"Há o receio de que a intenção russa seja um ataque a Portugal": Putin está a ameaçar as ex-colónias portuguesas mas o "alvo" pode ser o ex-colonizador e "país da NATO"

Vladimir Putin (Associated Press)

O tenente-general Marco Serronha fala numa situação “preocupante”, lembrando o que aconteceu recentemente nas ex-colónias francesas em África, quando “a Rússia começou a fazer acordos de cooperação no domínio da defesa e da segurança” naquelas regiões. “Há aqui uma comparação relativamente àquilo que tem sucedido na África francófona”, estabelece o especialista militar em assuntos do continente africano, traçando o “modus operandi” da Wagner que, uma vez instalada nestas regiões, começa a desenvolver ali “operações de desinformação” – no caso, para “atacar a França colonialista”, e que terminaram com a “expulsão das forças francesas” das ex-colónias.

“A França foi sucessivamente hostilizada e corrida – com embaixadores franceses a serem inclusivamente expulsos – e criou-se uma relação de tensão entre os países da África francófona e a França”, observa o especialista, acrescentando que “isto aconteceu numa série de locais – na República Centro-Africana, no Mali, no Burkina Faso, no Níger”, sendo que hoje em dia Paris mantém relações apenas com “dois ou três países da África francófona”.

Neste contexto, argumenta Marco Serronha, “é esse receio que pode estar em cima da mesa” agora em Portugal: “É de que por detrás da intenção russa do acordo de defesa [nas ex-colónias portuguesas] esteja um ataque a Portugal como ex-potência colonial, como país da NATO.”

Veja também: “Ex-colónias portuguesas são o próximo alvo da Rússia”. São Tomé assina acordo de cooperação militar com Moscovo (que pode não ficar por aqui)

E Portugal, tal como a França, foi apanhado “completamente de surpresa” com estes acordos entre a Rússia e as ex-colónias em África. “A França também não sabia destes acordos, foi confrontada com eles e logo com operações de contra-informação e de desinformação” contra Paris, diz, que, de mãos atadas, “não conseguiu fazer nada”. “Pura e simplesmente teve de sair desses países todos”, recorda, referindo-se às empresas francesas e outros interesses económicos que se viram impotentes perante a influência russa.

Sendo assim, o mesmo pode acontecer agora em Portugal, entende o especialista, destacando que é assim que funciona o “modus operandi” do Wagner African Playbook, um manual que estabelece a atuação do grupo paramilitar no continente africano. “Podemos começar a perceber, já dentro de pouco tempo, que aparecem nos jornais da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe coisas contra Portugal, a dizer que Portugal é um país colonialista, que é preciso expulsá-los [aos portugueses e empresas portuguesas], começam a ser organizadas manifestações em frente às embaixadas de Portugal”, enumera.

Se isso acontecer, “vamos ter uma situação muito parecida com aquilo que se passou com a França”, antevê Marco Serronha. “E aí vamos ter problemas”, adverte. É que se Putin “meter na cabeça que o próximo alvo é Portugal e as ex-colónias portuguesas, vamos começar a assistir a isto”, reforça, admitindo que “acredita perfeitamente” que tal possa vir a acontecer, tendo em conta a posição portuguesa sobre o conflito na Ucrânia. Na perspetiva russa, diz, Portugal pode ter sido assim “identificado como um alvo” para o Kremlin, ameaçando-o assim com as ex-colónias portuguesas em África.

“Portugal está a ser vítima de si próprio”

Neste assunto, “Portugal está a ser vítima de si próprio”, argumenta Tiago André Lopes, especialista em Relações Internacionais e em Diplomacia, referindo-se ao “desinvestimento” do Governo português nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com quem mantém uma estratégia de “promessas vagas” que não interessam aos parceiros, que querem “ajuda concreta”.

Exemplo disso mesmo é a discussão sobre a reparação às ex-colónias, espoletada pelo próprio Presidente da República, que sugeriu que Portugal “liderasse” nesta questão. Esta discussão “rapidamente foi politizada pelos partidos e não está a ser uma discussão séria e eficaz sobre o que é que é reparação colonial”, critica o especialista. “Só isso já é sintomático de um país que ainda não fez a digestão do seu império colonial”, argumenta Tiago André Lopes, acrescentado também a ausência de uma “definição clara” do que é, efetivamente, a CPLP. “Enquanto não houver clareza e instrumentos eficazes para a CPLP funcionar como funciona, por exemplo, a Commonwealth, não podemos achar que ela vai produzir efeitos se não há investimento, isso não é possível”, defende.

“E aí a Rússia é muito pragmática”, compara o especialista, afirmando que estes acordos de cooperação militar e de defesa firmados com os países africanos assumem várias parcerias que interessam sobretudo às regiões que se confrontam permanentemente com a eclosão de conflitos. “Obviamente que a Rússia está a tentar ganhar parceiros novos [em África], só este ano já ganhou vários parceiros em solo africano – o Senegal, o Mali, o Burkina Faso, o Chade, a República Centro-Africana”, enumera.

“Não é por acaso que a Rússia convidou Umaro Sissoco Embaló para ir ao Dia da Vitória na Rússia e para estar do seu lado na Praça Vermelha. Foi obviamente uma operação de charme” por parte de Moscovo, sublinha Tiago André Lopes, que vai mais longe: “Se a Guiné-Bissau assinar o acordo, fica aberta a porta para, eventualmente, ser a próxima aposta da Rússia”, antecipa o especialista, sublinhando que a Wagner pode “ajudar líderes autoritários a impor [na Guiné-Bissau] uma ordem de valores que não é uma ordem democrática nem uma ordem legal”. “E isso Portugal não consegue fazer”, ressalva.

O presidente russo, Vladimir Putin, com o seu homólogo da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nas celebrações do Dia da Vitória, no Kremlin, esta quinta-feira (Kremlin via AP)

E o mesmo pode acontecer em Moçambique, sugere o especialista, que não exclui que a Rússia procure reforçar também ali a cooperação bilateral com o país, nos mesmos moldes de São Tomé e Príncipe. Isto porque “Moçambique tem a questão da insurgência islâmica no Sahel africano e, portanto, tem uma necessidade securitária premente que não está resolvida, sobretudo a norte”, justifica Tiago André Lopes, lembrando que há forças russas a combater ativamente em Moçambique, nomeadamente para erradicar células do Estado Islâmico e da Jihad que ainda continuam no norte do país. “Por isso é que eu acho que Moçambique é um alvo fácil para estas ofensivas” russas, insiste.

O mesmo já não deverá acontecer em Angola, diz Tiago André Lopes, sublinhando que a retórica de Luanda este ano “tem sido muito pró-Washington”, procurando assim demarcar-se da posição do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que “estava muito conotado com a Rússia e com a União Soviética”. No entender do especialista, “a Angola vai resistir um pouco mais a esta ofensiva de charme que a Rússia e o Irão – que também está mais ativo nessa região, – estão a tentar fazer.”

Perante estas ameaças russas nas ex-colónias, o Governo português – que já está a ser pressionado pelos partidos, nomeadamente pela IL, para que não se deixe ficar “surdo e mudo” neste contexto – “não pode fazer nada porque são escolhas soberanas dos Estados”, segundo Tiago André Lopes, reduzindo a ação do executivo a “sorrir e aceitar” estes acordos.

Numa perspetiva a longo prazo, pelo contrário, “poderíamos tentar perceber em que áreas é que ainda podemos estabelecer uma cooperação eficaz e repensar a parceria com estes Estados”, sugere Tiago André Lopes.

Questionado pela CNN Portugal sobre o acordo firmado entre a Rússia e São Tomé e Príncipe, na quinta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sublinhou que não se pronuncia publicamente sobre “atos de política externa”, lembrando que “a CPLP é uma organização de Estados soberanos”. Ainda assim, manifesta intenção de reforçar a cooperação com o arquipelágo, com “particular destaque para a segurança marítima no Golfo da Guiné”.

OTHER NEWS

19 minutes ago

Kalyan Lok Sabha Elections 2024: Sena vs Sena Battle as CM Shinde's Son Eyes Third Term From This MMR Seat

19 minutes ago

Wigan roar into Challenge Cup final with crushing seven-try win over Hull KR

20 minutes ago

1 American man's fight to save a girl in Gaza he's never met

20 minutes ago

Yemen's Houthi rebels launch a missile that strikes an oil tanker in the Red Sea, US military says

20 minutes ago

Thousands are expected to rally in Washington in support of Palestinian rights

23 minutes ago

Video: Selena Gomez, Salma Hayek and Eva Longoria bring the glamour in stunning gowns as they hit the red carpet for the Emilia Perez premiere at the Cannes Film Festival

23 minutes ago

Video: Giovanni Pernice is seen for the first time in Portugal since quitting Strictly after fleeing the country amid BBC probe into 'serious workplace misconduct claims'

23 minutes ago

Video: Selena Gomez, Salma Hayek and Eva Longoria bring the glamour in stunning gowns as they hit the red carpet for the Emilia Perez premiere at the Cannes Film Festival

23 minutes ago

Video: Revealed: Meghan and Prince Harry were flown around Nigeria for free with 'top-tier treatment' by airline whose chairman is a fugitive wanted in the US over $20M money laundering operation

23 minutes ago

Video: Armed robbers steal millions of pounds of jewellery in brazen daylight raid on Harry Winston in Paris - the store made famous by Marilyn Monroe

23 minutes ago

Video: Jessica Biel admits to being 'shocked' by 'how little' she knew about her own body until struggling to get pregnant in her 30s

24 minutes ago

Giovanni Pernice is seen for the first time in Portugal since quitting Strictly after fleeing the country amid BBC probe into 'serious workplace misconduct claims'

24 minutes ago

Harlequins 28-53 Bristol: Bears thrash Quins on final day but not enough for Premiership play-off spot

24 minutes ago

Box Office: ‘IF' Whiffs Opening Day With $10.3 Million, ‘The Strangers: Chapter 1' Unmasking Third Place

24 minutes ago

When Northern Lights could be visible in the UK again

25 minutes ago

The best centre-back partnerships ever

25 minutes ago

Horror as bus bursts into flames in Twickenham

25 minutes ago

Biden Camp Has a Field Day With Wobbly Trump at Podium

25 minutes ago

Dua Lipa re-designs her dance routines because she keeps slipping on sweat

25 minutes ago

Manchester City suffer WSL title agony despite win at Aston Villa

25 minutes ago

American therapist detained in Syria more than seven years ago has died

25 minutes ago

Michael Jordan gives credit to his clone: Yes, there are similarities to me in the way he plays

25 minutes ago

Steve Wozniak’s net worth: The Apple cofounder’s wealth in 2024

27 minutes ago

Sony Music Demands Tech Giants Not Use Its Music To Develop AI

29 minutes ago

Mark Chamberlain delivers brutal right hook to knock Joshua Wahab out in ROUND 1 of their WBC silver lightweight championship fight

30 minutes ago

Best Puzzle Horror Games

31 minutes ago

Rain is set to help crews battling blaze near Canadian oil city

31 minutes ago

In ‘Furiosa,’ Chris Hemsworth steals the spotlight

31 minutes ago

Premier League side join Tottenham in race to sign Chelsea's Conor Gallagher

31 minutes ago

Soccer-PSG's Enrique expects tough challenge at Metz before French Cup final

31 minutes ago

Talking Sooners with Oklahoma legend Ryan Broyles

31 minutes ago

Springbok red carded as Leicester Tigers end Exeter Chiefs’ play-off run

33 minutes ago

Valerie Bertinelli announces social media pause: 'In need of a mental health break'

35 minutes ago

Oilers to start Stuart Skinner in net for Game 6 against Canucks

37 minutes ago

Video: Tyson Fury flies into rage after being separated from Oleksandr Usyk at heated weigh-ins and unleashes FURIOUS tirade vowing to 'knock that little f****r out', as tensions boil over on eve of fight

37 minutes ago

Dying woman 36, is denied liver transplant for drinking while on waiting list - even though her own partner had offered to serve as donor

38 minutes ago

D.C’s five-week countdown to summer starts with a dim Friday

38 minutes ago

Opinion: GM Shooting Itself in Foot By Killing Chevrolet Malibu

38 minutes ago

'I Don't Mind The Haters, They Fire Me Up': Maple Leafs Prospect Easton Cowan Reflects on OHL Championship Run With London Knights Ahead of Memorial Cup

38 minutes ago

MoEHE holds 'Teach Me' festival for students with disabilities

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch