Cade aprova acordo e autoriza Petrobras a manter refinarias que seriam vendidas

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira, 22, as novas versões dos acordos com a Petrobras na área de refino e gás, o que autoriza a estatal a manter cinco refinarias que estavam no plano de vendas desde 2019.

Em troca de ser liberada dos desinvestimentos, o que inclui preservar a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), a estatal se comprometeu a adotar compromissos majoritariamente comportamentais, o que foi aceito pelo órgão antitruste.

A obrigação de alienação de oito refinarias foi firmado entre o Cade e a Petrobras durante a gestão de Jair Bolsonaro, em resposta às preocupações do conselho em conter o risco de abuso de posição dominante pela petroleira. Três unidades foram vendidas desde então. Com o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contudo, a Petrobras indicou que não gostaria de seguir com o plano de vendas.

Ela oficializou no fim do ano passado ao Cade seu desejo em alterar os Termos de Compromisso de Cessação (TCCs), tradicionalmente firmados entre o órgão e empresas investigadas por suposta infração à ordem econômica.

cade aprova acordo e autoriza petrobras a manter refinarias que seriam vendidas

Com o novo acordo, Petrobras precisará divulgar diretrizes comerciais para entregas de petróleo por via marítima Foto: Pedro Kirilos/Estadão

Ao propor novos compromissos, a estatal argumentou haver mudança econômica e geopolítica global que demanda investimentos em refinarias nacionais para incrementar a capacidade de abastecimento do mercado interno. Disse ainda existirem “amplas alternativas” de suprimento para refinarias independentes, que mitigariam o risco de aumento de custos de rivais da Petrobras.

Ao votar no caso, a conselheira Camila Alves afirmou que compromissos assumidos pela Petrobras reduzem assimetria de informação, fornecendo “transparência” e facilidade na detecção de práticas anticoncorrenciais, mas pontuou que eles não substituem a necessidade de regulação efetiva ou intervenções específicas. “O monitoramento dos compromissos assumidos é essencial para garantir o sucesso das obrigações”, disse.

Responsável por levar o assunto a julgamento, o presidente Alexandre Cordeiro afirmou que o TCC fortalece a transparência das operações da Petrobras e melhora o acesso do conselho a operações complexas da estatal, argumentando que o sistema de monitoramento que haverá sobre a Petrobras traz celeridade e eficiência na gestão de recursos públicos.

“O objeto do TCC não é de privatização das refinarias, até porque essas unidades são privadas. O objetivo foi garantir a entrada de novos atores no mercado”, disse o conselheiro Gustavo Augusto.

Com o novo acordo na área de refino, a Petrobras precisará divulgar suas diretrizes gerais comerciais para entregas de petróleo por via marítima, com monitoramento rotineiramente feito pelo Cade. As diretrizes serão orientadas por princípios como de preservação e priorização do resultado econômico da companhia, buscando maximizar sua geração de valor, praticando “sempre preços competitivos, alinhados ao mercado internacional”.

O documento prevê também a oferta de contratos frame a qualquer refinaria independente em território brasileiro, conferindo-lhes vantagem de extrair “maiores benefícios” em suas negociações para suprimento de petróleo por via marítima com outras contrapartes. Esse modelo de contrato estabelece as condições básicas para a negociação, carga a carga, de um volume de petróleo. A obrigação de compra e venda somente será assumida na hipótese de ambas as partes chegarem a um acordo de preço.

A estatal ainda tentou dar uma resposta ao Cade sobre investigações instauradas após a celebração do TCC em 2019, que miram a atuação da petroleira. Nesse sentido, o Cade poderá acompanhar a aplicação da nova estratégia comercial da Petrobras para a oferta a terceiros, em território brasileiro, de produtos derivados, notadamente: gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene de aviação (QAV), óleo combustível e asfalto (em conjunto, Derivados de Petróleo).

O compromisso também inclui disponibilizar ao Cade, em ambiente controlado, acesso a relatórios confidenciais atualizados da estatal, contendo os preços praticados na oferta a terceiros e as respectivas referências utilizadas na precificação dos derivados. Esses documentos serão atualizados e disponibilizados a cada 30 dias. Entre as apurações que corriam contra a estatal está o inquérito instaurado em 2019 para investigar suposto abuso de posição dominante no mercado de refino de petróleo. As investigações ficam suspensas enquanto durar o TCC, que tem vigência de três anos.

TBG

No caso do TCC para o segmento de gás, a Petrobras argumentou ao Cade que a alienação da TBG afetaria negativamente a nova estratégia e o novo modelo de negócios da empresa. “A compromissária buscou negociar obrigações alternativas que confiram ao Cade o conforto necessário para afastar qualquer dúvida acerca da preservação da concorrência no mercado brasileiro de gás natural”, disse a Petrobras.

Embora afirme que a governança corporativa da TBG já assegura à empresa independência operacional em relação à Petrobras, o acordo validado prevê medidas adicionais para eliminar “qualquer possível influência” da companhia em mecanismos de gestão da transportadora que possam ser considerados relevantes do ponto de vista concorrencial.

A Petrobras terá, por exemplo, de seguir algumas obrigações até a emissão de certificação de independência da empresa pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A nomeação de conselheiros independentes pela estatal também terá de ser necessariamente intermediada por um ‘head hunter’ independente. Nesse TCC, a duração prevista é de cinco anos.

OTHER NEWS

2 hrs ago

Dragon Ball Sparking Zero terá vários modos, incluindo multiplayer local

2 hrs ago

Por que o Anel Rodoviário é tão perigoso

2 hrs ago

Última Atualização – Mia Rusthen está estável, mas em coma induzido

2 hrs ago

ANTEVISÃO | Primeiro Round

3 hrs ago

Detonada por criticar 'PL do aborto', ex-'BBB 24' Alane alfineta Matteus: 'Pior que fraudar cotas'

3 hrs ago

ANTEVISÃO | Difícil missão a mais de quatro mil quilómetros de distância

3 hrs ago

Campanha de Joe Biden angaria mais de 28 milhões de dólares numa única ação

3 hrs ago

Radares da PSP. É aqui que vão estar na semana de 17 a 23 de junho

3 hrs ago

Cruzeiro desiste de Thiago Mendes e São Paulo deve avançar nas negociações pelo meia

3 hrs ago

Sem citar Dudu, ex-goleiro Marcos desabafa: 'Palavra já não tem mais valor'

3 hrs ago

Video: Mann gir sin gigantiske kjæledyrsslange et bad

3 hrs ago

“Cada palestra do Rúben Amorim no Casa Pia era uma aula e era interessante. Quando ele saiu foi uma choradeira no balneário”

3 hrs ago

Suíça representa México no Equador após rompimento de relações diplomáticas

3 hrs ago

Milton Neves 'crava' passeio do Athletico sobre o Flamengo: "Não terá chances"

3 hrs ago

Quais países têm mais estrelas Michelin no mundo? Veja top 10

3 hrs ago

SBT define exibição de último programa gravado por Nahim

3 hrs ago

Irã e Suécia trocam prisioneiros

3 hrs ago

Segundo navio evacuado após ataque dos rebeldes Houthis no golfo de Aden

3 hrs ago

Lula precisa insistir para que Maduro aceite observadores, diz candidato da oposição

3 hrs ago

Goucha abre as portas do seu monte e mostra decoração exterior

4 hrs ago

Não será por falta de aviso

4 hrs ago

Samsung lança 'tênis do futuro' que pode controlar seu celular

4 hrs ago

Horóscopo do Dia: A previsão dos signos para este domingo (16/06)

4 hrs ago

Como a nova saia Primark faz frente a uma Dolce&Gabbana?

4 hrs ago

Dulce tem 96 anos e fez 'match' com Leonor, de 21, para viverem juntas e fugirem à solidão e aos custos da habitação

4 hrs ago

Betty Grafstein deixa 50 mil euros por pagar em hospital privado de Cascais

4 hrs ago

Gisele Bündchen og Joaquim Valente går fra hverandre, sier nettsted

4 hrs ago

Primeiro-ministro chinês promete mais pandas e pede “terreno comum” à Austrália

4 hrs ago

Desaprovação a Lula vai a 47% e iguala pior índice da série histórica, mostra Atlas

4 hrs ago

Efetiva e dominante, Ferroviária vence Santos e segue caça ao líder no Brasileirão

5 hrs ago

Galã em Família É Tudo, Gabriel Godoy sonha com protagonismo

5 hrs ago

Shortwave

5 hrs ago

Os melhores jogos brasileiros do Summer Game Fest 2024! Veja lista

5 hrs ago

Depende do país decidir quando será possível acordo de paz

5 hrs ago

Renascer: Globo negocia volta de Jacutinga com Juliana Paes

5 hrs ago

Como aumentar a eficiência de combustível do seu automóvel

5 hrs ago

Video: Mooiste wetenschapper ter wereld toont verschrikkelijke symptomen na besmetting met ziekte door een mug

5 hrs ago

Vais a um casamento e não sabes o que vestir? Espreita estes looks Mango

5 hrs ago

Marcos critica saída de Dudu do Palmeiras: "A palavra não tem mais valor"

5 hrs ago

Tite confirma a escalação do Flamengo chega ao Athletico-PR