Postagem exagera impacto de declaração de desembargador aposentado em processos do 8 de Janeiro

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

O que estão compartilhando: vídeo afirma que um desembargador foi a público pedir a anulação de todos os julgamentos do 8 de Janeiro e causou uma “reviravolta” em Brasília.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso porque o homem que aparece no vídeo não é mais desembargador e a declaração dele não teve consequência para os processos do 8 de Janeiro. Sebastião Coelho se aposentou do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e atualmente trabalha como advogado. Inclusive, defendeu o primeiro réu julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Em setembro do ano passado, ele entrou na mira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por suspeita de incentivar e financiar os ataques na Praça dos Três Poderes.

postagem exagera impacto de declaração de desembargador aposentado em processos do 8 de janeiro

Vídeo engana ao afirmar que Coelho ainda seria desembargador e que a declaração do magistrado aposentado teria causado “reviravolta” em Brasília. Foto: Reprodução/Threads

Saiba mais: A postagem verificada aqui é o recorte de um vídeo publicado no dia 3 de abril por um perfil no Instagram atribuído ao desembargador aposentado Sebastião Coelho. Na gravação, Coelho faz críticas a uma declaração dada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes durante entrevista para o documentário “8/1: A Democracia Resiste”, da GloboNews. Na ocasião, Moraes afirmou ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, no momento dos ataques em Brasília. De acordo com Moraes, Lula ligou para perguntar quais as possibilidades jurídicas para que o governo atuasse diante da invasão das sedes dos Três Poderes.

Na opinião de Sebastião Coelho, esse contato pode ser motivo para considerar Moraes suspeito para julgar os processos ligados ao 8 de Janeiro. Coelho se justifica citando o inciso IV do artigo 254 do Código de Processo Penal, que afirma que o juiz será dado como “suspeito” “se tiver aconselhado qualquer das partes”. Ainda segundo o desembargador aposentado, uma das possíveis consequências dessa suspeição seria a anulação de todas as decisões proferidas pelo ministro, inclusive os julgamentos por ele realizados.

Conforme mostrou o Estadão, advogados dos réus do 8 de Janeiro articulam uma ofensiva judicial para tentar anular todos os processos com base no argumento de que Moraes é suspeito para conduzir as investigações. No entanto, integrantes do Tribunal já se posicionaram a favor de Alexandre nessa questão. Em fevereiro deste ano, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, rejeitou 192 pedidos de suspeição e impedimento de Moraes em relação às investigações que apuram crimes relacionados aos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília.

A competência de Moraes para tocar as ações penais também foi defendida pelo ministro Gilmar Mendes. Em entrevista à CNN no mês de março, Mendes afirmou que Moraes não deveria ser impedido de julgar os crimes relacionados aos atos de 8 de Janeiro. “Não faz sentido algum porque não há nenhum ato do ministro Alexandre que justifique esse impedimento ou a quebra dessa imparcialidade. Pelo contrário, decidiram atacá-lo porque ele estava cumprindo um mister institucional de defesa das instituições”, afirmou Gilmar.

O Estadão Verifica tentou contato com Coelho, mas não teve resposta.

postagem exagera impacto de declaração de desembargador aposentado em processos do 8 de janeiro

Sebastião Coelho critica uma declaração dada pelo ministro Alexandre de Moraes durante entrevista para o documentário “8/1 A Democracia Resiste”, da GloboNews. Na ocasião, Moraes afirmou ter conversado com o presidente Lula e com o ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), no dia dos ataques em Brasília. FOTO: WILTON JUNIOR/ESTADÃO Foto: Wilton Junior/Estadão

Juristas discordam de Coelho

“Partes” é como são chamadas as pessoas envolvidas em um processo judicial: isso inclui o juiz, réus e autores da ação. Especialistas em Direito consultados pelo Verifica discordam que Lula poderia ser considerado “parte” dos processos dos atos de 8 de Janeiro. Na explicação do professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF) Gustavo Sampaio Telles Ferreira, Lula não é a parte interessada, e sim a União Federal.

“Em verdade, o interesse envolvido era da sociedade brasileira, dos Poderes ofendidos e da própria União Federal, pessoa jurídica de direito público autônoma, distinta da figura pessoal do seu chefe, o Presidente da República”, esclareceu Ferreira.

O professor ressalta que a ação penal pela prática de crimes contra o Estado Democrático de Direito tem como autor o Ministério Público (MP), que representa o interesse da sociedade como um todo.

Portanto, segundo Ferreira, nos julgamentos do 8 de Janeiro as partes com interesse eram: a sociedade, representada pelo Ministério Público, interessada em preservar o Estado Democrático de Direito; e a União Federal, pessoa jurídica de direito público, interessada em preservar o seu patrimônio.

O mesmo argumento é defendido pelo advogado criminalista José Carlos Abissamra Filho, doutor e mestre em direito penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na avaliação dele, Lula e Messias não podem ser considerados partes nos processos do dia 8 de Janeiro, pois foi o Ministério Público quem ofereceu a denúncia. É por meio de uma ação penal pública que o MP pode enviar uma demanda de natureza criminal à Justiça. Por sua vez, esse tipo de ação sucede uma série de investigações sobre os fatos.

“No processo penal de ação penal pública [a acusação] é do Ministério Público, e o acusado está na outra ponta”, disse. “A Presidência da República não tem absolutamente nada a ver com essa relação”.

O advogado acrescenta que não vê problema na ligação do presidente para o ministro do STF. Ele lembra que a Constituição Federal prevê que os Três Poderes sejam harmônicos e independentes entre si.

Ex-desembargador fez diversas críticas a Moraes

O ex-desembargador já havia feito críticas a Moraes em outras ocasiões. Em janeiro deste ano, durante uma transmissão ao vivo no Instagram, Coelho colocou em dúvida as revelações do ministro sobre planos articulados pelos golpistas nas redes sociais para executá-lo. Na ocasião, o magistrado aposentado argumentou que, se as ameaças contra Moraes fossem verdadeiras, o ministro deveria se declarar suspeito para conduzir os inquéritos e julgar os golpistas.

Quando ainda era desembargador, Coelho disse que Moraes fez uma “declaração de guerra ao País” durante a posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em agosto de 2022, o ex-desembargador anunciou a aposentadoria e atribuiu sua saída do cargo a uma reação ao STF e ao discurso de Moraes.

Ainda em 2022, no acampamento montado por bolsonaristas em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, ele voltou a rivalizar com o ministro. Na ocasião, Coelho afirmou que Moraes ”não respeita a Constituição” e chegou a defender sua prisão.

Ao Verifica, o Conselho confirmou que uma reclamação disciplinar tramita em desfavor do desembargador aposentado.

OTHER NEWS

17 minutes ago

Four minors found working at Alabama poultry plant run by same firm found responsible for Mississippi teen's death

18 minutes ago

In a debate over a school name, it's not just parents who are attached to the past

19 minutes ago

Leeds vs Southampton: Championship play-off final date, kick-off time, tickets, TV, live stream, team news, h2h results, odds

19 minutes ago

Antonio Pappano Gala review – farewell concert celebrates the best thing that has happened to the Royal Opera

19 minutes ago

Rep targeted by MTG’s brands her ‘absolutely racist’ as both parties rip behaviors in fiery clash

19 minutes ago

Red-hot Lloyd emerges from Dark place to snatch Jewel

19 minutes ago

How to save £3,000 on your business class flight this summer

19 minutes ago

Neil Young and Crazy Horse Are Unearthing Their ‘Early Daze' on New Archival LP

19 minutes ago

He Survived a Beatdown From Congress. Can He Survive One From His Own Staff?

20 minutes ago

Climate activists breach German airport, eight arrested

22 minutes ago

Video: Heart-stopping moment firefighters rescue six-year-old boy cowering on fourth-floor balcony using only a precariously-balanced ladder as apartment goes up in flames in Brazil

23 minutes ago

Cannes Film Festival: Emma Stone stuns in a chic white blazer dress while Margaret Qualley catches the eye in a HUGE hat as they join Hunter Schafer for the Kinds Of Kindness photocall

25 minutes ago

Tom Wright’s ‘highlight reel special’ try

25 minutes ago

This New Multi-Nation Visa Will Grant Tourists Entry to Six Gulf Countries

25 minutes ago

New project to support Inuit food sovereignty underway in Nunavut

25 minutes ago

Five-year-old girl dies in horror accident after being strangled by swing set

25 minutes ago

I'm a Travel Writer, and These Are the Best Amazon Deals I'm Jumping on Ahead of Memorial Day From $18

25 minutes ago

South Australia makes play to enter US nuclear submarine supply chain ahead of AUKUS build

25 minutes ago

China to cut mortgage rates as part of plan to prop up property market

26 minutes ago

Indy 500 qualifying at Indianapolis Motor Speedway: How it works, when to watch, entries

26 minutes ago

Indonesia’s free school lunch initiative stirs positive change despite cost concerns

26 minutes ago

Climate activists glue themselves at Munich airport to protest pollution caused by flying

26 minutes ago

Suspect in attempted assassination of Slovakia's prime minister makes first court appearance

26 minutes ago

11 Biggest Differences Between The Fallout Show And The Games

29 minutes ago

Emma Stone On Physicality In ‘Kinds Of Kindness’: “I’m A Feminist And I Like Working With Yorgos Lanthimos” – Cannes

32 minutes ago

Phil Foden is crowned the Premier League's Player of the Year after leading title push... as a Man City star scoops the award for a fifth straight season

32 minutes ago

Drake puts MASSIVE bet on Tyson Fury vs Oleksandr Usyk that could bank him £700k - but fans are warning the 'curse' could strike again

32 minutes ago

Dystopia meets glamor as 'Mad Max' premieres in Cannes

33 minutes ago

Why now could be a great opportunity to buy undervalued UK shares

33 minutes ago

These 5 Players May Play Their Last Game For West Ham This Weekend

33 minutes ago

‘I lost my home – over a £1,500 car loan’

33 minutes ago

Texas Family Finally Learns Fate of Man Held in Syria

33 minutes ago

Leeds United star lauded as 'incredible' by Sheffield Wednesday man after display against Norwich City

34 minutes ago

Britain’s best white-sand beaches

34 minutes ago

Debt-hungry American companies are flocking to Europe as interest rate cuts fuel $33 billion ‘Reverse Yankee’ effect

34 minutes ago

Kob, grunter main targets at Blue Lagoon

34 minutes ago

Rieder: Marriage of Active & Passive Beneficial to Financial Advisors

36 minutes ago

UAE flights not affected after airport closure in Germany

36 minutes ago

Monaghan contradicts stories about Newey: 'Never cut off from the process'

36 minutes ago

Paul Merson names £120m star Arsenal must sign as Edu nears deal for £34.3m alternative

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch