Vídeo não mostra diretor do X revelando “pressão” feita por Moraes, mas jornalista norte-americano

Em meio ao embate público envolvendo o empresário e proprietário do X, Elon Musk, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, usuários compartilham uma sequência nas redes sociais em que um suposto diretor da empresa revela ter sido “pressionado” pelo magistrado para ter acesso a dados privados de contas na plataforma. No entanto, a pessoa que aparece nas imagens é o jornalista norte-americano Michael Shellenberger, um dos autores do dossiê “Twitter Files Brazil”, falando sobre uma possível colaboração da rede social com autoridades brasileiras.

“Diretor do X no Brasil faz revelações bombásticas sobre Alexandre de Moraes”, diz o texto sobreposto ao vídeo que circula no Facebook, no Kwai, no TikTok e no YouTube.

O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

vídeo não mostra diretor do x revelando “pressão” feita por moraes, mas jornalista norte-americano

Captura de tela feita em 7 de maio de 2024 de uma publicação no TikTok

Sobreposta à gravação do que parece ser uma entrevista, uma pessoa aparece afirmando: “Diretor do antigo Twitter, o atual X, revela como era pressionado por Alexandre de Moraes para ter dados sigilosos dos usuários e bloqueá-los para que não utilizem o aplicativo”.

Em seguida, o homem que seria o executivo da empresa começa a falar: “Neste caso do Brasil, era uma coisa que eu me senti muito chocado porque o governo, o TSE, eram muito agressivos pedindo a informação do Twitter, do X. Por exemplo, eles queriam informação privada sobre as pessoas, inclusive a informação de números telefônicos e também queriam ler as mensagens privadas das pessoas que utilizaram certos tipos de hashtags reclamando, por exemplo, sobre as eleições”.

E prossegue: “O governo ameaçou o advogado do Twitter brasileiro de perseguição criminal. É uma coisa que eu nunca tinha visto na minha vida. É uma coisa muito incrível. O Elon Musk disse que o Alexandre de Moraes pediu para o X fazer censura das pessoas e dizer que foi o X que decidiu, e não o Alexandre de Moraes. É uma coisa muito incrível, né, o governo querer o X para fazer censura e não tomar a responsabilidade e não dizer que não foi pedido pelo governo”.

Por fim, ele critica movimentos que pretendem impedir que Donald Trump e Jair Bolsonaro (PL) sejam candidatos a cargos políticos em seus respectivos países.

O conteúdo circula em meio ao embate público entre Elon Musk e o ministro do STF Alexandre de Moraes. Em 6 de abril de 2024, Musk promoveu uma série de ataques contra o ministro — relator do inquérito das fake news — acusando o magistrado de censurar o X no Brasil e ameaçando não cumprir as determinações judiciais e reativar contas bloqueadas por propagarem desinformação no país.

O empresário também chamou Moraes de “ditador” e disse que ele “deveria renunciar ou ser destituído”.

Como resultado, o ministro incluiu o bilionário no inquérito das “milícias digitais” por suposta “instrumentalização criminosa” da plataforma e determinou uma multa de R$ 100 mil por dia para cada conta bloqueada no X que for reativada.

Mas, ao contrário do que indicam as publicações, a pessoa que aparece no vídeo não é um diretor do X no Brasil.

Uma análise do material mostrou que, a partir de 59 segundos do conteúdo viral, a sequência mostra o logotipo do Poder360. Com base nesse indício, uma busca por palavras-chave no Google com os termos “Poder360”, “entrevista” e “Twitter” levou a um vídeo de uma entrevista do portal com o jornalista norte-americano Michael Shellenberger, de onde foi retirado o trecho que acompanha as publicações.

Uma pesquisa no Google por seu nome mostrou que, além de jornalista, Michael Shellenberger é escritor e cofundador do Environmental Progress e do The Breakthrough Institute, além de criador do Public, um projeto de jornalismo independente.

Em suas redes sociais (1, 2) ele confirma essas informações, sem mencionar o suposto cargo de diretor do X no Brasil.

A mesma busca também levou a mais informações sobre o jornalista no site da Forbes e a um documento oficial do Congresso dos Estados Unidos, onde Shellenberger se apresentou em uma sessão sobre crise climática em 2020. O texto contém suas experiências profissionais e tampouco indica a suposta atuação como diretor do X.

“Twitter Files Brazil”

No final de 2022, após o empresário Elon Musk concluir a compra da plataforma então chamada Twitter (atual X), foram divulgados arquivos que indicaram uma possível colaboração da rede social com a campanha dos democratas nos Estados Unidos em 2020, incluindo um episódio envolvendo o filho do presidente-norte americano Joe Biden.

Os documentos são baseados em trocas de e-mails entre a empresa e autoridades do país, que mostrariam pedidos para o bloqueio de contas e remoção de conteúdos na rede social, e o caso ficou conhecido como “Twitter Files”.

Em 3 abril de 2024, Michael Shellenberger publicou em sua conta pessoal no X arquivos sobre o Brasil, no que foi chamado “Twitter Files Brazil” (Arquivos do Twitter no Brasil, em tradução para o português).

Na postagem, o jornalista diz que “o Brasil está envolvido em um caso de ampla repressão da liberdade de expressão comandada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes”. Segundo ele, o ministro “procurou transformar as políticas de moderação de conteúdo do Twitter em uma arma contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro”.

Nas publicações constam capturas de tela da troca de e-mails entre funcionários do antigo Twitter que comprovariam as supostas pressões exercidas por membros da Suprema Corte para a remoção de contas e conteúdos na plataforma que não seguiam os critérios do Marco Civil da Internet ou que promoviam ataques às instituições, além da divulgação de notícias falsas na rede social.

O AFP Checamos não encontrou registros de pronunciamentos do ministro Alexandre de Moraes ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o caso.

Conteúdo semelhante foi checado pela Agência Lupa.

Referências

OTHER NEWS

15 minutes ago

Trump Media and Technology Group posts more than $300 million net loss in first public quarter

15 minutes ago

The White House says FDIC Chairman Martin Gruenberg to step down following reports of agency’s toxic workplace culture

15 minutes ago

'The Apprentice,' about a young Donald Trump, premieres in Cannes

15 minutes ago

Canales: QB Young 'doing fantastic' in Panthers' new offense

16 minutes ago

FDIC Chair Martin Gruenberg to resign after damning workplace harassment probe

16 minutes ago

Trump Media lost $327.6 million in the first quarter of the year on revenue of just $771,000

17 minutes ago

Quebec inmate injured in ‘major assault’ at Port-Cartier Institution

17 minutes ago

‘Yellowstone’ Season 5 Part II: Everything We Know So Far

19 minutes ago

ESPN Mics Picked Up Caitlin Clark Fussing About Her Teammates To Christie Sides

19 minutes ago

Arrowverse Had a Failsafe to Keep Grant Gustin in The CW Universe Even if The Flash Failed

19 minutes ago

Herman Ese’ese investigation latest as Hull FC prop free to play this weekend

19 minutes ago

The 12 Best Pokemon To Use As Tanks

19 minutes ago

DJT: Trump Media reports $771,000 revenue for first quarter, net loss of $327.6 million

20 minutes ago

Anti-inflammatory diet guide: Foods, benefits and meal plan

21 minutes ago

GRAHAM GRANT: John Swinney on The Apprentice? I'd give it just five minutes until Lord Sugar finally barked: 'You're fired!'

21 minutes ago

Fury as Labour Party's foreign spokesman David Lammy backs bid for war crimes case against Israel's prime minister Benjamin Netanyahu

21 minutes ago

Labour Party's proposal to simplify changing gender would make transitioning as easy as getting a prescription, writes Helen Joyce of Sex Matters charity

21 minutes ago

CRAIG BROWN: How Ozempic left Mr Blobby's 007 job hopes in tatters

21 minutes ago

Lottie Moss is spotted leaving luxury five-star hotel in Costa Rica after filming wrapped for Bear Grylls £10m survival show she is rumoured to be taking part in

21 minutes ago

My mum and dad died just days apart... I was just nine, says heartbroken daughter of infected blood scandal victim

21 minutes ago

Popular Dublin arcade bar Token announces it is closing down after 8 years

21 minutes ago

The tragic reason why there are no great white sharks in captivity

21 minutes ago

Tom McKibbin qualifies for US Open next month at Pinehurst

21 minutes ago

Anne Hathaway Makes a Shirtdress the Most Glamorous Staple in Rome

21 minutes ago

‘There’s an element of snobbery’ – Stacey Dooley on making her theatre debut in West End thriller

21 minutes ago

Second-grade teacher arrested for keeping drugs in classroom and being high on school property

22 minutes ago

‘Are you staring me down?’: Furious judge clears courtroom after Trump defense witness sighs and rolls eyes from the stand

22 minutes ago

Gilgo Beach serial killer investigators return to Rex Heuermann’s home for another search

22 minutes ago

Blue Jays’ Gausman expresses regret over rushing back from injury

22 minutes ago

New law could see UFO information released to the public from US government

22 minutes ago

BJP will make a son or daughter of the soil as Odisha chief minister: PM Modi at poll rally in Angul

22 minutes ago

Philadelphia requires all full-time city employees to return to the office

22 minutes ago

Dogs shred waves in northern Spain surfing contest

22 minutes ago

2024 NBA All-Rookie Team: Wembanyama, Holmgren headline top rookies of the season

26 minutes ago

KKR's David Petraeus on Russia, China, Geopolitical Risks

26 minutes ago

Liverpool star provokes debate with actions during Jurgen Klopp farewell

26 minutes ago

Microsoft CEO Nadella on AI Plans, Fostering Competition

26 minutes ago

Tchouameni all but ruled out for Champions League Final -report

26 minutes ago

Manchester United goalkeeper Andre Onana explains controversial Erik ten Hag tactic

26 minutes ago

Kings Have a Difficult Decision With RFA Forward

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch