Xi Jinping volta à Europa cinco anos depois: qual é a estratégia do líder chinês?

França, Sérvia e Hungria serão os países visitados por Xi Jinping no seu regresso à Europa, cinco anos depois. O seu objetivo é claro: afastar a UE dos EUA e mostrar o que pode dar, especialmente a nível económico, à Europa

xi jinping volta à europa cinco anos depois: qual é a estratégia do líder chinês?

Xi Jinping

Desde 2019, quando visitou Itália, que o líder chinês não entrava em solo europeu. A viagem começa este domingo, em França, mas ainda passará pela Sérvia e pela Hungria. A escolha dos países não é inocente, numa altura em que as tensões entre a União Europeia (UE) e a China estão elevadas, o presidente chinês fará de tudo para afastar o ‘Velho Continente’ da América e para amenizar as relações.

De formas diferentes, os três países escolhidos por Pequim olham com desconfiança para alguns dos ideais norte-americanos ou mesmo a relação próxima que a Europa tem com os Estados Unidos e não descartam nenhum relacionamento económico.

As tensões comerciais

Xi Jinping inicia a sua visita em França, um dos ‘gigantes’ da UE. Nas últimas semanas, as relações com o bloco europeu não têm sido as melhores, pois a UE lançou investigações comerciais sobre vários equipamentos chineses e chegou a invadir os escritórios do fabricante chinês de equipamentos de segurança Nuctech como parte de uma investigação sobre subsídios. E esta semana o chefe comercial da Comissão Europeia sugeriu que as taxas sobre os veículos elétricos chineses poderão ser impostas até junho, após o lançamento de uma investigação sobre o apoio estatal à fabricação de carros elétricos na China.

Além do mais, a Alemanha e o Reino Unido também prenderam ou acusaram, nos últimos dias, pelo menos seis pessoas por alegada espionagem e crimes relacionados ligados à China.

Já em março, a Itália oficializou a sua saída da “Nova Rota da Seda”, acordo económico assinado com a China em 2019, quando da última visita de Xi à Europa, tendo sido o único país do G7 a aderir.

Mas as tensões não se agravaram apenas de um lado. Ainda no início do ano a China abriu uma investigação sobre o preço do brandy importado da UE, uma medida que poderá atingir o setor do conhaque francês e é amplamente vista como uma retaliação às várias investigações que têm sido iniciadas na Europa. Nas suas reuniões, Xi provavelmente irá insistir na mensagem de que “descartar” a China é perigoso para a Europa, uma mensagem que já passou ao chanceler alemão na última visita que este fez a Pequim.

“A China é vista cada vez mais como uma ameaça multifacetada em muitas capitais europeias. Mas há divisões na Europa sobre a rapidez e o alcance a seguir na abordagem das preocupações sobre a China, tanto nas esferas económicas como de segurança”, disse à “CNN” Noah Barkin, membro do Fundo Marshall Alemão dos Estados Unidos, baseado em Berlim.

O líder chinês deverá encontrar-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, na segunda-feira.

As relações com os EUA…

Xi não visita França apenas por ser um dos grandes países europeus, mas também porque Macron é um dos líderes que quer manter uma certa distância em relação aos Estados Unidos.

Não é novidade que as relações entre a China e os Estados Unidos têm de ser feitas com todos os cuidados e têm-se agravado nos últimos anos, com uma guerra comercial que se tem focado, particularmente, na tecnologia, sendo os mais recentes visados a marca Huawei e a rede social TikTok.

Com Macron, com quem se irá reunir em Paris e ainda nos Pirinéus, Xi tentará “ver se consegue distanciar mais a Europa da América do Norte”, disse à “CNN” Chong Ja Ian, professor associado de ciência política na Universidade Nacional de Singapura.

Na última vez que Xi, Macron e von der Leyen estiveram juntos foi em abril de 2023, em Pequim. Na altura, França saiu com 18 acordos com empresas chinesas e Macron disse aos jornalistas que a Europa não deveria tornar-se “seguidora da América” na questão de Taiwan. No mês passado, Macron voltou a dizer o mesmo, num discurso na Sorbonne, defendendo que a UE não “deve ser vassalo dos EUA”. Na sua ótica, a sobrevivência do bloco depende da sua “autonomia” e do desenvolvimento militar.

Xi sabe o que faz. Antes de aterrar em França, na antecipação à visita, elogiou o país como uma grande potência e expressou esperança de que os seus laços “estarão sempre na vanguarda das relações da China com os países ocidentais”.

…e com a Rússia

A guerra na Ucrânia é um ponto sensível nas relações entre a UE e a China e também deverá estar na agenda das reuniões no início desta semana. O problema é que Pequim parece ter feito pouco para levar a Rússia em direção à paz, mesmo indicando que é essa a solução que deseja.

A visita de Xi ocorre num momento em que os EUA e os seus aliados europeus se manifestam cada vez mais sobre as preocupações de que as exportações chinesas de bens para a Rússia estejam a alimentar a sua máquina de guerra. Pequim defende esse comércio como parte regular das suas relações bilaterais.

É expectável que Macron e von der Leyen alertem o líder chinês de que as relações com a Europa dependem da sua posição em relação à invasão russa, segundo escreve a imprensa internacional.

O fim das críticas

Nem todas as visitas serão tão sensíveis como aquela em que tem início a viagem. A visita à Sérvia, que não faz parte da UE, e à Hungria, que cada vez mais se distancia das políticas europeias, serão menos controversas – e também, por isso, destinos bem escolhidos por parte dos políticos chineses. “Os seus líderes [da Hungria e da Sérvia] acolhem com satisfação o investimento chinês e não têm problemas com o aprofundamento dos laços da China com a Rússia”, disse Noah Barkin.

A visita de Xi a Belgrado coincidirá com a semana do 25º aniversário do bombardeamento da NATO à embaixada chinesa em Belgrado, que matou três pessoas. O ataque, parte de uma campanha de bombardeamento mais ampla da NATO nos Balcãs durante a Primavera de 1999, agravou as relações entre a China e os EUA.

Durante a visita, o líder chinês poderá procurar destacar os investimentos chineses em Belgrado e Budapeste, por forma a deixar a mensagem ao resto da Europa.

A Hungria emergiu, recentemente, como um centro de produção para os fornecedores automóveis chineses, incluindo os fabricantes de veículos eléctricos – uma situação que os analistas ouvidos pela imprensa internacional dizem que poderá ajudar as empresas chinesas a contornar as taxas da UE. De notar que a Hungria já é a maior base da Huawei fora da China.

Em troca, Orbán tem apoiado abertamente a China em fóruns internacionais. Em diversas ocasiões, a Hungria opôs-se às moções críticas da UE à China em matéria de direitos humanos.

OTHER NEWS

14 minutes ago

London Knights championship celebrations draw thousands to Budweiser Gardens

14 minutes ago

London Drugs says employee information could be ‘compromised’ in cyberattack

14 minutes ago

Valerie Bertinelli Announces Mental Health Break From Social Media

17 minutes ago

Jurgen Klopp pens emotional open letter to Liverpool fans ahead of final game

17 minutes ago

Judge pushes decision to next week on Alec Baldwin's indictment in fatal 2021 shooting

17 minutes ago

Robbie Keane guides Maccabi Tel-Aviv to Israeli league title after first season in charge

17 minutes ago

How Neil Jason put on a slap bass masterclass on David Sanborn’s 1979 instrumental classic Hideaway

17 minutes ago

Trump trial judge rebuked for donations to Democrat-aligned groups in 2020

17 minutes ago

Tornadoes, floods, heatwaves and freezes - the extreme weather around the world this weekend

17 minutes ago

Spector unveils Doug Wimbish USA Custom Series basses, including a replica of his iconic 1987 5-string

17 minutes ago

The Beach Boys seen at Abbey Road studios promoting new documentary

17 minutes ago

If you've somehow not played Baldur's Gate 3 yet, our 2023 GOTY is on sale for 15% off, the lowest it's been since launch

17 minutes ago

UAW loses vote to unionize Mercedes-Benz plant in Alabama

17 minutes ago

Highlights! 19-Year-Old Phenom Delivers Vicious TKO

17 minutes ago

'Bet on Cowboys'? Osa Talks Locker Room, Contract and 'All In'

17 minutes ago

Eagles Schedule: Ranking Top QBs Philly's Defense Will Face in 2024

17 minutes ago

William to be usher at Duke of Westminster’s wedding, report says

18 minutes ago

Acacia Ridge, Brisbane: Teenager is charged over horrific stabbing near a school - as a 19-year-old fights for life in hospital

18 minutes ago

Bo Nix starting to build outstanding relationships in Denver, especially with the media

18 minutes ago

Tennis-Swiatek brushes Sabalenka aside to win third Italian Open title

18 minutes ago

Uddhav Thackeray holds 4 Mumbai rallies on last day, calls MNS chief Raj 'mercenary'

18 minutes ago

Putin's Ultimatum to the UK

18 minutes ago

Why Biden could LOSE key battleground state he flipped in 2020 due to rapidly changing landscape

18 minutes ago

Body of Israeli hostage Ron Benjamin is recovered in Gaza after he was kidnapped by Hamas on October 7 while on a bike ride

19 minutes ago

Taking the Lead: Phase 4 of 2024 Polls Saw Improved Turnout of Female Voters in 53 Seats from 2019

19 minutes ago

Sabres' Bowen Byram in Hot Water

22 minutes ago

Emma Raducanu slams tennis gender pay gap and claims women are 'technically better'

22 minutes ago

Favorites stage 15 Giro d'Italia 2024 | Pink Pogacar faces Mortirolo and Livigno over Pentecost!

23 minutes ago

Happy Valley, Top Boy and The Sixth Commandment celebrate wins at Bafta TV awards

23 minutes ago

‘We are happy to welcome aboard millions more Tories’

23 minutes ago

Arne Slot confirms football’s worst-kept secret: he will be next Liverpool manager

23 minutes ago

Kaizer Chiefs players feeling pressure ahead of Polokwane City meeting

23 minutes ago

Biden campaign rejects further debates put forward by Donald Trump

23 minutes ago

Luka Doncic’s Updated Injury Status for Mavericks vs. Thunder Game 6

25 minutes ago

OpenAI Shakeups Breed Growing Concerns Over The Tech’s Safety

26 minutes ago

Video: South West Water boss Susan Davey in grovelling apology to customers after dozens are left vomiting and with diarrhoea after cryptosporidium parasite contaminated water

26 minutes ago

Jurgen Klopp confirms ANOTHER Liverpool exit in final programme notes

26 minutes ago

Shane Lowry shoots sensational 62 to equal Major record at PGA Championship

26 minutes ago

Commanders' rookie 'really happy' he gets to play with vets like Jonathan Allen, Daron Payne

26 minutes ago

23 people missing after setting off in boat to Italy from Tunisia

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch