Leptospirose: quais são os sintomas, formas de prevenção e tratamento?

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

O governo federal reconheceu o estado de calamidade pública para 425 municípios do Rio Grande do Sul no último domingo, 5, devido às fortes chuvas na região, que deixaram 100 mortos e 130 desaparecidos até esta quarta-feira, 8. Além dos riscos diretos das enchentes, a situação levantou preocupação em profissionais da saúde pública, que alertaram para a possibilidade do aumento de casos de leptospirose na região.

A leptospirose, conforme esclarece o infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Renato Grinbaum, é uma doença infecciosa provocada pela bactéria do gênero Leptospira, geralmente adquirida através do contato com água ou solo contaminados pela urina de animais infectados, principalmente ratos. Dessa forma, enchentes são reconhecidas como ambientes propícios para a disseminação da doença, elevando o risco para aqueles expostos às águas.

leptospirose: quais são os sintomas, formas de prevenção e tratamento?

Enchentes são consideradas ambiente propício para proliferação da leptospirose Foto: Carlos Macedo/AP

É importante ressaltar que a transmissão é zoonótica, ou seja, ocorre do animal para o ser humano, não havendo transmissão direta de pessoa para pessoa. Além disso, lesões na pele aumentam a suscetibilidade à infecção, embora seja importante destacar que, mesmo sem ferimentos visíveis na pele, a infecção ainda é possível.

Quais são os sintomas da leptospirose?

De acordo com o Ministério da Saúde, as manifestações clínicas variam desde formas assintomáticas até quadros graves, associados a manifestações fulminantes. São divididas em duas fases: fase precoce e fase tardia.

Os principais da fase precoce são:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular, principalmente nas panturrilhas
  • Falta de apetite
  • Náuseas/vômitos

Além disso, pode ocorrer diarreia, dor nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntival (na região dos olhos), fotofobia, dor ocular, tosse, manchas vermelhas na pele, aumento do fígado e/ou baço e aumento de linfonodos (gânglios presentes principalmente no pescoço, axilas e virilhas).

Em aproximadamente 15% dos pacientes com leptospirose, ocorre a evolução para manifestações clínicas graves, que normalmente iniciam-se após a primeira semana de doença. Nas formas graves, a manifestação clássica da leptospirose é a síndrome de Weil, caracterizada por icterícia (tonalidade alaranjada ou amarelada muito intensa na pele), insuficiência renal e hemorragia, mais comumente pulmonar. Pode haver necessidade de internação hospitalar.

Manifestações na fase tardia:

  • Síndrome de Weil: ocorrência simultânea de icterícia, insuficiência renal e hemorragias
  • Síndrome de hemorragia pulmonar: lesão pulmonar aguda com sangramento
  • Comprometimento pulmonar: tosse seca, dispneia, expectoração
  • Síndrome da angústia respiratória aguda (SARA)
  • Manifestações hemorrágicas: pulmonar, pele, mucosas, órgãos e sistema nervoso central

“Esta é uma doença grave, pois a bactéria penetra na pele e se dissemina por vários órgãos do corpo, causando sua disfunção progressiva. Assim, pode resultar em hepatite, comprometimento renal e até afetar o cérebro, desencadeando encefalite. Todos esses sintomas são consequências da invasão direta da bactéria no organismo”, explicou Grinbaum.

Como é feito o diagnóstico?

De acordo com o consultor da SBI, o diagnóstico parte de uma suspeita clínica. O médico analisa o quadro e indica um teste sorológico, feito a partir da coleta de sangue no qual é verificado se há presença de anticorpos para leptospirose (exame indireto) ou a presença da bactéria (exame direto).

Existe tratamento?

Sim, existe tratamento. Segundo Grinbaum, para os casos leves, o atendimento é ambulatorial e com muita hidratação. Já nos casos graves, a hospitalização deve ser imediata, como forma de diminuir as complicações e a letalidade. Os cuidados do paciente também vão depender das complicações associadas ao quadro.

Leia mais

    Além disso, o Ministério da Saúde afirma que, ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar um serviço de saúde e relatar o contato com exposição de risco. O uso de antibióticos é indicado em qualquer período da doença, mas a eficácia costuma ser maior na primeira semana do início dos sintomas. Na fase precoce, são utilizados doxiciclina ou amoxicilina; para a fase tardia: penicilina cristalina, penicilina G cristalina, ampicilina, ceftriaxona ou cefotaxima.

    A automedicação deve ser evitada em qualquer um dos casos, leves ou graves.

    Como prevenir?

    A melhor forma de prevenir a leptospirose é evitar o contato com águas possivelmente contaminadas. Caso não seja possível evitar, o médico recomenda o uso de equipamentos de proteção, como botas ou galochas de borracha e roupas impermeáveis. Se houver exposição da pele à água contaminada, é importante lavar o corpo prontamente para reduzir o tempo de exposição e minimizar o risco de infecção.

    Além disso, o ministério ressalta as seguintes orientações:

    • A lama de enchentes tem alto poder infectante e adere a móveis, paredes e chão. Recomenda-se retirar essa lama (sempre com a proteção de luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando-o a seguir com uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, na seguinte proporção: para 20 litros de água, adicionar duas xícaras de chá (400mL) de hipoclorito de sódio a 2,5%. Aplicar essa solução nos locais contaminados com lama, deixando agir por 15 minutos.
    • Evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).
    • Para o controle dos roedores, recomenda-se realizar o destino adequado do lixo, armazenamento apropriado de alimentos, desinfecção e vedação de caixas d’água, vedação de frestas e aberturas em portas e paredes, etc. O uso de raticidas (desratização) deve ser feito por técnicos devidamente capacitados.

    Tive contato com água possivelmente contaminada: o que fazer?

    Além da higienização após o contato, conforme orientado por Grinbaum, recentemente a Sociedade Brasileira de Infectologia, em conjunto com a Sociedade Gaúcha de Infectologia e a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, divulgou nota técnica orientando sobre a melhor forma de realizar a profilaxia para prevenir a doença em casos onde há exposição contínua e inevitável com água de enchentes, como tem acontecido no Rio Grande do Sul.

    Embora o uso de antimicrobianos não seja recomendado como conduta de rotina, sendo administrado apenas quando há o diagnóstico da doença, a nota ressalta que em situações de alto risco, onde há muita exposição a alagamentos e águas possivelmente contaminadas, essa intervenção pode ser considerada com o objetivo de minimizar os riscos.

    A orientação se baseia em estudos, incluindo um guia da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2003, que, apesar de algumas limitações, como baixo número de participantes, indicam um potencial benefício no uso desses medicamentos em casos como o do Estado gaúcho.

    A principal recomendação das entidades responsáveis pelo documento é o uso de doxiciclina, administrada em dose única para adultos em pós-exposição de alto risco. Para crianças, a dose é calculada com base no peso corporal, com dose máxima estabelecida. Como alternativa, a azitromicina pode ser utilizada nas mesmas condições.

    Considerando esses pontos, as recomendações para identificar pessoas em situação de alto risco e elegíveis para o uso de medicamentos de emergência são as seguintes:

    • Equipes de socorristas de resgate e voluntários com exposição prolongada à água de enchente, quando equipamentos de proteção individual não são capazes de prevenir a exposição;
    • Pessoas expostas à água de enchente por período prolongado com avaliação médica criteriosa do risco dessa exposição.

    É importante frisar que a profilaxia deve ser feita apenas com orientação médica. Além disso, ela não oferece uma proteção absoluta contra a leptospirose, e mesmo aqueles que fazem uso dos medicamentos recomendados ainda podem contrair a doença. Além disso, gestantes e lactantes não devem utilizar doxiciclina como medida preventiva.

    OTHER NEWS

    19 minutes ago

    Jennifer Lopez and Ben Affleck flash massive smiles as they put on united front leaving LA event together after arriving separately

    21 minutes ago

    Ukraine destroys all 37 drones launched by Russia overnight, air force says

    21 minutes ago

    Demi Moore "nervous" and "excited" about Cannes debut

    21 minutes ago

    Coalition ‘happy to fight’ the next election on housing

    21 minutes ago

    Western powers ‘might take advantage’ of missing ‘key players’ in Iran

    21 minutes ago

    ‘We were all going through traumas under one roof’: the drag queen adoption drama inspired by real life

    21 minutes ago

    Tyrese Haliburton Fired 'Ruthless' Shot at Knicks in Postgame Press Conference

    21 minutes ago

    Carolina Hurricanes head coach Rod Brind'Amour agrees to contract extension

    21 minutes ago

    Anderson Silva to face Chael Sonnen in boxing match June 15

    23 minutes ago

    Mother, child kidnapped on Chicago's Far Northwest Side, police say

    25 minutes ago

    International megastar rumoured to be performing at 2024 AFL Grand Final - after years of past acts failing to impress footy fans

    25 minutes ago

    We were hit with instant regret after buying our dream townhouse that ended up a money-draining 'nightmare' - now we know better and are thriving with five properties

    25 minutes ago

    Just like granddad! Fearless Grace Warrior Irwin, three, asks mum Bindi if she can pat a wild snake's back in remarkable video

    25 minutes ago

    Channel Nine staff angry over 'special treatment' as top athletes given '$10,000 a day' for Paris Olympics commentary while network stars 'are being paid peanuts'

    25 minutes ago

    Boyfriend's perfect reaction to his girlfriend as she loses it after meeting Chris Hemsworth

    27 minutes ago

    Regions open to migrants even in plan to slash numbers

    27 minutes ago

    Enter the Cossack warrior and Gypsy King

    27 minutes ago

    Projecting The Top Overall Team Ratings In EA Sports' College Football 25

    27 minutes ago

    The power of reflecting on teenage years for mental health and resilience

    27 minutes ago

    Manitoba premier says more financial support available for wildfire evacuees

    27 minutes ago

    The Solar Storm Was So Intense We Felt It Even at The Bottom of The Ocean

    27 minutes ago

    Startup develops process powered by sunlight and seawater to remove CO2 from air: '[It] can actually be energy positive'

    27 minutes ago

    Is Fb forum ‘Are We Dating The Same Guy’ a legit way to catch cheaters or full of gossip that’s unfair to men?

    28 minutes ago

    Lallana 'honoured' to lead Brighton in final game

    29 minutes ago

    Ryan Reynolds' 'If' tops North American box office with $35M

    30 minutes ago

    ‘Tracker’: Justin Hartley Breaks Down Finale Cliffhanger That Will “Lead To A Bigger Mystery” In Season 2

    32 minutes ago

    Video: Jurgen Klopp's last working day in Liverpool ends with a victory but it still feels like nobody really wants to let go, writes IAN LADYMAN

    33 minutes ago

    ANC targets 80% mark in Eastern Cape campaign

    33 minutes ago

    These Are the Most Popular Places to Travel in 2024, According to Mastercard

    34 minutes ago

    Toronto player and coaches speak after PWHL playoff elimination

    34 minutes ago

    How Bruins Goalie Tandem is Assessing Future

    34 minutes ago

    South Australia records best ambulance response times in three years

    34 minutes ago

    Bruins' Pat Maroon Shares Free Agency Wish

    34 minutes ago

    Ronald Acuña Jr. had a brutal drop on a routine fly ball against the Padres and fans roasted him

    35 minutes ago

    Mayor Whitmire: Residents at independent assisted living facility were abandoned after Thursday's storm

    38 minutes ago

    Video: At least three U.S. citizens - accused of being CIA agents - are arrested in Congo after failed coup: Three people killed in shootout at presidential palace and home of close ally

    38 minutes ago

    Video: The Sundays: Beautiful 'Bali style' beach hotel coming to Hamilton Island

    38 minutes ago

    Channel Nine staff angry over 'special treatment' as top athletes given '$10,000 a day' for Paris Olympics commentary while network stars 'are being paid peanuts'

    38 minutes ago

    The NRL 'is set to take major action' against Taylan May after Penrith star was charged with allegedly punching his wife in the face

    39 minutes ago

    Zoe Saldana is elegant in black dress while joined by husband Marco Perego during the Kering Women In Motion Awards ceremony during Cannes

    Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch