Por reajuste maior, operadoras de saúde cortam 90% dos planos familiares

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – De olho na possibilidade de aumentar a mensalidade sem a interferência da ANS (Agência Nacional de Saúde), as operadoras de saúde estão reduzindo a oferta de planos individuais e familiares enquanto aumentam a de planos coletivos, cujo índice de reajuste não é decidido pela agência reguladora.

A ANS só define o reajuste dos planos vendidos diretamente a uma pessoa ou família. Em 2023, a agência aumentou a mensalidade em 9,6%. Já os planos coletivos são vendidos para empresas ou a determinadas categorias (como advogados, médicos e servidores).

Nesses casos, quem decide o índice é a operadora em acordo com a empresa ou entidade. No ano passado, o reajuste dos coletivos ficou em 26% —e deve ficar em 25% este ano.

Já o total de planos coletivos à venda cresceu 50% entre dezembro de 2013 a junho de 2023. Passou de 1.031 para 1.556 segundo média da ANS que contabiliza os planos existentes em todos os municípios brasileiros.

Em dezembro de 2023, os planos individuais e familiares contavam com 8,8 milhões de beneficiários, enquanto os coletivos somavam 42,2 milhões de segurados.

O número de operadoras vendendo planos de saúde caiu de modo geral no Brasil. Mas essa redução é maior entre as seguradoras que vendem planos individuais e familiares: queda de 85,5%, contra redução de 33,6% entre as que comercializam planos empresariais e por adesão.

O reajuste dos planos individuais passou a ser feito pela ANS depois de sua criação, em 2000. “Como nos coletivos as operadoras não precisam seguir critério para fixar um índice, com o tempo as operadoras priorizaram a comercialização dos coletivos”, diz o advogado Rafael Robba, do Vilhena Silva Advogados.

Decidir sozinha o reajuste dos coletivos não é a única vantagem para as operadoras. “Os planos individuais e familiares não podem ser cancelados pelas operadoras de forma imotivada”, diz o especialista.

“Só pode cancelar após inadimplência superior a 60 dias ou fraude. Nos coletivos, a lei é omissa: as operadoras colocam nos contratos com as empresas a possibilidade de cancelar sem motivos —só precisa avisar com antecedência de 60 dias.”

Graças a isso, é cada vez mais difícil encontrar um plano individual ou coletivo. Depois de muita procura, a contadora Ellen Cristina de Araújo Lopes, 38, conseguiu contratar um plano da Hub Health em setembro do ano passado, mas se decepcionou dois meses depois.

A seguradora cancelou o plano depois de apenas cinco dias de atraso. “Eu não recebi nenhum comunicado. Eles mandaram uma mensagem no WhatsApp e não consegui falar com um atendente até hoje”, diz ela.

“Eu tinha diversas consultas marcadas para dezembro, mas não consegui ser atendida”.

Procurada por email, telefone e WhatsApp, a operadora não respondeu até a publicação desta reportagem.

Ao longo do tempo, as operadoras passaram a criar outras formas de vender planos para as famílias. A estratégia, explica Robba, é oferecer planos mais baratos, com até cinco vidas, aos donos de pequenas empresas, que usam seu CNPJ para contratar um “plano empresarial” para sua família, os chamados “pejotinhas”.

“Mas no primeiro aumento, eles levam um susto porque não há limite de reajuste. Tivemos casos que chegaram a 40%”, disse o advogado.

Os dados da ANS atestam esse aumento. A proporção de beneficiários em contratos coletivos com até cinco vidas triplicou, passando de 5% para 15% do total de pessoas com algum plano médico entre 2014 e 2023, diz a agência reguladora.

Procurada, a ANS admite que algumas regras são diferentes para planos individuais e coletivos. “As regras de reajuste e de rescisão contratual diferem de acordo com o tipo de contratação, mas seguem regras estipuladas pela ANS”, afirma.

Sobre a redução na oferta de planos individuais e familiares, a agência diz que precisa respeitar a “livre iniciativa”.

“A ANS não pode obrigar a comercialização de planos individuais/familiares pelas operadoras, sendo uma escolha de cada uma os tipos de plano que irá comercializar”, disse, em nota.

A regulação em vigor “tem inibido a oferta desse tipo de produto”, diz a FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar).

“O reajuste autorizado pela ANS para os planos individuais tem sido sistematicamente inferior ao aumento dos custos com tratamentos e à inflação médica”, observa a entidade. “De 2019 a 2022, o reajuste acumulado autorizado foi de cerca de 15%, enquanto a variação das despesas médico-hospitalares foi de 41%.”

“Tal fato justifica a redução da oferta desse tipo de produto. É urgente que a atual forma de reajuste dos planos individuais evolua para uma metodologia baseada na variação de custos de cada operadora”, afirmou a FenaSaúde, em nota.

OTHER NEWS

21 minutes ago

Chelsea's Hayes signs off with spectacular WSL title win

21 minutes ago

Tuchel bemoans lack of focus as Bayern finish third

21 minutes ago

Emma Hayes leaves Chelsea on a high after securing fifth successive WSL title

21 minutes ago

Scottie Scheffler willing to go to trial over assault charge

21 minutes ago

Hot weather poses new risk as thousands remain without power after deadly Houston storm

22 minutes ago

MLB hired Nelson Cruz to be special adviser for baseball operations

22 minutes ago

When will the power be back on? CenterPoint gives Saturday update, saying they're working to have most customers up by Wednesday

23 minutes ago

Workers remove dozens of apparent cannabis plants from Wisconsin Capitol tulip garden

24 minutes ago

Fort McMurray evacuation order lifted after subdued wildfire behaviour

26 minutes ago

The new Willy Wonka Experience? Basingstoke Comic Con descends into 's**tshow' as fans queue for 12 HOURS in sweltering heat for £175 autographs from Aquaman Jason Momoa, staff are attacked and other workers fail to turn up

26 minutes ago

Man United 0-6 Chelsea: Emma Hayes' side deliver fairytale farewell for departing boss in style... as Blues are crowned WSL champions for a historic FIFTH consecutive season

27 minutes ago

Demi Moore Offers Support to Chopard Honorees Mike Faist, Sophie Wilde at Cannes Gala: "You Don't Have to Do It Alone"

27 minutes ago

Concern over oil exploration on the West Coast

27 minutes ago

UK weather: Huge floods block roads after 'biblical' rainfall sees river burst its bank

27 minutes ago

Age of the AI agents: OpenAI's GPT-4o and Google's Project Astra, plus an exclusive sit-down with Google CEO Sundar Pichai

27 minutes ago

‘Wicked’ trailer hints at an edgier Glinda and showstopping Elphaba as played by Ariana Grande and Cynthia Erivo

27 minutes ago

How much guaranteed money the Seahawks gave their 2024 UDFAs

27 minutes ago

DNC targets Trump gun rhetoric with billboards near NRA conference in Texas

28 minutes ago

Met Office map reveals where storms are set to batter UK

28 minutes ago

Snakebite helped Nancy Bentley, 6, make history in 1920 as Royal Australian Navy's youngest 'recruit'

28 minutes ago

The Story Behind Boeing's 747 Airborne Aircraft Carrier

28 minutes ago

Tyson Fury vs. Oleksandr Usyk live results and analysis

31 minutes ago

Demi Moore Channels Cher with Two Bold Sequined Dresses in Cannes

31 minutes ago

MK Party members undeterred by transport ‘sabotage’

31 minutes ago

Cardinals' B.J. Ojulari explains why he was willing to give up his jersey number to Marvin Harrison Jr.

31 minutes ago

Suspected protester spotted scaling George Washington Bridge causing traffic delays

31 minutes ago

Chrissy Teigen and John Legend shrug off backlash as they party away at JBL Fest in NYC after they were accused of 'kicking out' girls in photo booth to use themselves

34 minutes ago

Trump to hold first New York rally in eight years

34 minutes ago

In keen Sirsa battle, Selja seizes on farm rage, unemployment, as Tanwar plays Modi card

34 minutes ago

The young children facing anti-Semitic abuse at school – while their teachers remain silent

34 minutes ago

Health bosses warn of 'thunderstorm asthma'

35 minutes ago

Max Verstappen enjoys ‘special’ day as he matches Ayrton Senna pole record

35 minutes ago

Amy Kremer helped organize the pro-Trump Jan. 6 rally. Now she is seeking a Georgia seat on the RNC

37 minutes ago

'Like Inglis': Lockyer backs Cobbo for Maroons recall

37 minutes ago

Progressive Biden staffer who furiously resigned over White House support for Israeli 'genocide' is daughter of weapons company executive who's helping Netanyahu government

37 minutes ago

Oakland man, 80, is left heartbroken after his beloved $200k vintage Corvette was stolen from his garage - and blames city's progressive DA and mayor for imposing 'no consequences' on criminals

37 minutes ago

White Bird (2024) Final Trailer

38 minutes ago

Whistleblower ‘forced out’ of Whitehall over gender beliefs

38 minutes ago

Armagh score two goals – and nothing else – in second half to surpass Donegal and reach Ulster final

38 minutes ago

Hezbollah firing more advanced weaponry as it ups pressure on Israel

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch