Natureza, lendas e sabores do Tejo em Vila Velha de Ródão, terra de oiro do rei Wamba

Garganta escavada pelo rio na crista quartzítica da serra do Perdigão, as Portas de Ródão são referência incontornável na paisagem e servem de habitat para a maior colónia de grifos de Portugal. Vila Velha de Ródão é território onde predominam os Sabores do Tejo, à prova por estes dias em festa e mostra gastronómica do concelho. Roteiro de Fim de Semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Natureza, lendas e sabores do Tejo em Vila Velha de Ródão, terra de oiro do rei Wamba

Vila Velha de Ródão é uma vila portuguesa raiana no distrito de Castelo Branco, na Beira Baixa. Tem nas Portas de Ródão um monumento natural, de que usufrui em parceria com o município de Nisa. Lugar de grande beleza paisagística, devido à abundância de recursos naturais e a formação geológica, as Portas de Ródão são um foco de concentração de aves, sendo possível observar 116 espécies, muitas das quais consideradas raras ou mesmo em extinção.

Numa escarpa sobranceira ao Tejo, o castelo de Ródão, mais conhecido por castelo do Rei Wamba, é protagonista de muitas das lendas de Vila Velha de Ródão. O rei visigodo, cuja história é transmitida pela sabedoria popular, pretende marcar a origem do castelo, que se crê, todavia, remontar ao período da Reconquista Cristã.

Rico em gravuras, é território de arte rupestre, com um centro que lhe é dedicado (de momento em remodelação). Trata-se de um dos mais importantes conjuntos de arte pós-paleolítico da Europa, constituído por mais de 20 mil gravuras, e que fica localizado no Vale do Tejo.

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Portas de Ródão

O cenário convida naturalmente a usufruir desta natureza marcada por escarpas e pelo curso do rio, seja a deslizar de canoa ou de barco pelas águas do rio ou em percursos de geoturismo, mas também através de uma viagem pela história das gentes, nas aldeias e núcleos museológicos como o do Linho e da Tecelagem, ou do Azeite.

Naturalmente, a gastronomia é ponto de honra em terra beirã, desde logo o peixe do rio, mas outros “produtos de oiro”, como o azeite, o mel, a bolaria tradicional, o presunto, os queijos e o vinho, reunidos precisamente sob a nomenclatura de “Terras de Oiro”, muitos dos quais à prova durante o evento anual, a Festa dos Sabores do Tejo.

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Grifos, uma das centenas aves raras que podem ser avistadas neste cenário

Em passeio pelo rio Tejo

O cais de Vila Velha de Ródão é um local privilegiado para a prática de desportos náuticos e passeios no rio Tejo. É servido por uma ponte pedonal que atravessa a foz do ribeiro do Enxarrique e faz a ligação ao Parque Ambiental do Tejo-Enxarrique e à Capela da Senhora da Alagada. O Parque Ambiental do Tejo-Enxarrique foi criado para valorizar a estação arqueológica da Foz do Enxarrique, um acampamento atribuído ao Paleolítico Médio e descoberto em 1982, considerado um dos sítios arqueológicos e paleontológicos mais importantes a nível internacional, onde foram encontrados vestígios de materiais líticos talhados e vestígios como o da presença do elefante europeu. Aproveite para seguir de barco e admirar as Portas de Ródão, observar a colina de grifos de Rupel e outras aves. Passa pelas ilhas da Fonte das Virtudes, dos Pescadores e cunhal do Arneiro. Pode ainda alugar uma canoa, gaivota ou praticar SUP com a Vila Portuguesa (tel. 272541138)

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Castelo do Rei Wanda

Desvendar os mistérios do castelo do Rei Wamba

A entrada neste misterioso monumento é gratuita. O castelo de Ródão ergue-se numa escarpa sobranceira ao rio Tejo, sobre as Portas de Ródão, num local de beleza surpreendente e grande importância estratégica. Acredita-se que remonte ao tempo da ocupação muçulmana e esteja relacionada com a doação do território da Açafa, por D. Sancho I, à Ordem do Templo, em 1199, embora se admita uma origem anterior e a tradição oral o associe ao Rei Wamba, visigodo. Reza a lenda que fundou o castelo, onde vivia com mulher, filhos e corte. A rainha ficava sozinha quando o rei andava em guerra e enamorou-se do rei mouro. Namoravam sentados em cadeiras de pedra, situadas numa e noutra margem das Portas. Perdida de amores, abandona rei e castelo. Confrontado com a situação, Wamba, furioso, disfarça-se de peregrino, entra no castelo do mouro, pedindo esmola, e fala com a rainha, que se finge prisioneira e avisa o rei mouro. O rei visigodo é feito prisioneiro, mas pede o desejo de tocar, pela última vez, a sua corna e tanto toca que os companheiros o acudiram, e derrotaram o exército. A rainha é então julgada pelo conselho, e, por sugestão do filho mais novo, condenada a ser atada numa mó de moinho e despenhada pela íngreme encosta do Tejo. Ainda hoje se diz que nunca mais cresceu mato no local onde o corpo rolou.

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Caminho do Xisto da Foz do Cobrão

Entre caminhos pedestres e banhos refrescantes

A Aldeia do Xisto da Foz do Cobrão localiza-se nas margens do ribeiro Cobrão, no concelho de Vila Velha de Ródão. Um troço do ribeiro permitiu a criação de uma piscina fluvial com margens que projetam uma pequena queda de água, a de Cascata do Poço de Mel. Vá a banhos e aproveite a zona de merendas. Um pequeno passadiço leva ao Núcleo do Linho e da Tecelagem, com visitas guiadas sob marcação (tel. 272543149). Passeie pela aldeia de xisto. O Caminho do Xisto da Foz do Cobrão é um percurso circular, com pouco mais de 11km. Tem início junto à igreja da aldeia, onde fica o miradouro sobre o rio Ocreza. A primeira parte do percurso segue pelas margens do rio, junto a grandes penhascos quartzíticos onde pode admirar o voo dos grifos e lontras a nadar. Encontra as Portas do Vale Mourão, geosítio classificado no Geoparque Naturtejo e, com os olhos postos nesta paisagem, passa junto a Chão das Cervas, terra natal de Manuel Cargaleiro. Sobe ao ponto mais alto do percurso, de onde avista Vale do Cobrão e regressa à Ribeira do Cobrão e rio Ocreza. Percorrer este Caminho é uma forma de conhecer as Portas de Almourão, garganta do rio Ocreza, situadas entre a aldeia da Foz do Cobrão e Sobral Fernando.

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Lagar de varas

Azeite: o oiro de Ródão

A nordeste do bairro das Pesqueiras, na margem esquerda do ribeiro do Enxarrique, próximo do rio Tejo, num edifico em xisto e quartzito é possível conhecer todas as etapas da produção de azeite, dos mais primitivos aos mecânicos. Este Lagar de Varas do Cabeças das Pesqueiras é um dos exemplares mais completos entre os muitos testemunhos existentes na região. No primeiro piso está patente a exposição “Azeite: Oiro de Ródão”. O Espaço Museu do Azeite de Sarnadas de Ródão, complementa o Lagar de Varas. Dá oportunidade de ver uma sala de tulhas em granito, outra de máquinas como pios metálicos e bombas hidráulicas, e, uma terceira, do azeite, com medidas e pequenos objetos do mestre lagareiro. Ambos os equipamentos têm entrada gratuita. A Herdade da Urgueira (tel. 272073570), na freguesia de Perais, a cerca de 15 minutos de Vila Velha de Ródão, conta 620 hectares de uma vasta área rodeada pela fauna e flora, onde é possível pernoitar e, sendo produtor de azeite DOP Portas de Ródão, convida a participar em atividades ligadas ao olivoturismo.

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Restaurante Vale Mourão

Arroz de lagostins no Vale Mourão

O restaurante Vale Mourão by Chef Pedro Rosa, selecionado pelo Guia Boa Cama Boa Mesa de 2024 e distinguido com o Selo de Qualidade Recheio, sugere “Açorda de Tomate” e “Arroz de lagostins”, que podem ser bem acompanhados pelo peixe do rio da aldeia do Arneiro. Na doçaria, não pode faltar a tradicional “Tigelada beirã”. O restaurante é um espaço confortável e, de verão, permite usufruir da esplanada. Tire partido do miradouro na aldeia da Foz de Cobrão e da presença do chef, que vem à mesa aconselhar (tel. 926164291).

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Feira dos Sabores do Tejo

Feira dos Sabores do Tejo

De 28 a 30 de junho, Vila Velha de Ródão propõe diversas atividades culturais como concertos e espetáculos de comédia e artes, gastronomia e artesanato em mais uma edição da Feira dos Sabores do Tejo, organizada pelo Município de Vila Velha de Ródão, em que estão em destaque as tradições da região. A edição de 2024 oferece gastronomia variada, com enfoque nos produtos locais e regionais, nomeadamente o mel, queijos, presunto, conservas de peixe do rio, vinhos, em especial aqueles que ostentam a chancela Terras de Oiro, que integra marcas selecionadas. Referência ainda para o facto de o município utilizar suportes promocionais de materiais recicláveis ou com certificação ambiental reconhecida, procurar a eliminação de plástico e materiais prejudiciais para o ambiente neste evento.

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Casas de Almourão

Casas de Almourão

As Casas de Almourão (tel. 912573514), situadas na Aldeia de Xisto de Foz do Cobrão, é uma proposta de alojamento que comporta quatro casas, cada uma inspirada nos produtos emblemáticos da história da aldeia como o linho, tendo havido uma fiação na Foz do Cobrão, o ouro, pela mineração do metal precioso que era explorado onde agora existe a praia fluvial, do azeite, neste caso ainda permanece como um produto da região, e do moinho, sendo esta também uma localidade de atividades rurais. Proporciona vista para o Vale do Almourão e o rio Ocreza. Fica a curta distância da zona de lazer da Foz do Cobrão, com mesas para merendar e rio Ocreza, onde a praia fluvial é adequada à pesca desportiva. Tem panorâmica sobre a serra das Talhadas.

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Adega 23

Provas e enologia vintage na Adega 23

Mesmo ao lado da autoestrada 23, no extremo sul da Beira, entre serra da Gardunha e o rio Tejo, localiza-se a Adega 23, com assinatura do atelier de arquitetura RUA. Saboreie os vinhos em conjunto com os produtos regionais, ou participe num workshop de iniciação à prova de vinhos. O edifício está repleto de objetos de arte e mobiliário que despertam a atenção, e curiosos instrumentos antigos de enologia (tel. 910454141). Da varanda, avistam-se a Serra de Mamede e as Portas de Ródão. A natureza e a vinha convidam a passeios e piqueniques ao ar livre. Prove os vinhos, tire partido do pôr-do-sol e fique até ao final do dia para perceber o aparecimento das estrelas do céu único da Beira Baixa.

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

Portas de Ródão

Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.

"Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

PUB:

natureza, lendas e sabores do tejo em vila velha de ródão, terra de oiro do rei wamba

OTHER NEWS

2 hrs ago

Caos na F2: carros emperram, Bearman não consegue chegar ao fim e Antonelli perde pontos

2 hrs ago

Estreia de Eliana na Globo foi exposta em profecia? Vídeo de apresentadora com 'vidente' viraliza e web aponta até polêmica com Patrícia Abravanel

2 hrs ago

Bombardeios russos no sul e leste da Ucrânia deixam 11 mortos

2 hrs ago

Ensaio – Kawasaki Z500 SE – mini streetfighter

2 hrs ago

Comentarista volta à Globo um ano após demissão em passaralho; entenda

2 hrs ago

Feminino | Benfica diz adeus a Sabryne Santos

2 hrs ago

Casamento de Sandrina Pratas: noivo fica em lágrimas!

2 hrs ago

Insuficiência Cardíaca: Sinais De Alerta A Serem Observados

2 hrs ago

Davide Brivio sobre Joe Roberts na Trackhouse: ‘Há um vento a soprar também nessa direção…’

2 hrs ago

6 receitas com pinhão para a sua festa junina

2 hrs ago

Copa América: Neymar sai em defesa de Lucas Paquetá após goleada da Seleção Brasileira

3 hrs ago

Hoje é Dia: semana celebra Bumba-Meu-Boi, capoeira e combate racismo

3 hrs ago

Marc Márquez quer reagir já: ‘Preciso de perceber algumas coisas, concentrar-me, para tentar estar mais perto do Bagnaia’

3 hrs ago

Fórmula 2 vai passar na TV hoje? Onde assistir ao vivo à corrida 2 da rodada da Áustria

3 hrs ago

Andersen inconsolável: «Um a das piores arbitragens de sempre, regras ridículas»

3 hrs ago

Estoril confirma a surpreendente saída de Vasco Seabra

3 hrs ago

Prazo para contribuintes entregarem o IRS termina hoje

3 hrs ago

FC Porto 'esfrega as mãos'. "Zubizarreta move-se bem a contratar"

3 hrs ago

Eduardo Coudet tem baixa inesperada no Internacional após lesão de Bustos ser confirmada

3 hrs ago

Moraes afirma que só haverá anistia por 8 de janeiro se o Supremo der aval

3 hrs ago

Canadá segura o empate, manda o Chile para casa e garante classificação

3 hrs ago

Prazo para contribuintes entregarem o IRS termina este domingo

3 hrs ago

Canadá anula Chile e segue com a Argentina para os quartos da Copa América

3 hrs ago

“Na Bulgária defrontei o Tottenham, do Mourinho. Cumprimentou-me e disse: ‘Sei que costumas marcar golos. Vê lá se hoje não fazes nenhum’”

3 hrs ago

Cooperativismo de crédito: muito além do dinheiro

3 hrs ago

Roberto Martínez com todos à disposição antes da viagem para Frankfurt

3 hrs ago

Descubra quanto Virgínia Fonseca recebe para apresentar programa no SBT

3 hrs ago

Tudo o que sabemos sobre a sequência de ‘Sexta-Feira Muito Louca’

3 hrs ago

Gestor portuário Félix Nandunge eleito "outro" presidente do PRS na Guiné-Bissau

3 hrs ago

Precisa de vários alarmes para acordar de manhã? Entenda por que e veja dicas

3 hrs ago

OFICIAL | Benfica diz adeus a Sabryne Santos

3 hrs ago

Tempo máximo de resposta ultrapassado em 92% das consultas de cardiologia

3 hrs ago

O preço (exorbitante) do novo Bugatti Tourbillon

3 hrs ago

Bentley Continental GT Speed 2025 ígéri, hogy a márka legerősebb autója lesz

4 hrs ago

Aleix Espargaró falha corrida principal do GP dos Países Baixos

4 hrs ago

Alterações às regras de imigração colocaram muitos imigrantes do Bangladesh na ilegalidade

4 hrs ago

Sócios entregaram títulos da época no Museu portista

4 hrs ago

Sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia afetam vida de comunidade portuguesa

4 hrs ago

China reforça controlo sobre terras raras vitais para fabrico de chips

4 hrs ago

???? Esses alimentos de origem vegetal provocam doenças cardiovasculares