Campanha de Lula para Boulos expõe fraturas na base e obstáculos para 2026

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O pedido de voto do presidente Lula (PT) no seu pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), durante o evento do 1° de Maio expôs fraturas na base de apoio do petista no Congresso Nacional e dificuldades para 2026.

Enquanto o PT e siglas de esquerda apoiam Boulos, o arco de partidos que sustenta Lula em Brasília se divide também nas candidaturas adversárias, do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e de Tabata Amaral (PSB).

A aliança de Nunes deve reunir ao menos 11 partidos –7 deles fazem parte da base do petista, com 11 ministérios. Na quarta-feira (1º), líderes de parte dessas siglas, como MDB, União Brasil, PP e Solidariedade, repudiaram publicamente a atitude do presidente.

Já o PSB ocupa a Vice-Presidência da República com Geraldo Alckmin, que estava no palanque quando o petista pregou voto em Boulos e, horas mais tarde, participou de evento promovido por Tabata.

Lula foi acusado por partidos da base e de oposição de propaganda eleitoral antecipada, o que pode render uma multa ao petista. Além do MDB, outras legendas, como o PSDB e o Novo, levaram o caso à Justiça Eleitoral.

Na quinta (2), Nunes afirmou “ser triste um presidente se submeter a um papel desse”. “É como se estivesse abrindo uma guerra contra mim.”

O prefeito disse ainda que é preciso ter “certa civilidade” e não utilizar a máquina pública. “É o que deixa a gente bem triste, sabe? Porque é uma pessoa experimentada, deveria ter um pouquinho de respeito”, declarou sobre Lula.

Embora as críticas ao presidente sejam gerais, com a avaliação de que ele ultrapassou o limite da lei eleitoral ao usar um evento institucional como palanque para Boulos, os partidos que integram o governo federal e apoiam Nunes se dividem entre elevar o tom contra o petista ou dissociar a eleição municipal e o cenário nacional.

No ato organizado pelas centrais sindicais, na zona leste, Lula disse que o pleito paulistano seria uma “verdadeira guerra”, se referiu a Nunes como “nosso adversário municipal” e pediu para que seus eleitores votassem em Boulos.

“Ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições”, disse Lula. “Vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula em 89, em 94, em 98, em 2006, em 2010, em 2018… 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo.”

A legislação eleitoral impõe restrições à propaganda na chamada pré-campanha e proíbe pedido de voto. Advogados consultados pela Folha afirmaram ver indícios de ilícito eleitoral na fala de Lula, que ficaria sujeito a multa de R$ 5.000 a R$ 25 mil. A propaganda eleitoral será permitida somente após o dia 16 de agosto.

Apesar das reclamações públicas, a pré-campanha de Boulos mantém a estratégia de vincular Nunes a Jair Bolsonaro (PL) e alertar para o que chama de risco bolsonarista na capital paulista. O discurso é alinhado com o PT.

A equipe do deputado acompanha os desdobramentos jurídicos do caso, mas minimiza as críticas e, apesar do esvaziamento do ato de 1º de Maio (motivo de queixa inclusive de Lula), diz que o episódio teve dois pontos benéficos: ajudou a difundir a informação de que Boulos é apoiado pelo presidente e resultou em divulgação espontânea da pré-candidatura.

Já aliados de Nunes afirmam que Lula agravou seu problema de governabilidade ao afrontar partidos da base e a eleição em São Paulo pode virar moeda de troca no Congresso. As reclamações públicas e as ações eleitorais foram vistas como uma ameaça para que o petista não repita o erro político.

Na semana anterior, um jantar de presidentes dos partidos que apoiam Nunes sinalizou para a oposição a Lula em 2026. Agora, após o 1º de Maio, a leitura de alguns desses líderes é a de que o presidente deu motivo para um eventual desembarque.

Vice-presidente do Solidariedade, Paulinho da Força afirmou ao Painel que Lula está criando dificuldades para o próprio governo.

“Ele fica pregando esse ódio, [ele diz] ‘esse é o nosso adversário, nós contra eles, melhor aqui é o Boulos’. Como ele despreza os partidos que estão na base dele? Depois como ele pede voto no Congresso, à medida que trata todo mundo como adversário? Se é adversário aqui [em São Paulo], também vai ser lá”, disse.

Milton Leite, presidente da Câmara dos Vereadores e principal nome da União Brasil em São Paulo, falou ao Painel que poderia reavaliar a relação com o governo federal. “Nas cidades temos vários aliados do Congresso que agora estão sendo chamados de adversários”, disse.

Ciro Nogueira, presidente do PP, descreveu o pedido de voto como “absurdo cometido contra a democracia e o povo de São Paulo pelo presidente da República e o candidato Boulos”. “Se eles começam a descumprir a lei já agora, imagine o que pode acontecer?”, questionou.

O presidente do MDB, Baleia Rossi, também divulgou uma nota crítica a Lula, mas o emedebista, assim como líderes de outros partidos consultados pela Folha, diz que o embate em São Paulo não deve ter reflexos em Brasília.

Apesar do apoio de Bolsonaro a Nunes, não interessa para os emedebistas, ao contrário dos petistas, nacionalizar a eleição.

“O presidente da República foi a São Paulo com a estrutura do governo para fazer campanha eleitoral contra o MDB, partido com três ministros que têm feito um trabalho exemplar para o país. Respeitar a lei eleitoral é respeitar a democracia. O chefe da nação deveria dar o exemplo. […] No Congresso Nacional, nossos 44 deputados e 11 senadores têm tido uma ação colaborativa-propositiva”, diz a nota de Baleia Rossi.

À reportagem ele afirma que o MDB não vai antecipar 2026 nem remoer o passado. “O que queremos é mostrar que Nunes é um democrata, com entregas reconhecidas. Queremos fazer o debate do município.”

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, afirmou ao Painel que “é errado misturar as coisas”. “Nem o presidente Lula nem o PT tem de abrir mão de apoiar candidatos nas eleições municipais para manter a relação com partidos aliados no Congresso.”

Na quarta, o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), aliado de Tabata, disse que Lula tem muita experiência e não faz nada à toa. França esteve no evento da deputada, mas não compareceu ao ato das centrais sindicais por não ter sido convidado, segundo seu gabinete.

“Quando ele faz, ele está pensando em alguma coisa, aí a gente vai depois às vezes descobrir lá na frente [o objetivo]”, afirmou.

França disse ainda que “de jeito nenhum” o PSB seguiria o exemplo dos partidos que acionaram a Justiça contra Lula e Boulos. Tabata afirmou que a equipe jurídica ainda analisava o caso, mas a decisão foi a de não tomar nenhuma providência, dada a proximidade da legenda com o governo.

OTHER NEWS

22 minutes ago

As Anglo American fights back in bid war, 1,100 jobs at potash mine face the axe

23 minutes ago

Green Beret A-Teams Training On FPV Drones Being Driven By War In Ukraine

23 minutes ago

Weak leaders surrendered to might of AAP, no dissent in Congress: Partap Singh Bajwa

23 minutes ago

Ambala prepare to host PM Modi’s rally, workers reach out to people

23 minutes ago

Willie Peters explains plans to fix ‘uncharacteristic’ Hull KR defensive issues

24 minutes ago

Floods hit parts of Northeastern France

24 minutes ago

Hasler lashes 'crazy' Bunker after loss to Knights

24 minutes ago

From Rajya Sabha Pick to ‘BJP Pawn’: How Arvind Kejriwal, AAP Lost Trust in Swati Maliwal in 3 Months

24 minutes ago

Record label paving the way for Asian artists in all genres in America

24 minutes ago

Trump trusted more than Biden on inflation, a top issue for voters, poll shows

24 minutes ago

How maths teacher in her dream job became ‘sexual predator’ who abused trust to groom pupils

24 minutes ago

Summer dream job: Get paid $100K to swim in pools across all 50 US states

24 minutes ago

China probes agriculture minister for suspected disciplinary violations

24 minutes ago

Parts of northern India scorched by extreme heat with New Delhi on high alert

26 minutes ago

Are home inspection conditions back in the cards? What buyers should know

26 minutes ago

Wildfire evacuations: What to know in case you have to leave your home

26 minutes ago

The BBC “Evidence Gathering” After Complaints Against ‘Strictly Come Dancing’ Star Giovanni Pernice

28 minutes ago

Firebrand Aussie senator exposes the silent epidemic killing some of Australia's most essential and trusted workers

28 minutes ago

AC/DC rocker Angus Young, 69, looks VERY different from his 'schoolboy' heyday as the iconic Aussie rock band kick off European tour

28 minutes ago

Former FA Cup winner with Arsenal becomes manager of non-league side Leatherhead... months after registering himself as a player at the age of 49

28 minutes ago

Married teacher who told a 15-year-old schoolboy she loved him pleads she's not a predator, 'just pathetic'

28 minutes ago

Police arrest THREE people after incidents at Championship play-off semi-final clash between Southampton and West Brom

29 minutes ago

Sask. Speaker accuses government MLAs of trying to influence his decisions

29 minutes ago

Severe storms to kick off the long weekend in Manitoba, Ontario

29 minutes ago

9/10 Leeds star with more touches than Summerville was unsung play-off hero

29 minutes ago

Hasler fumes as costly Bunker call haunts Titans

29 minutes ago

Five ways British men can look more stylish this summer

29 minutes ago

Stormers not going to run the ball at Connacht

29 minutes ago

Protesters shut major airport after gluing themselves to runway

29 minutes ago

Claims ANC/EFF supporters vandalised ActionSA billboards

29 minutes ago

South Africa's divorce rates rise sharply by 10.9% amidst decreasing marriage registrations

29 minutes ago

Bvuma lauds Chiefs’ legendary ‘Spider-Kid’ Khune

29 minutes ago

Euro 2024: Every squad announced so far including France, Germany & Netherlands…

29 minutes ago

Trump Keeps Topping Biden in Polls About the Economy

29 minutes ago

RIP: All Blacks great Sid Going dies aged 80

29 minutes ago

NATO membership 'key element' for peace

35 minutes ago

Maureen Lipman, 78, packs on the PDA with her business consultant boyfriend David Turner during a cosy outing in north London after she confirmed their romance

36 minutes ago

Putin claims he has no plans ‘as of today’ to capture Kharkiv

36 minutes ago

PGA Championship: Olympic gold medalist Schauffele leads survivors as several Major winners miss the cut at Valhalla

36 minutes ago

Fears of new Windrush as thousands of UK immigrants face ‘cliff edge’ visa change

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch