Campos Neto diz que Lula tem direito de se manifestar e nega conversa com Tarcísio para ser ministro

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira, 27, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem direito de se manifestar sobre a política monetária. Na semana passada, o mandatário criticou o nível da taxa Selic e acusou Campos Neto de ter lado político.

“O presidente da República tem todo o direito de se manifestar em relação ao que está acontecendo, o que está sendo feito no Banco Central ou em qualquer outro órgão”, disse Campos Neto, ao ser indagado sobre o tema em uma entrevista à imprensa. “Não cabe a mim, presidente do BC, entrar em debates políticos.”

Ele afirmou que o BC “tem mostrado e vai continuar mostrando” que toma decisões técnicas. “Eu vou sair em breve (da presidência do BC), o tema político vai continuar e as pessoas vão fazer uma análise um período depois de eu ter saído e vão chegar à conclusão de que, enquanto o Roberto esteve lá, foi 100% técnico”, disse em entrevista à imprensa para comentar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), em São Paulo.

Campos Neto lembrou que, em 2022, o BC fez o “maior aumento de juros em ano eleitoral da história do mundo emergente”, em termos proporcionais. E lembrou que a missão do BC é entregar a inflação baixa, o que classificou como a “melhor política social.”

Ao responder, porém, se os ataques de Lula dificultam o trabalho do BC, Campos Neto observou que, conforme mostra o comportamento do mercado em tempo real no passado recente, houve piora de preços de ativos e de variáveis econômicas em momentos de pronunciamento do presidente.

Dessa forma, ele ponderou que o aumento do prêmio de risco, com volatilidade, afeta o canal das expectativas e, consequentemente, a potência da política monetária, tornando, sim, mais difícil o trabalho do BC ao longo do tempo.

campos neto diz que lula tem direito de se manifestar e nega conversa com tarcísio para ser ministro

Campos Neto negou que tenha cogitado abreviar seu mandato à frente da autoridade monetária Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Campos Neto procurou não comentar as falas em que Lula descarta a ideia de desvincular os reajustes de benefícios previdenciários do salário mínimo. Segundo o presidente do BC, não faz sentido comentar medidas específicas relacionadas às contas públicas, acrescentando que o que importa são os desdobramentos da política fiscal na função de reação do Banco Central.

Apesar da avaliação de que ruídos fiscais contribuem para elevar o prêmio de risco, Campos Neto explicou por que as incertezas fiscais não voltam ao balanço de riscos do Comitê de Política Monetária (Copom).

Ao contrário das expectativas, os números das contas públicas de curto prazo têm sido positivos, lembrou, de modo que não faz sentido dar peso muito grande ao fiscal no balanço. “Entendemos que estamos passando por ruídos de curto prazo e precisamos falar mais de variáveis estruturais.”

Campos Neto afirmou também que a estratégia do BC de não antecipar os próximos passos do Copom, com o fim do forward guidance, não significa que a autoridade monetária não esteja vigilante. Nesse ponto, reafirmou que a desancoragem das expectativas de inflação preocupa muito o BC.

Conversa com Tarcísio

O presidente do BC negou que tenha conversado com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre a possibilidade de tornar-se ministro da Fazenda caso Tarcísio seja eleito à Presidência da República. “É importante dizer que eu nunca tive nenhuma conversa com o Tarcísio sobre ser ministro de nada”, disse.

Neste mês, ele participou de um jantar organizado por Tarcísio, que é cotado para enfrentar Lula em 2026, em São Paulo. Depois, foi criticado pelo mandatário, que o acusou de ter lado político.

    Campos Neto disse ser amigo de Tarcísio desde o governo anterior, quando o hoje governador paulista era ministro da Infraestrutura. “Continuamos conversando sobre economia, como converso com vários agentes e parlamentares, pessoas do governo. As nossas famílias são próximas, então a gente tem uma amizade grande”, afirmou.

    O presidente do BC afirmou que, na percepção dele, Tarcísio “não será candidato agora” e negou ter sugerido que o governador de São Paulo não se candidate. Ele não quis antecipar agora se aceitaria um convite caso o governador decida lançar uma candidatura à presidência após terminar um segundo mandato no governo paulista. “Tenho 55 anos, em 2030 vou ter 61, falar do que vou fazer daqui a seis anos não faz o menor sentido”, declarou.

    Campos Neto reforçou que não pretende se candidatar a nada e reiterou que tem planos, após deixar a autarquia, de trabalhar no setor privado em alguma atividade que combine tecnologia e finanças.

    Abreviar mandato

    O presidente do Banco Central disse que “em nenhum momento” falou em abreviar seu mandato à frente da autoridade monetária. Ele foi indagado sobre um eventual impacto positivo nos mercados se o governo antecipasse a indicação do nome que vai substituí-lo a partir de 2025.

    “Eu acho que é importante frisar que em nenhum momento eu disse que eu queria abreviar o meu mandato, de nenhuma forma. Eu acho que é importante que eu fique até o último dia. Esse é o primeiro grande teste do processo de autonomia”, disse.

    Ele defendeu, no entanto, que a autonomia tem grande valor institucional e disse ter o dever de promover uma “transição suave”, independente de quem venha a sucedê-lo. Acrescentou, ainda, que é importante que o indicado tenha tempo de fazer corpo a corpo no Senado, para a sabatina pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

    “Se ter uma antecipação maior é melhor ou não para o mercado, eu acho que tem interpretações diferentes, acho que não cabe a mim falar se é melhor ou se não é melhor”, disse. “O que eu disse é que é importante ter tempo para fazer esse processo e fazer a transição suave.”

    Câmbio flutuante

    Campos Neto e o diretor de Política Econômica da autarquia, Diogo Guillen, ao discorrerem sobre a taxa de câmbio no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), reforçaram que a autoridade monetária segue o princípio do câmbio flutuante e que não fazem intervenção neste mercado mirando o nível da taxa.

    Campos Neto disse que o câmbio apresentou uma desvalorização em linha com as variáveis do prêmio de risco. “Não temos feito operação direcional no câmbio. Operação de swap foi uma rolagem”, disse.

    De acordo com o banqueiro central, intervenções no mercado de câmbio só vão ocorrer quando houver disfuncionalidade.

    Ele ressaltou que a comunicação do BC tem sido compatível com a estratégia de não fornecer ao mercado um guidance, ou seja, uma sinalização sobre os próximos passos da política monetária. Nesse sentido, disse que um movimento de alta dos juros, como tem sido precificado pelo mercado, não faz parte do cenário-base do Banco Central.

    OTHER NEWS

    1 hour ago

    Após amputação e 5 meses no hospital, Conceição Geremias, ouro no Pan, pede ajuda

    1 hour ago

    Vai fazer frio em São Paulo até quando? Confira a previsão

    1 hour ago

    Criciúma x Internacional no Brasileirão: onde assistir, horários e escalações das equipes

    1 hour ago

    O aviso sério de Martínez sobre a Eslovénia: 'Se eles marcam…'

    1 hour ago

    F-1: Vice, Piastri admite dor por ‘ficar tão perto da vitória’ no GP da Áustria

    1 hour ago

    Michael J Fox gjorde en overraskende opptreden under Coldplays konsert i England

    1 hour ago

    EM DIRETO: Bellingham 'salva' Inglaterra e leva jogo a prolongamento

    1 hour ago

    Está a gastar demasiado dinheiro num smartphone?

    1 hour ago

    Marc Márquez é punido por pressão baixa dos pneus e cai para 10º lugar em Assen

    1 hour ago

    F1: Williams negocia com outros pilotos e pode 'fechar portas' para Sainz

    1 hour ago

    Band leva troco do SBT, mas supera Record com audiência do GP da Áustria de F1

    1 hour ago

    Turquia prende pelo menos 15 manifestantes em Parada do Orgulho LGBT

    1 hour ago

    Maverick Viñales quer mais da Aprilia após o verão, lamentou problemas em Assen, e analisou ainda a Ducati… e a RS-GP23 e 24

    1 hour ago

    Moto3 impróprio para cardíacos em Assen: Iván Ortolá ganhou num dramático duelo com o homem da casa

    2 hrs ago

    Matías Rojas e Corinthians são expostos por empresário e negociação vem à tona: “De graça”

    2 hrs ago

    Portugal alcança melhor resultado de sempre no Mundial de sub-20

    2 hrs ago

    Verstappen chega a uma conclusão muito dolorosa após o desastre no Red Bull Ring

    2 hrs ago

    Gabigol não quer deixar o Flamengo e aceita contrato de 2 anos

    2 hrs ago

    Multas de estacionamento: tipos, coimas e contestações

    2 hrs ago

    Bruno Fernandes: «Objetivo mínimo de Portugal? Chegar à final e ganhar»

    2 hrs ago

    Oficial: ex-Benfica reforça o Rio Ave

    2 hrs ago

    Bola aérea funciona para os dois lados e Vasco e Botafogo empatam em São Januário

    2 hrs ago

    Quem é Stan Edgar? Relembre o personagem de The Boys Temporada 4

    2 hrs ago

    Eurocopa: Duelos decisivos das oitavas de final, de hoje (01)

    2 hrs ago

    Após confirmação de saídas, Barcelona reabre negociações para manter dupla de Portugal

    2 hrs ago

    Beryl se transforma em furacão 'muito perigoso' de categoria 3 no Caribe

    2 hrs ago

    Vídeo: candidato ao prémio Puskás? (ou apenas sorte?)

    2 hrs ago

    Cidade de Santa Catarina registra -7,2ºC, menor temperatura do ano no Brasil

    2 hrs ago

    Itália fracassa na Euro 2024 sem identidade e com questionamentos para o futuro

    2 hrs ago

    Benfica despede-se de Nuno Resende

    2 hrs ago

    Lula convida cantores sertanejos para almoço; saiba quem aceitou

    2 hrs ago

    Exportação de armas na Alemanha rumo a novo recorde

    2 hrs ago

    Palmeiras x Corinthians: Saiba onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo pelo Brasileiro

    2 hrs ago

    Hjulmand no adeus ao Euro 2024: «Nunca esquecerei»

    2 hrs ago

    Estádio do Flamengo no Gasômetro; PVC defende desapropriação: "Faz todo sentido"

    2 hrs ago

    Carta emocionante de Eriksson: «Tenho a sorte de falarem de mim enquanto estou vivo»

    2 hrs ago

    F1: Stella alega que batida entre Norris e Verstappen é consequência de ausência de punição ao holandês em 2021

    2 hrs ago

    Idade gestacional: entenda como é calculado o tempo de gravidez

    2 hrs ago

    Heidi Klum risikerer at blive bandlyst fra Instagram efter at have delt en dristig foto

    2 hrs ago

    OAB denunciará desembargador que negou prioridade a advogada gestante