1 hour ago

Ministério da Agricultura barra comercialização de 14 marcas de cafés

1 hour ago

“Ela se alimentava da alma e da vida das pessoas”, diz escritor e amigo de Nélida Piñon

1 hour ago

Democratas descartam substituir Biden na corrida presidencial nos EUA

1 hour ago

Barcelona anuncia saída de dupla portuguesa, mas volta atrás e apaga publicações

1 hour ago

Fanit huomasivat “rohkean” yksityiskohdan Dua Lipan kuvassa

1 hour ago

Nevoeiro no avião? Saiba porque não se deve preocupar

1 hour ago

Franco Morbidelli não ficou completamente satisfeito na Sprint, quer top cinco: ‘Há falta de experiência com a moto e estamos a pagar’

1 hour ago

Fórmula E: Félix da Costa vence segunda prova consecutiva

1 hour ago

Copa América: Planejando mudanças, Dorival Júnior pode surpreender na escalação contra a Colômbia

1 hour ago

Andréia Horta revela 1ª gravidez de Ravel Andrade: "Nossa filha"

2 hrs ago

Pressão dos pneus trama Marc Márquez: 16 segundos de penalização e décimo lugar

2 hrs ago

Torcedores do Flamengo elegem culpado por afastamento de Gabigol: 'Final triste'

2 hrs ago

Verstappen foi sujo? Veja acidente com Norris que tirou chance de vitória dos dois na F-1

2 hrs ago

Euro2024. Inglaterra - Eslováquia

2 hrs ago

Renato relaciona promessa da base Alysson Edward no Grêmio para enfrentar o Fluminense

2 hrs ago

Benefícios do milho: queridinho das festas juninas

2 hrs ago

VÍDEO: Norris e Verstappen batem em briga pela vitória no GP da Áustria de F1

2 hrs ago

Sete mortos no mau tempo que atingiu Suíça, França, Itália e Alemanha

2 hrs ago

ビデオが中国での再利用可能な天龍-3ロケットのテスト中の爆発を示す

2 hrs ago

Videó mutatja a Tianlong-3 újrafelhasználható rakéta tesztjei során bekövetkezett robbanást Kínában

2 hrs ago

Cidades do Sul registram temperaturas negativas neste domingo

2 hrs ago

Napoli despede-se de seis atletas

2 hrs ago

F1 - Norris: "Se Max disser que não fez nada de errado, vou perder muito o respeito por ele"

2 hrs ago

Mestre Manuel Cargaleiro: O adeus a um homem com uma "obra imensa"

2 hrs ago

Warhammer 40.000: Darktide: Segredos do Deus da Máquina

2 hrs ago

Vauquelin vence etapa do Tour em que Oliveira foi sexto e Pogacar chega à amarela

2 hrs ago

Baldur's Gate 3: Youtuber oferece quase R$ 3 mil a quem fizer Karlach quebrar a quarta parede sem mods ou cheats (e provar isso)

2 hrs ago

Sem margem de erro

2 hrs ago

FGV abre inscrições para cursos gratuitos online sobre educação

2 hrs ago

Vídeo mostra explosão durante testes do foguete reutilizável Tianlong-3 na China