Líder do governo no Congresso é criticado por falta de acordos sobre vetos

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Parlamentares criticam a atuação do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), por dificuldades em firmar acordos para a análise de vetos presidenciais. Diante desse impasse, o Parlamento não realizou nenhuma sessão conjunta neste ano.

As queixas não são restritas a membros da oposição. Nos bastidores, parlamentares da própria base do governo Lula (PT) se mostram insatisfeitos com o que classificam de falta de traquejo político do senador.

Aliados do senador no Congresso afirmam que ele entrou na artilharia do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e que boa parte da desaprovação se dá pelo apetite insaciável dos parlamentares por emendas.

A atuação de Randolfe tornou-se até motivo de piada entre bolsonaristas. Um deles afirma que o parlamentar deve ser poupado de críticas porque tem ajudado mais a oposição do que o Executivo.

Nos corredores do Senado, outros ironizam dizendo que Eduardo Gomes (PL-TO), líder do governo no Congresso na gestão Jair Bolsonaro (PL), deveria voltar à função no governo Lula para destravar as votações conjuntas.

As reclamações sobre o trabalho de Randolfe foram verbalizadas por Lira em reunião com líderes da Casa e ganharam corpo durante a negociação que levou ao adiamento da sessão do Congresso que estava prevista para 24 de abril.

A pauta previa a análise de dezenas de vetos, incluindo projetos ligados à questão orçamentária, além da flexibilização do registro de agrotóxicos e da lei que acaba com as saídas temporárias de presos.

Líderes da Câmara relataram a Lira e a outros integrantes do governo que não tinham sido procurados para tentar acordos sobre os vetos a serem analisados –ponto que o próprio senador confirma.

Governistas afirmam, por outro lado, que a falta de consenso sobre os vetos não pode ser atribuída apenas a Randolfe, mas a uma dificuldade da articulação política do governo no Congresso como um todo. Dizem que hoje o Parlamento é formado por uma maioria de centro-direita.

“Randolfe é uma pessoa correta, que não engana ninguém, sempre teve posição. Eu me sinto liderado por ele. Ele faz o que é possível, mas é um Congresso dividido e é difícil chegar num consenso”, afirma o senador Omar Aziz (PSD-AM).

Uma das avaliações é de que um parlamentar do centro poderia agregar mais às discussões, já que é necessário dialogar com todos, incluindo representantes de bancadas expressivas do Congresso, como a ruralista e a da bala.

Há também críticas entre governistas dos desgastes à imagem do Executivo provocados pela série de adiamentos das sessões do Congresso.

Ao anunciar que a sessão de 24 de abril seria cancelada a pedido do governo, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), citou Randolfe. A análise de vetos foi remarcada por Pacheco para a próxima quinta-feira (9).

“Avisei isso ao líder Randolfe Rodrigues, de que não será possível mais adiamento da sessão do Congresso, porque já é um momento de deliberarmos a respeito desses vetos do presidente da República”, disse Pacheco ao lado do colega.

Randolfe disse à reportagem que recebe as críticas com humildade, tentando melhorar. O senador afirmou que está a serviço do presidente Lula no que chamou de “ala mais espinhosa da reconstrução nacional”, a de reedificar a relação institucional entre governo e Congresso.

“Recebo as críticas humildemente para procurar melhorar. Os interesses que defendo são os interesses do governo do presidente Lula. Eu sei que às vezes esses interesses podem ser contrários aos interesses do Parlamento”, afirmou.

“Por isso que estarei sempre à disposição para ouvir o Parlamento e os demais líderes. A minha prioridade sempre vai ser a defesa dos interesses do governo do presidente Lula e da obra mais importante que eu tenho na minha vida hoje, que é contribuir com a reconstrução nacional.”

Randolfe afirmou, por fim, que não procurou os líderes da Câmara antes da sessão de vetos do dia 24 porque o governo defendia o adiamento. O senador ressaltou, porém, que isso foi feito antes de todas as votações conjuntas de 2023.

Um vice-líder do governo no Congresso minimiza a culpa de Randolfe pelo adiamento e diz que isso se deu pela necessidade de o Senado aprovar projeto que altera o arcabouço fiscal –e, na prática, libera despesa extra de R$ 15,7 bilhões.

Naquela semana, a votação acabou adiada a pedido de Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, depois de ter sido alertado de que havia risco de derrota na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa.

Após novo adiamento, o projeto será analisado nesta semana no âmbito da CCJ e seguirá para o plenário do Senado em seguida, a tempo de ser aprovada antes da realização da nova sessão do Congresso.

O gasto extra foi articulado entre a Casa Civil e o Congresso para resolver o impasse em torno dos R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares vetadas por Lula. O acordo que vem sendo negociado prevê a recomposição de parte do valor na sessão de vetos.

Governistas dizem que é necessário maior articulação para evitar um cenário ruim, já que há um consenso de que o Executivo será derrotado em uma série de temas, principalmente nos considerados “ideológicos” –como os relacionados à segurança pública e ao agronegócio.

OTHER NEWS

24 minutes ago

'Proud' 10-year-old girl cuts off hair for second time for charity

24 minutes ago

John Fetterman: ‘Absurd’ that he's a bully

24 minutes ago

Tesla Cybertruck Hack: Wet Towel Trick Combats Charging Time Suck

24 minutes ago

MLB insider addresses odds of New York Yankees signing Juan Soto to contract extension in-season

24 minutes ago

Federal byelection called in Liberal stronghold of Toronto-St. Paul's

24 minutes ago

Caitlin Clark News: Fever Star Makes WNBA History in Just Three Games

24 minutes ago

Helicopter carrying Iran's president suffers a ‘hard landing,' state TV says, and rescue is underway

24 minutes ago

What we know about Suits L.A., the spinoff of everyone’s favorite streaming binge

24 minutes ago

Orlando Pirates: TWO return, TWO ruled out of Nedbank Cup final?

24 minutes ago

Qatari royal facing UK arrest after failing to turn up to court over $6bn debt

25 minutes ago

Elder, Braves Look to Bounce Back From Game One Loss

28 minutes ago

Video: Aussie model Sahara Ray opens up about health condition that left her paralysed: 'My whole life changed in an instant'

29 minutes ago

Meghan Markle's £100,000 wedding dress that the Queen thought was 'too white' - as the Duke and Duchess of Sussex celebrate sixth anniversary

29 minutes ago

Putin and Xi’s bro-hug proves that fight for Ukraine is same as fight against China

29 minutes ago

Biden applauds call for ceasefire in Gaza at Morehouse College commencement

30 minutes ago

Airstrike kills 27 in central Gaza and fighting rages as Israel's leaders are increasingly divided

30 minutes ago

Dava party reaches out to Muslim migrants in Germany: is Turkey's Erdogan behind the movement?

30 minutes ago

"Six rings and playing with Michael Jordan commanded respect" - Damon Stoudamire on why Scottie Pippen was a great leader

30 minutes ago

Bodour Al Qasimi inaugurates Greek edition of ‘Folktales Reimagined’

30 minutes ago

'Fallout’s' success makes me crave a final send-off to this canceled sci-fi series

30 minutes ago

Man City XI vs West Ham: Starting lineup, confirmed team news, injury latest for Premier League final day

31 minutes ago

U.S. regulators reconsider capital hike for big banks, WSJ reports

31 minutes ago

Mammoth Overland’s ultra-rugged TL travel trailer has an insane amount of space

31 minutes ago

Manchester United XI vs Brighton: Starting lineup, injury latest, confirmed team news

31 minutes ago

The Summer Popcorn Wars: How Movie Theaters Prep for the Busy Season

31 minutes ago

Ira Winderman: Heat can’t let history get in way of potential Donovan Mitchell pursuit

31 minutes ago

Michael Che tricks Colin Jost into cracking joke about wife Scarlett Johansson in Weekend Update

31 minutes ago

UTMB Health Athlete of the Week: Clear Creek’s Tyler Austin

33 minutes ago

Biden delivers Morehouse commencement speech as some students and faculty express pro-Palestinian messages

37 minutes ago

Simone Biles wins US Classic ahead of hotly-anticipated Olympics return in Paris

37 minutes ago

Arsenal vs Everton LIVE: Premier League team news and line-ups as Bukayo Saka misses out

37 minutes ago

66 killed in fresh floods in Afghanistan

37 minutes ago

Brentford release trio as contracts expire with Neal Maupay and Sergio Reguilon also leaving

37 minutes ago

Montreal reflects on inaugural PWHL season

37 minutes ago

We need to improve political discourse, says Lib Dem leader on therapy

37 minutes ago

Why Shares of Cameco Are Powering Higher

37 minutes ago

John Tavares Picks Up Two Assists to Help Canada Stay Undefeated and How the Maple Leafs Performed in Day 9 of the World Hockey Championship

37 minutes ago

Kerry amble to all too easy win over surprisingly tepid Monaghan in All-Ireland Group 4 opener

37 minutes ago

Ireland will ‘recognise Palestinian statehood’ despite reports of diplomatic row

37 minutes ago

Fans Demand NBA Take Action Against NBA Ref After Thunder-Mavs Game 6

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch