Com Guaíba em nível recorde, moradores de Porto Alegre resgatam vizinhos com barcos e jet skis

com guaíba em nível recorde, moradores de porto alegre resgatam vizinhos com barcos e jet skis

Ruas alagadas em Porto Alegre 05/05/2024 REUTERS/Renan Mattos

Por Débora Ely

PORTO ALEGRE, 5 Mai (Reuters) – O pescador Rubens Ribeiro saiu com a família em seu barco com a água cobrindo o telhado da casa na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, enquanto o Rio Guaíba subia para um nível recorde devido à maior enchente da história da capital gaúcha.

Depois de deixar a esposa e quatro filhos em uma ponte, sob cuidados dos bombeiros, retornou à ilha para retirar vizinhos, até que a correnteza furou o casco da embarcação. Ele, então, usou seu caiaque para chegar às vielas mais estreitas e transportar, um a um, moradores até embarcações maiores.

Ainda precisou nadar 90 metros para buscar seu cachorro e mergulhou por baixo de uma árvore para salvar três gatos da casa de um sobrinho, contou ele à Reuters.

“Enquanto a gente não tirar todo o pessoal da ilha, a gente não vai parar”, disse Ribeiro em entrevista na Usina do Gasômetro, um dos principais pontos turísticos da capital gaúcha, que foi transformado em uma central de resgate da população das ilhas da cidade.

O Rio Guaíba subiu ao nível inédito de 5,3 metros na tarde deste domingo, no ápice da maior enchente já registrada em Porto Alegre. As águas cobrem ruas e avenidas de norte a sul da cidade, incluindo o Centro Histórico, inundam pontos que nunca haviam sido alcançados pelas cheias, e expulsam de casa um número ainda incerto de moradores.

Os alagamentos na cidade, que também bloqueiam seus principais acessos, interrompem as atividades no aeroporto Salgado Filho e impactam os serviços de luz, água e saúde, são as mais recentes consequências da pior enchente que se tem notícia no Rio Grande do Sul.

O desastre climático matou, até o momento, 75 pessoas, atingiu 334 dos 497 municípios gaúchos e afetou mais de 780 mil moradores.

Segundo balanço da Defesa Civil do Estado deste domingo, 103 pessoas seguem desaparecidas e mais de 104,6 mil estão desabrigados ou desalojados. Há 177 trechos de rodovias com bloqueios totais ou parciais pelo rompimento de pontes, acúmulo de água ou desabamento de encostas — entre elas, algumas das principais estradas que cortam o Rio Grande do Sul, como as BRs 116 e 386.

RESGATES

O rápido aumento do nível do Guaíba e de seus afluentes provoca uma corrida por resgates em Porto Alegre e nas cidades vizinhas de Eldorado do Sul e Canoas, entre outras, desde as primeiras horas de quinta-feira.

Moradores ilhados têm usado as redes sociais e grupos de WhatsApp para compartilhar sua localização em pedidos por socorro, e usuários atualizam mapas online com endereços de pessoas isoladas.

“Precisamos de resgate!!! Água subindo sem parar. Ficando sem bateria”, escreveu no X uma mulher de Eldorado do Sul, que estava em um apartamento com 20 pessoas enquanto a enchente ameaçava chegar ao segundo andar do prédio, no sábado.

Dezenas de voluntários que praticam esportes náuticos ou pescam no Guaíba se somaram às equipes do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil na busca por moradores que estão em comunidades tomadas pelo rio. Até este domingo, a cidade contabilizava mais de 4 mil resgates.

Moradora da Ilha da Pintada, Kaeli Moraes foi retirada de jet ski de sua casa com o marido e os três filhos quando o alagamento estava a cinco degraus de alcançar o segundo andar. Eles só conseguiram deixar o local porque o pai de Kaeli arrancou as grades da janela da sala, de dentro de um barco, e a família pôde pular para o telhado da residência em frente.

“Teve enchente em setembro, depois em novembro. E, agora, essa. Tudo só piora”, disse, mencionando as duas cheias do ano passado que também alagaram as ilhas da capital gaúcha.

Na Usina do Gasômetro, os moradores que chegam têm apenas a roupa do corpo, documentos e, em alguns casos, celulares. “De bens materiais, quem tinha bastante e quem tinha pouco ficou sem nada. Nessa hora, a gente tem que salvar a vida da gente”, disse o pescador Marcos Brandão, que, resgatado em um barco de pequeno porte, precisou abandonar o pitbull da família em uma laje ainda intacta.

Com o seu jet ski submerso em uma garagem, Fabiano Saldanha pegou emprestado o de um conhecido e, desde sexta-feira, calcula que o grupo formado por ele e três amigos socorreu cerca de 50 moradores das ilhas. Os jet skis, conta, circulam na altura dos fios dos postes de luz e passam por cima de carros submersos pelo labirinto de água que engoliu as vias, sob forte correnteza do Guaíba.

“A gente entra nas ruas e só ouve ‘socorro’, ‘socorro’. É muito triste, é uma guerra”, relatou.

Equipes de socorristas de ao menos outros nove Estados do país atuam nas operações, sobretudo em localidades onde o socorro precisa chegar do céu. Em uma cena que viralizou nas redes sociais, um homem do Comando de Aviação do Exército quebrou o telhado de uma casa ilhada com um tijolo e içou um bebê em um helicóptero em Lajeado.

O Estado soma 421,1 mil pontos sem energia elétrica e 839 mil sem água, e suspendeu as aulas na rede estadual de ensino após os estragos das chuvas que caem desde a última segunda-feira. Os serviços de telefonia e internet não estão funcionando em dezenas de municípios.

O governo federal montou um gabinete de crise para centralizar os trabalhos no Estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou ao Rio Grande do Sul neste domingo, três dias após a primeira visita desde o início da crise, ao lado de 13 ministros e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Repito e insisto: a devastação a que estamos sendo submetidos não tem precedentes. É momento de somarmos forças em prol do nosso Estado”, publicou o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), nas redes sociais, antes de se encontrar com Lula.

OTHER NEWS

12 minutes ago

Northern Ireland secretary Chris Heaton-Harris says he will not stand for re-election - in the latest blow for Rishi Sunak

12 minutes ago

Acacia Ridge, Brisbane: Teenager is charged over horrific stabbing near a school - as a 19-year-old fights for life in hospital

13 minutes ago

Down 63% in 2024, what’s going on with the Avacta (AVCT) share price?

13 minutes ago

Debate rages as Ramaphosa’s NHI Act divides SA

13 minutes ago

Five things to know about Biden’s controversial retirement rule

13 minutes ago

Aussie restores order, wins back belt in Saudi slugfest

13 minutes ago

Chris Simms says feud between Sean Payton and Russell Wilson unresolved

13 minutes ago

Rangers vs. Panthers: Breaking down 2023-24 season series ahead of playoff matchup

13 minutes ago

Emma Stone Wears Louis Vuitton Minidress With Statement Belt to Cannes Film Festival

13 minutes ago

Premiership semi-finals and kick-off times confirmed

16 minutes ago

London Knights championship celebrations draw thousands to Budweiser Gardens

16 minutes ago

London Drugs says employee information could be ‘compromised’ in cyberattack

16 minutes ago

Valerie Bertinelli Announces Mental Health Break From Social Media

18 minutes ago

Jurgen Klopp pens emotional open letter to Liverpool fans ahead of final game

18 minutes ago

Judge pushes decision to next week on Alec Baldwin's indictment in fatal 2021 shooting

18 minutes ago

Robbie Keane guides Maccabi Tel-Aviv to Israeli league title after first season in charge

18 minutes ago

How Neil Jason put on a slap bass masterclass on David Sanborn’s 1979 instrumental classic Hideaway

18 minutes ago

Trump trial judge rebuked for donations to Democrat-aligned groups in 2020

18 minutes ago

Tornadoes, floods, heatwaves and freezes - the extreme weather around the world this weekend

18 minutes ago

Spector unveils Doug Wimbish USA Custom Series basses, including a replica of his iconic 1987 5-string

18 minutes ago

The Beach Boys seen at Abbey Road studios promoting new documentary

19 minutes ago

If you've somehow not played Baldur's Gate 3 yet, our 2023 GOTY is on sale for 15% off, the lowest it's been since launch

19 minutes ago

UAW loses vote to unionize Mercedes-Benz plant in Alabama

19 minutes ago

Highlights! 19-Year-Old Phenom Delivers Vicious TKO

19 minutes ago

'Bet on Cowboys'? Osa Talks Locker Room, Contract and 'All In'

19 minutes ago

Eagles Schedule: Ranking Top QBs Philly's Defense Will Face in 2024

19 minutes ago

William to be usher at Duke of Westminster’s wedding, report says

19 minutes ago

Acacia Ridge, Brisbane: Teenager is charged over horrific stabbing near a school - as a 19-year-old fights for life in hospital

19 minutes ago

Bo Nix starting to build outstanding relationships in Denver, especially with the media

19 minutes ago

Tennis-Swiatek brushes Sabalenka aside to win third Italian Open title

19 minutes ago

Uddhav Thackeray holds 4 Mumbai rallies on last day, calls MNS chief Raj 'mercenary'

19 minutes ago

Putin's Ultimatum to the UK

19 minutes ago

Why Biden could LOSE key battleground state he flipped in 2020 due to rapidly changing landscape

19 minutes ago

Body of Israeli hostage Ron Benjamin is recovered in Gaza after he was kidnapped by Hamas on October 7 while on a bike ride

20 minutes ago

Taking the Lead: Phase 4 of 2024 Polls Saw Improved Turnout of Female Voters in 53 Seats from 2019

20 minutes ago

Sabres' Bowen Byram in Hot Water

24 minutes ago

Emma Raducanu slams tennis gender pay gap and claims women are 'technically better'

24 minutes ago

Favorites stage 15 Giro d'Italia 2024 | Pink Pogacar faces Mortirolo and Livigno over Pentecost!

24 minutes ago

Happy Valley, Top Boy and The Sixth Commandment celebrate wins at Bafta TV awards

24 minutes ago

‘We are happy to welcome aboard millions more Tories’

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch