Levantamento de sanções da Rússia pode exigir uma mudança de abordagem, dizem os analistas

levantamento de sanções da rússia pode exigir uma mudança de abordagem, dizem os analistas

Um tanque russo dispara o seu canhão contra as tropas ucranianas a partir de uma posição perto da fronteira com a Ucrânia, na região de Belgorod, Rússia

Esta semana, mais uma vez, a UE está a ponderar o reforço das sanções que impôs à Rússia pela invasão da Ucrânia – mas a ideia de uma mudança mais ampla de abordagem está a causar nervosismo no setor financeiro europeu.

Os diplomatas da UE estão hoje (8 de maio) a discutir um 14º pacote de medidas para apertar ainda mais o cerco, enquanto o líder chinês Xi Jinping, numa visita à Europa, foi instado a parar as vendas de armas e bens de dupla utilização a Moscovo.

No entanto, com o Presidente russo Vladimir Putin a continuar a obter bens não autorizados, alguns analistas interrogam-se se não será altura de uma mudança de abordagem mais ampla, que ofereça aos bancos um papel mais importante.

Apesar das sanções ocidentais, as importações russas de equipamento de combate aumentaram desde meados de 2022 e estão agora apenas 2% abaixo dos níveis registados antes da agressão militar na Ucrânia, de acordo com uma análise de 2024 da Escola de Economia de Kiev.

Só em 2023, o regime de Putin adquiriu 12,5 mil milhões de dólares em material de combate, 40% dos quais foram produzidos por empresas sediadas em locais – incluindo Austrália, Canadá, UE, Japão, Taiwan e EUA – onde supostamente estão em vigor controlos de exportação, de acordo com um relatório recente do grupo de reflexão Bruegel, com sede em Bruxelas.

“Um regime de sanções que funciona durante meio ano e depois deixa de funcionar. Isso mina a sua credibilidade também em relação a possíveis conflitos futuros”, disse Guntram Wolff, coautor do relatório e membro sénior do Bruegel, à Euronews.

Em 2021, as remessas diretas da coligação que impôs sanções representaram mais de metade das importações russas de material de guerra. Embora este número tenha diminuído dez vezes após o conflito, as exportações da China continental mais do que duplicaram, atingindo 56,3% das necessidades de Moscovo.

A Rússia recorreu a Hong Kong, à Turquia e aos Emirados Árabes Unidos para contornar as sanções ocidentais, enquanto outros países, como a Arménia, a Geórgia, o Cazaquistão e a República do Quirguistão, viram as importações provenientes da UE aumentarem drasticamente à medida que o bloco se ia impondo à Rússia, segundo o relatório.

“A Rússia e a China encontraram formas de contornar estas sanções e de encontrar novas formas de distribuição, ou novos países através dos quais podem importar estas mercadorias”, afirmou Wolff.

De acordo com a Agência Ucraniana para a Prevenção da Corrupção, 95% de todas as peças estrangeiras das armas russas provêm de fabricantes dos países que impuseram sanções à Rússia, sendo que 72% provêm apenas de empresas norte-americanas, citando provas do campo de batalha.

Esta dinâmica comercial mostra que os controlos das exportações não estão a impedir que a tecnologia crítica chegue ao Kremlin – mas também que a Rússia não consegue encontrar bons substitutos para os produtos ocidentais de alta tecnologia.

“Se fosse realmente possível restringir o acesso da Rússia a este tipo de material, isso teria, de facto, um efeito na capacidade de produção de armas da Rússia”, afirmou Wolff.

Os bancos da UE poderiam intervir para travar a exportação de equipamento militar sensível, monitorizando o comércio de bens controlados para exportação e bloqueando as transações ilícitas, sugeriu o Bruegel.

“Os bancos têm, fundamentalmente, acesso a grande parte da informação necessária para rastrear o comércio de bens sujeitos a controlo de exportação, bem como a experiência e os recursos necessários para a utilizar”, afirma o relatório, citando a experiência das instituições financeiras em matéria de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.

O documento do Bruegel sugeria que as empresas efetuassem um levantamento exaustivo das cadeias de abastecimento e identificassem os potenciais “sinais de alerta”, um processo dispendioso e pesado que não se realizará sem alterar a estrutura de incentivos.

“É necessário estabelecer claramente que o incumprimento tem um custo elevado e que a probabilidade de deteção tem de aumentar substancialmente para que o comportamento das empresas mude”, explicou Wolff – o que implica multas pesadas a par de recompensas pelo cumprimento.

Os bancos afirmam que continuam empenhados em cumprir os regimes de sanções, mas é mais fácil falar do que fazer para detetar as infracções.

“Os reguladores têm de compreender que identificar estes casos é como encontrar uma agulha no palheiro e que não existem abordagens sistemáticas para o conseguir”, disse à Euronews um porta-voz da Federação Bancária Europeia.

OTHER NEWS

14 minutes ago

600 students in their 40s graduate from polytechnics; woman, 59, moves from banking to education

14 minutes ago

Club-by-club review of the Premier League season

14 minutes ago

Belle Gibson’s brother Nick Gibson claims cancer conwoman stole jewellery from dying mother, says sister will ‘never tell the truth’

14 minutes ago

Former Chevron employee wins government gas advisor role, prompting conflict of interest concerns

19 minutes ago

Alfonso Ribeiro Says His ‘Fresh Prince Of Bel Air’ Role Ended His Acting Career

21 minutes ago

Video: Kate Hudson hits the stage to debut songs from her new album Glorious at star-studded concert (and mom Goldie Hawn shows her support with Kurt Russell!)

21 minutes ago

Video: Strictly Come Dancing fans show their support for Amy Dowden as she posts health update one year after her devastating cancer diagnosis

21 minutes ago

Video: Harry Styles 'SPLITS from Taylor Russell' as pair call time on 14-month romance following make-or-break trip to Japan - weeks after friends claimed 'he wanted children' with the actress

21 minutes ago

Sydney Harbour Tunnel closed: Traffic delays for peak-hour commuters due to overheight truck

21 minutes ago

What Aussie workers really think about being forced back into the office - as bosses begin enforcing stricter work from home rules

21 minutes ago

Strictly Come Dancing fans show their support for Amy Dowden as she posts health update one year after her devastating cancer diagnosis

21 minutes ago

Selena Gomez channels old school Hollywood glamour in Cannes after new film Emilia Perez gets a rapturous nine-MINUTE standing ovation -leaving the actress in tears

21 minutes ago

Ben Whishaw lights up the Croisette as he joins his co-stars at the 77th annual Cannes Film Festival premiere of Limonov: The Ballad

22 minutes ago

Ratcliffe submits Man Utd bid to sign "remarkable" competition for Hjlund

22 minutes ago

Former Eskom CEO André de aRuyter under scrutiny

22 minutes ago

Students walk out ahead of Seinfeld's commencement address for their 'two minutes of fame'

22 minutes ago

Wrapping up Baramulla campaign, Omar invokes Sheikh Abdullah, questions Art 370 scrapping if already ‘hollowed’

23 minutes ago

Sen. Schumer tells Democrats he'll reintroduce bipartisan border bill

23 minutes ago

Airbnb launches stays at 'Up' house, 'Inside Out' headquarters and more 'Icons'

23 minutes ago

Quintuplets graduate from same college together: 'It was a group effort'

24 minutes ago

Kansas governor cites competition concerns while vetoing measure for school gun-detection technology

28 minutes ago

The rise of the Aussie girl you've probably never heard of as she steps out alongside Kevin Costner at Cannes premiere of his highly anticipated Western epic Horizon: An American Saga

28 minutes ago

'Nobody cared': Moment Biden's presidential motorcade drives through small Atlanta neighborhood to sparse crowd

29 minutes ago

What Aussie workers really think about being forced back into the office - as bosses begin enforcing stricter work from home rules

29 minutes ago

Julian Assange faces judgement day in years-long fight to stay out of US court

30 minutes ago

'Murder and massacre': New inquiry reveals disturbing details of UK-based concentration camps

30 minutes ago

Donald Trump suggests 'three term' presidency

30 minutes ago

Reeves says ministers ‘gaslighting’ over inflation ahead of expected fall in CPI

30 minutes ago

The Elder Scrolls Online's 'Kintsugi' Anniversary Skin Explained

30 minutes ago

Cozens scores twice as Canada beats Switzerland at Worlds

30 minutes ago

Pre-game insights from Man City fans ahead of season's final clash

31 minutes ago

Champions PSG end season with easy win, Brest clinch Champions League spot

32 minutes ago

‘Lula’ Review: Oliver Stone’s Documentary About Brazilian President Is Illuminating & Accessible – Cannes Film Festival

32 minutes ago

‘Young Woman & The Sea Star’ Daisy Ridley Recalls Intense Filming For Final Scene In The Black Sea & Why It Paid Off

33 minutes ago

U.S. troops and equipment will leave Niger by mid-September, the Pentagon says

34 minutes ago

Mia Fevola talks about her powerful bond with 'dad' Brendan: 'I can't remember life before him'

35 minutes ago

RFK Jr. lists voting address at Westchester home — that’s in foreclosure and neighbors have never seen him

36 minutes ago

King praises courage of allies on 80th anniversary of Battle of Monte Cassino

36 minutes ago

Church Startups Take God at His Word: Go Forth and Multiply

36 minutes ago

If you have COVID, can you use a positive RAT as evidence for sick leave?

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch