Audiência sobre Brasil nos EUA tem ataques a Lula e Moraes e comparação entre Bolsonaro e Trump

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Uma audiência sobre o Brasil no Congresso dos EUA nesta terça-feira (7) se transformou em um embate entre bolsonaristas e aliados, que alegam sofrer perseguição e censura, e democratas, que veem nas denúncias paralelos com o discurso do ex-presidente Donald Trump e seus apoiadores.

Três das quatro pessoas ouvidas apontaram supostas violações de liberdade de expressão cometidas por autoridades brasileiras, sobretudo pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes: o ex-apresentador da Jovem Pan Paulo Figueiredo, o CEO da rede social conservadora Rumble, Chris Pavlovski e o jornalista americano Michael Shellenberger, que divulgou os arquivos do Twitter relacionados ao Brasil, em abril.

O quarto integrante do painel, indicado por democratas, foi o professor de estudos brasileiros da Universidade de Oklahoma, Fábio de Sá e Silva, que assumiu a função de rebater as acusações e incluir no debate ameaças atribuídas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), citando por exemplo as investigações em curso em torno da trama golpista para reverter a derrota na eleição de 2022.

A sala lotou com nomes da direita brasileira, entre eles o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o blogueiro Allan dos Santos, o ex-comentarista da Jovem Pan Rodrigo Constantino e o deputado federal cassado e ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. O público se aglomerou no corredor antes do início da audiência, com muitos fazendo vídeos e selfies para as redes sociais.

No entanto, do lado americano, apenas seis deputados participaram, sendo que somente dois permaneceram o tempo todo na audiência: o republicano Chris Smith, presidente do subcomitê de Saúde Global, Direitos Humanos Globais e Organizações Internacionais, no qual o evento foi realizado, e a democrata Susan Wild, o principal nome do partido no órgão.

Mesmo sendo minoria, mais democratas do que republicanos participaram: Jonathan Jackson, Joaquin Castro e a presidente da bancada brasileira, Sydney Kamlager-Dove. Foi ela quem adotou a postura mais incisiva, afirmando que os ataques de 8 de janeiro e teorias conspiratórias são a verdadeira ameaça à democracia no Brasil.

“Esta audiência é uma tentativa de minar a democracia brasileira ao dar uma plataforma para os mesmos indivíduos que espalharam mentiras sobre as eleições”, afirmou.

Kamlager-Dove comparou a estratégia com a da direita americana, que, segundo ela, está usando o debate brasileiro para se vitimizar em face das acusações que sofre nos EUA por seu papel na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Na mesma linha, Wild disse que aquela não era a audiência que ela acreditava que deveria estar acontecendo e questionou os republicanos por não terem promovido uma audiência sobre a democracia brasileira quando informações sobre a trama golpista sob investigação se tornaram públicas, ou sobre o 8 de janeiro.

“Colocando de modo simplificado, o ataque de 8 de janeiro foi claramente inspirado pelo 6 de janeiro. Acredito que precisamos de mais investigação dos dois eventos e do papel que os EUA podem ter desempenhado, incluindo de elementos de extrema direita que no mínimo expressaram apoio a essa tentativa de golpe [no Brasil]”, disse a deputada.

Do lado republicano, a participação de Maria Salazar foi breve, mas também incisiva. A deputada, que também preside o subcomitê de Hemisfério Ocidental, chamou o presidente Lula (PT) de socialista e questionou se Moraes não seria uma espécie de fantoche do petista ou se haveria algum tipo de conluio antigo entre eles.

Ela defendeu que Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), faça do “modelo brasileiro”, ao travar um embate contra as ordens de derrubada de contas do STF, “um exemplo para os EUA e o resto do hemisfério”. “Você não mexe com liberdade de expressão. Você tem direito a dizer o que quiser, desde que não gere violência, ponto afinal”, afirmou, sob aplausos.

Smith, que propôs a realização da audiência, elencou por sua vez uma série de supostas violações de direitos no Brasil. “Vamos hoje restaurar [a liberdade de expressão] de nossas testemunhas, que reuniram uma constelação de evidências de censura generalizada e perseguição politicamente motivada no Brasil”, afirmou.

O deputado, que se tornou um dos principais aliados de bolsonaristas no Congresso americano, afirmou que vai apresentar um projeto de lei com foco no Brasil, prevendo sanções ao país em caso de violações de direitos.

“Eu vou elaborar uma legislação semelhante ao que fiz com Belarus, chamada Lei da Democracia de Belarus. Eu já fiz isso quatro vezes, começando em 2004, com o Azerbaijão, o Vietnã, todas pedindo respeito aos direitos fundamentais”, disse o deputado à Folha de S.Paulo após a audiência.

“Vamos prever sanções no sistema generalizado de preferências [GSP, na sigla em inglês]”, completou, em referência ao sistema americano de benefícios tarifários a certas importações.

Smith aproveitou a audiência para relembrar um histórico antigo com o Brasil. O deputado recordou que foi ao país duas vezes durante a crise diplomática entre os governos Lula e Barack Obama em torno da guarda de Sean Goldman, filho de mãe brasileira e pai americano que voltou para os Estados Unidos em 2009.

“A única razão que David Goldman conseguiu seu filho de volta foi quando introduzi legislação para dizer ‘chega, vamos retirar o GSP, condicioná-lo a Sean ser permitido se reunir com seu pai’. Foi ultrajante. Fui a Brasília ao tribunal”, afirmou.

Questionado pela reportagem sobre sua opinião sobre Bolsonaro, Smith afirmou que não comentaria porque esse não era o foco da audiência, e ele não gostaria de repetir o que seus colegas democratas fizeram ao fazer denúncias ao ex-presidente.

“Isso é uma ação minha”, respondeu, ao ser perguntado sobre a instrumentação do evento por grupos políticos brasileiros.

“Eu fui lá quando Lula era presidente e fiquei chocado e consternado com sua falta de preocupação [no caso Sean Goldman]. Nós o procuramos quando ele veio às Nações Unidas. Obama estava lá e eu Lula. Constantemente tivemos audiências bem aqui e apelamos para ele, assim como para a embaixada. E não tivemos resposta. Não conseguimos nada até começarmos a dizer que haveria sanções econômicas”, justificou.

OTHER NEWS

24 minutes ago

'Proud' 10-year-old girl cuts off hair for second time for charity

24 minutes ago

John Fetterman: ‘Absurd’ that he's a bully

24 minutes ago

Tesla Cybertruck Hack: Wet Towel Trick Combats Charging Time Suck

24 minutes ago

MLB insider addresses odds of New York Yankees signing Juan Soto to contract extension in-season

24 minutes ago

Federal byelection called in Liberal stronghold of Toronto-St. Paul's

24 minutes ago

Caitlin Clark News: Fever Star Makes WNBA History in Just Three Games

24 minutes ago

Helicopter carrying Iran's president suffers a ‘hard landing,' state TV says, and rescue is underway

24 minutes ago

What we know about Suits L.A., the spinoff of everyone’s favorite streaming binge

24 minutes ago

Orlando Pirates: TWO return, TWO ruled out of Nedbank Cup final?

24 minutes ago

Qatari royal facing UK arrest after failing to turn up to court over $6bn debt

25 minutes ago

Elder, Braves Look to Bounce Back From Game One Loss

29 minutes ago

Video: Aussie model Sahara Ray opens up about health condition that left her paralysed: 'My whole life changed in an instant'

29 minutes ago

Meghan Markle's £100,000 wedding dress that the Queen thought was 'too white' - as the Duke and Duchess of Sussex celebrate sixth anniversary

29 minutes ago

Putin and Xi’s bro-hug proves that fight for Ukraine is same as fight against China

29 minutes ago

Biden applauds call for ceasefire in Gaza at Morehouse College commencement

30 minutes ago

Airstrike kills 27 in central Gaza and fighting rages as Israel's leaders are increasingly divided

30 minutes ago

Dava party reaches out to Muslim migrants in Germany: is Turkey's Erdogan behind the movement?

30 minutes ago

"Six rings and playing with Michael Jordan commanded respect" - Damon Stoudamire on why Scottie Pippen was a great leader

30 minutes ago

Bodour Al Qasimi inaugurates Greek edition of ‘Folktales Reimagined’

30 minutes ago

'Fallout’s' success makes me crave a final send-off to this canceled sci-fi series

30 minutes ago

Man City XI vs West Ham: Starting lineup, confirmed team news, injury latest for Premier League final day

31 minutes ago

U.S. regulators reconsider capital hike for big banks, WSJ reports

31 minutes ago

Mammoth Overland’s ultra-rugged TL travel trailer has an insane amount of space

31 minutes ago

Manchester United XI vs Brighton: Starting lineup, injury latest, confirmed team news

31 minutes ago

The Summer Popcorn Wars: How Movie Theaters Prep for the Busy Season

31 minutes ago

Ira Winderman: Heat can’t let history get in way of potential Donovan Mitchell pursuit

31 minutes ago

Michael Che tricks Colin Jost into cracking joke about wife Scarlett Johansson in Weekend Update

32 minutes ago

UTMB Health Athlete of the Week: Clear Creek’s Tyler Austin

33 minutes ago

Biden delivers Morehouse commencement speech as some students and faculty express pro-Palestinian messages

37 minutes ago

Simone Biles wins US Classic ahead of hotly-anticipated Olympics return in Paris

37 minutes ago

Arsenal vs Everton LIVE: Premier League team news and line-ups as Bukayo Saka misses out

37 minutes ago

66 killed in fresh floods in Afghanistan

37 minutes ago

Brentford release trio as contracts expire with Neal Maupay and Sergio Reguilon also leaving

37 minutes ago

Montreal reflects on inaugural PWHL season

37 minutes ago

We need to improve political discourse, says Lib Dem leader on therapy

37 minutes ago

Why Shares of Cameco Are Powering Higher

37 minutes ago

John Tavares Picks Up Two Assists to Help Canada Stay Undefeated and How the Maple Leafs Performed in Day 9 of the World Hockey Championship

37 minutes ago

Kerry amble to all too easy win over surprisingly tepid Monaghan in All-Ireland Group 4 opener

37 minutes ago

Ireland will ‘recognise Palestinian statehood’ despite reports of diplomatic row

37 minutes ago

Fans Demand NBA Take Action Against NBA Ref After Thunder-Mavs Game 6

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch