Justiça manda Lula apagar vídeo em que pede voto em Boulos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça Eleitoral determinou que o presidente Lula (PT) e o YouTube apaguem a transmissão do ato do Dia do Trabalho em que o petista, durante o seu discurso, fez campanha para o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL).

A manifestação do presidente no evento foi vista por especialistas como indício de infração eleitoral por campanha antecipada e motivou ações judiciais de adversários do deputado federal.

O governo federal apagou o vídeo de seus canais oficiais ainda nesta quarta-feira (1º), mas o conteúdo permanece no ar na página pessoal de Lula no YouTube. A decisão atende a um pedido do diretório municipal do Novo, partido que tem como pré-candidata a prefeita a economista Marina Helena.

Nesta quinta-feira (2), o prefeito Ricardo Nunes (MDB), principal adversário de Boulos na eleição, afirmou ser “triste um presidente se submeter a um papel desse de vir aqui fazer um palco eleitoral”. “É como se estivesse abrindo uma guerra contra mim”, completou.

O MDB também acionou a Justiça Eleitoral e o Ministério Público para apurar o uso do evento, inclusive os gastos públicos, para pedir votos a Boulos.

Nunes disse que o caso será decidido pela Justiça Eleitoral. “É muito claro que você não pode, ainda mais usando recurso público, fazer um palanque. Por mais que tinha ali pouquíssimas pessoas, foi um fiasco o evento, [não pode] pedir voto. Isso não pode fazer.”

O prefeito afirmou ainda que é preciso ter “certa civilidade”, não utilizar a máquina pública e criticou Lula. “Mas é o que deixa a gente bem triste, sabe? Porque é uma pessoa experimentada, deveria ter um pouquinho de respeito. Ou fez isso calculado. […] Talvez tinha pouca gente lá e [ele] resolveu criar uma estratégia para poder repercutir”, disse.

O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, afirmou na decisão desta quinta que a remoção é necessária porque no material Lula “explicitamente pede para que os participantes votem em Guilherme Boulos”. Ele diz que a permanência do vídeo na rede pode afetar a paridade da disputa.

A ordem é para que o vídeo no canal de Lula seja excluído em até 24 horas, caso o YouTube não tenha feito isso antes. Em relação à plataforma, o prazo dado foi de 48 horas. O presidente também terá que apagar o trecho de qualquer outra página vinculada a ele que contenha a fala.

O magistrado escreveu que, “além da extemporaneidade do ato de campanha, se trata de um ‘cabo eleitoral’ de considerável relevância”. A decisão menciona que o canal do presidente tem mais de 1,3 milhão de inscritos e que o material acumulou mais de 63 mil visualizações em cerca de 20 horas.

Além da remoção, foi determinada a citação de Lula e Boulos, para apresentarem resposta no prazo de dois dias, e a intimação do Ministério Público Eleitoral, para que também se manifeste.

O juiz rejeitou, no entanto, o pedido da pré-candidata para que os dois políticos se abstenham de quaisquer atos de campanha no período em que isso é vedado pela legislação. Segundo o magistrado, a lei já coíbe tais condutas e cabe à Justiça analisar os casos concretos para eventualmente puni-los.

O evento também foi transmitido ao vivo pelo CanalGov, mas a transmissão não consta mais no perfil oficial no YouTube. O link divulgado com a transmissão de responsabilidade do governo federal agora exibe a mensagem “vídeo indisponível” e o aviso de que “este vídeo é privado”.

Lula participou nesta quarta do ato organizado pelas centrais sindicais. O evento aconteceu no estacionamento da Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, na zona leste.

Boulos estava no palanque, ao lado de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e outros ministros do governo federal. O mandatário então usou parte de sua fala para exaltar o pré-candidato, que é o nome apoiado pelo PT para a disputa na cidade de São Paulo.

Lula disse que o pleito paulistano seria uma “verdadeira guerra” e pediu para que seus eleitores votem no deputado federal na disputa para a prefeitura.

“Ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições”, disse Lula. “Vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula em 89, em 94, em 98, em 2006, em 2010, em 2018… 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo.”

A legislação eleitoral impõe restrições à propaganda na chamada pré-campanha e proíbe pedido de voto. Advogados consultados pela Folha de S.Paulo afirmaram ver indícios de ilícito eleitoral na fala de Lula, que ficaria sujeito a multa de R$ 5.000 a R$ 25 mil.

A propaganda eleitoral será permitida somente após o dia 16 de agosto, quando as candidaturas já estiverem registradas na Justiça Eleitoral.

OTHER NEWS

29 minutes ago

Zelensky snubs Macron plan for truce with Russia during Paris Olympics

29 minutes ago

The rise of the English major: BlackRock COO wants to recruit liberal arts consultants that ‘have nothing to do with finance or technology’

29 minutes ago

Greg Abbott Celebrates Border Wall Move

30 minutes ago

The Executive Who Revived Barbie Has a New Long-Shot Mission: Save Gap

30 minutes ago

Week’s Best: JPMorgan Hires $28 Billion Merrill Lynch Team

30 minutes ago

Intense storms in Houston kill at least 4, cause widespread damage

30 minutes ago

Terrified domestic violence survivor calls for greater protection

30 minutes ago

2024 Acura ZDX Type S Named as Official 2024 Pikes Peak Pace Car

30 minutes ago

Minnesota eliminates Toronto, to face Boston in PWHL final

30 minutes ago

Why the Maple Leafs hired new coach Craig Berube

30 minutes ago

Aliens may be sucking energy from seven stars in our galaxy, scientists say

30 minutes ago

Tensions on the rise at McGill encampment

30 minutes ago

Huddersfield Town announce pre-season friendly schedule plus Austrian tour details

30 minutes ago

Fury plays mind games in fiery Usyk stoush

30 minutes ago

Australians are ‘very uncertain’ about the future

30 minutes ago

Lainey Wilson wins big at the 2024 Academy of Country Music Awards, including the top honour

30 minutes ago

Dead & Company Prove Las Vegas' Sphere Isn't Just for U2, but Them, Too, in Astounding Opening Night of a Must-See Residency: Concert Review

30 minutes ago

Actor Dabney Coleman, villainous boss in ‘9 to 5’, dies at 92

31 minutes ago

Young Sheldon's Season 7 Finale Viewership Numbers Had A Huge Surprise

32 minutes ago

Dabney Coleman, '9 to 5' actor who specialized in curmudgeons, dies at 92

34 minutes ago

Kim Zolciak and ex Kroy Biermann ordered to use shared bedroom closet at separate times as judge lays out new living arrangements in their mansion amid nasty divorce

36 minutes ago

Ilya Kharun earns 1st Olympic berth with victory in men's 200m butterfly

36 minutes ago

Hawks ready to take on Power test: ex-Port man Amon

36 minutes ago

Flighty app is AvGeek gold: Why this flight-tracking app is my new go-to travel companion

36 minutes ago

Winless Kangas keen to wipe smile off Bombers' faces

37 minutes ago

Aussies told to fork out more for Netflix as streaming giant quietly hikes subscription prices

38 minutes ago

Ask 2: Why do many drivers drive with no headlights on? Shouldn’t their headlights be on if their wiper blades are on?

38 minutes ago

Weekend Warm-up: Bayern Munich’s summer wish list?; Joshua Kimmich willing to stay on at right-back?; Bundesliga predictions; Throwing it back to The Folk Implosion; + MORE!

39 minutes ago

Don Hladiuk recently returned from a Starliner launch watch in Florida and told the Eyeopener all about it.

39 minutes ago

David Fletcher likely to be investigated by MLB for gambling ties, per report

39 minutes ago

Buy these 4 ASX ETFs for income, growth, or mining exposure

39 minutes ago

Pep Guardiola is Roger Federer to Jurgen Klopp's Andy Murray - Man City are unstoppable

39 minutes ago

Independent Media and renowned marketer to host South Africa’s first brand building through public relations masterclass series for SMEs

39 minutes ago

Details emerge on why Thomas Tuchel decided to spurn Bayern Munich

39 minutes ago

Will Bayern Munich ever circle back to Fulham star João Palhinha?

39 minutes ago

Better Stock to Buy Now: Alimentation Couche-Tard or Empire Company?

39 minutes ago

Prime Minister commits foreign policy ‘faux pas’ by not announcing new Singaporean PM

40 minutes ago

Confirmed: Paul Wanner set to return to Bayern following successful loan spell

40 minutes ago

Ange Postecoglou: I misunderstood Tottenham fans but mindset must change to be successful

40 minutes ago

Assessing the new-look Buffalo Bills receiver room

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch