Praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar Sesimbra, entre o mar e a serra da Arrábida

Embarque numa viagem pela costa de Sesimbra. Vila piscatória que abraça o mar, é destino para a prática de mergulho e ponto de partida para observar golfinhos e explorar o Parque Natural da Arrábida. Há ainda parapente, trilhos e praias secretas para descobrir. Passeio Verde é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa com o apoio da Kia

praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar sesimbra, entre o mar e a serra da arrábida

Praias secretas de Sesimbra

Com um dos principais portos de pesca do país, Sesimbra é mar e o Passeio Verde desta semana faz-se também em tons de azul, à descoberta de belezas naturais para explorar dentro de água, entre mergulhos, desportos náuticos e golfinhos numa terra com sabor a mar.

Estacione o automóvel na zona do Porto de Abrigo, onde a pesca é uma tradição viva, e escolha uma das várias empresas que convidam a explorar a costa num passeio de barco e organizam diversas atividades turísticas. O ideal é contactar e conhecer a Estação Náutica de Sesimbra (tel. 212288540), com vários parceiros que promovem atividades no litoral do concelho.

praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar sesimbra, entre o mar e a serra da arrábida

Sesimbra

Mergulho profundo

Entre as experiências de eleição encontra-se o mergulho nas águas calmas e cristalinas do Cabo Espichel, um dos melhores locais para a prática desta modalidade na Europa. Nudibrânquios multicolores, gorgónias, polvos, santolas e peixes de várias espécies podem ser observados por estas águas, com fundos montanhosos ricos em fauna e flora. De assinalar o local do naufrágio do navio River Gurara, com 175 metros de comprimento, junto ao Cabo Espichel, que mesmo a 28 metros de profundidade é um dos locais mais visitados por mergulhadores em Portugal.

Outras opções passam por atividades náuticas como a vela. O Cabo Espichel protege Sesimbra dos ventos fortes e oferece águas tranquilas aos velejadores, que se estendem até Setúbal e Sines, com condições únicas para a prática de vela recreativa e de alta competição. Nota ainda para a prática de canoagem, windsurf e kitesurf na Baía de Sesimbra ou Lagoa de Albufeira, local de eleição para treino de atletas destas modalidades devido ao espelho de água e às condições de vento. Por aqui também se encontram praticantes de surf e bodyboard, que buscam as melhores ondas, nomeadamente no Meco e nas Bicas. Sesimbra acolhe inclusive etapas de campeonatos nacionais e regionais de surf e SUP wave.

praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar sesimbra, entre o mar e a serra da arrábida

Mergulho em Sesimbra

Praias desertas de Sesimbra

Antes de chegar ao areal de Sesimbra, nada melhor do que apreciar a paisagem a partir do castelo e visitar o Centro de Interpretação e o baloiço panorâmico. Um percurso pedonal com cerca de 600 metros liga a zona do Valparaíso, na parte alta da vila, à Porta do Sol, uma das entradas do Castelo. Para um dia de aventura nada melhor do que partir à descoberta das praias secretas, como a Ribeira do Cavalo, Vale Covo, Mijona, Inferno ou Baleeira, a maior parte apenas acessível por mar. No Porto de Abrigo, a Odisseia Azul (Tel. 917512996) tem vários programas para conhecer algumas destas praias mais desertas, proporcionando excursões para mergulho e batismo de mergulho de mar a partir de 12 anos.

praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar sesimbra, entre o mar e a serra da arrábida

Trilhos

Trilho do Calhau da Cova

Com partida junto à EM 585, que liga a rotunda da localidade de Sampaio a Sesimbra, o Trilho do Calhau da Cova, na vertente sul da serra da Achada, tem um grau de dificuldade alto, apesar de pequeno em extensão: 6 km (ida e volta). Não aconselhável a quem sofre de vertigens, o percurso conduz até uma quase secreta enseada, que em tempos abrigava embarcações de pesca e era protegida por um forte. O prémio desta aventura, além de contemplar a paisagem e observar a falésia de calcário, é mergulhar nas águas cristalinas da praia do Calhau.

praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar sesimbra, entre o mar e a serra da arrábida

Explorar os segredos de Sesimbra

Observação de golfinhos

Para os menos aventureiros, sugere-se um passeio de barco para descobrir as praias secretas entre escarpas, só acessíveis por mar, ou para partir em busca dos golfinhos, que aqui encontraram um santuário natural entre o estuário e o Parque Natural da Arrábida. A melhor época do ano para observar estes cetáceos é entre abril e setembro, sendo a zona privilegiada de observação entre a Arrábida e o Cabo Espichel. Há passeios à medida e com diversas durações, em que podem ser avistados roazes corvineiros, golfinhos comuns, golfinhos riscadinhos e, em alguns casos, até baleias.

praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar sesimbra, entre o mar e a serra da arrábida

Passeio Verde por Sesimbra com o carro oficial Boa Cama Boa Mesa - Kia EV6 GT-Line

Parapente no Meco

A costa de Sesimbra, nomeadamente as falésias da praia das Bicas, no Meco, e da praia da Califórnia, em Sesimbra, é muito procurada para a prática de parapente. É também aqui que se realizam muitos dos batismos de voo, promovidos por diversas empresas. Os voos em parapente (cerca de 15 minutos), podem ser realizados em qualquer época do ano e fazem-se acompanhados de um piloto experiente. O local de descolagem e aterragem mudam conforme as condições, nomeadamente de vento. O “passageiro” não necessita de qualquer equipamento, uma vez que o mesmo é cedido pela empresa que promove o batismo ou o voo, como a Parapente Portugal (Tel. 913313879), que também é escola e onde pode tirar o brevet de piloto. Outra possibilidade é contactar o piloto Hugo Gaudêncio, da Flywithgaus Paragliding (Tel. 965495608), que tem a praia das Bicas, como base.

praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar sesimbra, entre o mar e a serra da arrábida

Parapente

Arte Xávega e caminhos rurais

Os caminhos rurais de Sesimbra, hoje cada vez mais procurados para atividades de lazer, são desde sempre utilizados por pastores e habitantes locais. Exemplo disso é o troço de 61 km no concelho que integra a “GR11-E9 Grande Rota/Caminho do Atlântico”, um percurso pedestre, transeuropeu, com partida na Rússia e que no concelho de Sesimbra, atravessa o Parque Natural da Arrábida, dois Sítios de Rede Natura e duas Zonas de Proteção Especial (ZPE), o Cabo Espichel e a Lagoa Pequena. Esta Grande Rota funciona como pretexto para explorar outras Pequenas Rotas (PR) no concelho.

Os dois percursos pedestres mais relevantes do concelho de Sesimbra que integram parcialmente a “GR11-E9 Grande Rota/Caminho do Atlântico” são o “PR1 SSB – Chã dos Navegantes” e o “PR2 SSB – Maravilhas do Cabo”, ambos circulares e com 5 km de extensão.

O “PR 1 - SSB: Percurso pela Chã dos Navegantes” tem como ponto de partida o planalto do Cabo Espichel e passa pelo forte de S. Domingos da Baralha; já o “PR2 SSB – Maravilhas do Cabo” é conhecida como a rota dos dinossáurios. Tem início e fim na zona do Cabo Espichel e ruma à baía dos Lagosteiros e à jazida de icnofósseis de dinossáurios.

O Parque Natural da Arrábida é destino obrigatório, pelas praias refugiadas nas falésias e banhadas por águas turquesas, como Galápos e Galapinhos, mas também para batismos e voos de parapente. No Miradouro do Portinho da Arrábida, uma rampa para a descolagem de asa delta e parapente na Serra da Arrábida tornou-se um dos locais mais instagramáveis, devido à vista deslumbrante.

praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar sesimbra, entre o mar e a serra da arrábida

Observar aves na Lagoa Pequena

O roteiro tem como próxima paragem o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, um espaço privilegiado para observação de aves. No concelho de Sesimbra, há duas Zonas de Proteção Especial de Aves – Lagoa Pequena e Cabo Espichel, que são cada vez mais procuradas por fotógrafos, biólogos, ornitólogos e adeptos do birdwatching.

O Camão, o Pato-real, a Garça-vermelha e o Chapim-real são algumas das espécies possíveis de observar nos vários circuitos em passadiços e observatórios do Espaço Interpretativo (tel. 939 982 2929), devidamente assinaladas em quadros. É possível alugar binóculos e para as crianças existe um kit de observador. As visitas guiadas para grupos de no mínimo 8 pessoas (€5 por participante e gratuitas até aos 6 anos) devem ser agendadas com pelo menos dois dias de antecedência.

Em Sesimbra, todos os caminhos conduzem até ao Cabo Espichel, para conhecer o santuário e o farol, um dos mais antigos do país, que abre ao público uma vez por semana com visita guiada. Por aqui é possível observar espécies migratórias de passagem e também espécies de aves que nidificam nas falésias, como o Falcão-peregrino.

praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar sesimbra, entre o mar e a serra da arrábida

Passeio Verde por Sesimbra com o carro oficial Boa Cama Boa Mesa - Kia EV6 GT-Line

Viajar no tempo até ao jurássico

Os dinossauros passaram por Sesimbra há vários milhões de anos e é possível encontrar vestígios da sua presença no Núcleo Interpretativo do Monumento Natural da Pedreira do Avelino, no Zambujal, um dos sete monumentos naturais do país, que preserva 108 pegadas com mais de 155 milhões de anos; e no Cabo Espichel, nas jazidas da Pedra da Mua e dos Lagosteiros, que integram o percurso pedestre “PR2 – Maravilhas do Cabo”. No Parque Augusto Pólvora, a 4 km de Sesimbra, encontra-se uma réplica de um braquiossáurio, que viveu nesta região há 145 milhões de anos.

Parque Augusto Pólvora

Com cinco hectares, o Parque Augusto Pólvora, na localidade de Maçã, oferece zonas de descanso, ligadas por um percurso pedonal, um Skate Parque, Eco Trilhos para praticantes de trail e BTT, estação de fitness, parque infantil com motivos marítimos e Eco Parque construído com materiais naturais da região para estimular as crianças para o contacto com a natureza. Há também zonas de piquenique com mesas e churrasqueiras. A entrada é gratuita.

praias secretas, mergulho, golfinhos e trilhos para explorar sesimbra, entre o mar e a serra da arrábida

Parque Augusto Pólvora

Passeio Verde é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Kia Portugal, que semanalmente, ao longo do ano de 2024, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. Neste Passeio Verde, a equipa Boa Cama Boa Mesa, viajou a bordo de um Kia EV6 GT-Line 100% elétrico.

"Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

OTHER NEWS

2 hrs ago

Morre Daniel Belleza, vocalista da banda Os Corações Em Fúria

2 hrs ago

TCU vê indícios de fraude em licitação da Secom de R$ 197 mi para redes de Lula

2 hrs ago

Hyundai lança Inster novo elétrico acessível com design inovador e alta performance

2 hrs ago

Morre Olegário Tolói de Olveira, o Dudu, ídolo do Palmeiras

2 hrs ago

Ralo Linear no Duche: Vantagens, Tipos e Onde Utilizar + 10 Fotos!

2 hrs ago

Presidente do Flamengo, Landim revela oferta de contrato para Gabigol: 'Depende dele'

2 hrs ago

Norris reage ao fato de ter perdido a pole position da Sprint na Áustria

3 hrs ago

Video: Marito Sorpreso a Tradire la Moglie Durante un Volo della United Airlines

3 hrs ago

Palmeiras de Estêvão lidera ranking do Brasileirão de pior aproveitamento em finalizações

3 hrs ago

Jared Padalecki confirma presença na 5ª temporada de “The Boys”

3 hrs ago

Botafogo tem retorno de cinco jogadores para partida contra o Vasco

3 hrs ago

Juros: taxas sobem às máximas em mais de 1 ano com risco fiscal e alta do dólar

3 hrs ago

Odebrecht recua e aceita termos do governo Lula para multa de leniências da Lava Jato

3 hrs ago

Gabigol recusa proposta de renovação do Fla e dá mais um passo para saída

3 hrs ago

Como escolher as melhores ações para enfrentar os desafios do 2º semestre?

3 hrs ago

Novo técnico do Ceará, Léo Condé deixa recado antes de estrear: "Dar o recado"

3 hrs ago

‘Se tudo vai parar no Judiciário, é falência de outros órgãos’, diz Toffoli

3 hrs ago

MotoGP: Pramac confirma fim da parceria com Ducati e acordo com Yamaha a partir de 2025

4 hrs ago

Cruz Vermelha quer novas regras nos apoios do Estado perante aumento de pedidos de ajuda

4 hrs ago

Mercadona recomenda snack saudável para o verão que até ajuda a emagrecer

4 hrs ago

Condições climáticas impactam os cultivos de 2ª safra e de inverno da safra 2023/2024 de acordo com Boletim da Conab

4 hrs ago

Sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter registado em Serpa

4 hrs ago

Diabetes mellitus: como descobrir, evitar e tratar

4 hrs ago

Setúbal aprova taxa turística que deverá render 400 mil euros por ano

4 hrs ago

Laboratório no Algarve quer ser polo na utilização industrial de algas

4 hrs ago

Chris Hemsworth 'enfrenta' aranha gigante e posta na web; veja

4 hrs ago

Flintlock: The Siege of Dawn virou ouro

4 hrs ago

Vinícius, enfim, assume protagonismo na seleção e comanda goleada sobre Paraguai

4 hrs ago

Corinthians aceita proposta da Liga Forte, mas conselheiros podem vetar

4 hrs ago

Minecraft: veja lista de códigos e comandos para usar no game!

4 hrs ago

Recuperado de lesão no joelho, Djokovic vai participar do torneio de Wimbledon

4 hrs ago

Lula: ‘Vai melhorar quando eu puder indicar o presidente do Banco Central’

4 hrs ago

Leila toma frente por Gabigol no Palmeiras e põe reeleição em risco; Entenda

4 hrs ago

Sporting já prepara venda de 'peso pesado'... contra a vontade de Amorim

4 hrs ago

Estes 10 sinais mostram que o seu parceiro é fiel e leal

4 hrs ago

Como utilizar a menta para atrair dinheiro?

4 hrs ago

Empresário indica futuro de Gabigol após imbróglio com Flamengo e cita Palmeiras

4 hrs ago

Depois deSplatoon 3 inúmeras derrotas, um jogador japonês enviou ameaças de bomba para o Nintendo 39 vezes

4 hrs ago

Benfica e FC Porto reagem à morte de Manuel Fernandes

4 hrs ago

Resenha de Endrick e Gómez na Copa América diverte torcida do Palmeiras; veja mensagens na web