Três momentos-chave do primeiro debate com os principais candidatos da UE

três momentos-chave do primeiro debate com os principais candidatos da ue

Os principais candidatos às eleições da UE reuniram-se em Maastricht para o primeiro debate da corrida.

O debate de Maastricht, co-organizado pelo Politico Europe e pelo Studio Europa, durou uma hora e meia e consistiu numa troca contínua de ideias políticas, que oscilaram entre o ardente e apaixonado e o embaraçoso e arcaico.

Em palco, estiveram os chamados Spitzenkandidaten, os que aspiram a presidir à Comissão Europeia após as eleições de junho: Ursula von der Leyen (Partido Popular Europeu), Nicolas Schmit (Partido dos Socialistas Europeus), Marie-Agnes Strack-Zimmermann (Aliança dos Liberais e Democratas pelo Partido Europa), Bas Eickhout (Partido Verde Europeu), Anders Vistisen (Identidade e Democracia), Walter Baier (Partido da Esquerda Europeia), Maylis Roßberg (Aliança Livre Europeia) e Valeriu Ghilețchi (Movimento Político Cristão Europeu).

Todos tiveram a oportunidade de defender as suas plataformas, mas nem todos brilharam da mesma forma.

Aqui estão os três momentos-chave do debate.

“Limpe a sua própria casa!”

A noite teve um distinto leitmotiv: praticamente todos os candidatos em palco revezaram-se para atacar o principal representante da extrema-direita, Anders Vistisen.

As luvas saíram durante o segundo segmento, dedicado à política externa e de segurança, quando Vistisen denunciou os partidos mainstream por explorarem a guerra na Ucrânia como uma “camuflagem” para mudar os tratados da UE e abolir o direito de veto.

Foi  quando Bas Eickhout, dos Verdes, reagiu, criticando o Identidade e Democracia, acusado de alegada influência russa e chinesa. Os casos fizeram soar o alerta no Parlamento Europeu e estão já sujeitos a investigações criminais na Bélgica e na Alemanha, respetivamente.

“Antes de dar lições a todos, limpe a sua própria casa!”, disse Eickhout a Vistisen, motivando fortes aplausos na sala.

Vistisen tentou manter-se firme, argumentando que o grupo ID levou as acusações “a sério”, e apontou a von der Leyen pelo escândalo sobre as mensagens que enviou para negociar um mega-acordo com a Pfizer para as vacinas contra a covid-19.

Von der Leyen não mordeu o isco e prosseguiu: “Se olharem para o programa eleitoral (da Alternativa para a Alemanha, um partido membro da ID), verão que ecoa as mentiras e a propaganda do Kremlin. Por isso, limpem a vossa casa antes de nos criticarem!”.

Vistisen ripostou, dizendo que os seus colegas políticos tinham estado “do lado certo da história”, enquanto a Alemanha tinha estado “do lado errado” no que respeita à Rússia e à China. Mas o tiro saiu-lhe pela culatra, pois o público vaiou-o ruidosamente.

Tensões sobre a Ucrânia e Gaza

O segmento da política externa ofereceu mais um momento acalorado.

Quando questionado sobre se a Ucrânia deveria abrir mão de partes do seu território em troca de um acordo de paz duradouro, Walter Baier, do Partido da Esquerda Europeia, condenou a agressão russa e disse que era altura de uma “solução política”, que não especificou. Mas depois mudou abruptamente a conversa para a guerra Israel-Hamas, instando a UE a impor sanções contra Israel da mesma forma que fez à Rússia.

Os moderadores insistiram na questão das concessões territoriais, que voltou a evitar com uma resposta vaga sobre conseguir um cessa-fogo.

“Não consigo perceber como é que alguém poderia defender a ideia de que deveríamos continuar esta guerra, até quando? Até que o último soldado ucraniano tenha morrido?” disse.

“Estou a ficar cansada de ouvir isso”, respondeu von der Leyen, evocando a viagem a Bucha. “Se quer acabar com esta guerra, Putin só tem de parar de lutar. Assim a guerra acaba”.

Baier voltou a pedir a palavra e trouxe de volta a ofensiva israelita em Gaza, que já matou quase 35.000 palestinianos desde 7 de Outubro. “Quando é que a União Europeia vai impor sanções a Israel para travar a guerra em Gaza?”, perguntou à atual presidente da Comissão Europeoa.

Von der Leyen fez eco da linha oficial da UE, dizendo que Israel tem o direito de se defender “dentro dos limites do direito humanitário e do direito internacional”, e apelou a um cessar-fogo, à libertação de reféns, ao aumento da ajuda humanitária e ao trabalho por uma solução de dois Estados.

Eickhout perguntou-lhe se a invasão de Rafah, que o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu prometeu realizar, seria a sua última “linha vermelha”.

“Nunca traço linhas vermelhas, mas acho que seria completamente inaceitável se Netanyahu invadisse Rafah”, afirmou.

“E o que é que isso significa?” perguntou ele.

“Depois, sentamo-nos com os Estados-membros e agimos em função disso”, respondeu de forma sucinta.

A sombra ECR

O partido dos Reformistas e Conservadores Europeus (ECR) foi o único ausente na segunda-feira, mas gozou de mais destaque do que alguns dos presentes.

Eickhout perguntou diretamente a von der Leyen se, durante um eventual segundo mandato, trabalharia com a formação eurocética de extrema-direita, que engloba partidos como Fratelli d’Italia (Itália), Lei e Justiça (Polónia), Vox (Espanha), Nova Aliança Flamenga (Bélgica), Partido Cívico Democrático (República Checa), Democratas da Suécia (Suécia) e o Partido Finlandês (Finlândia). Reconquête!, o partido do francês Éric Zemmour, aderiu recentemente.

Embora von der Leyen tenha criticado abertamente o grupo ID, cujas posições de extrema-direita indignaram os partidos pró-europeus, tem estado mais relutante em denunciar o ECR depois de desenvolver uma boa relação de trabalho com a primeira-ministra Giorgia Meloni.

“Qual é a sua posição sobre o ECR?”, perguntou Eickhout. “É altura de deixar claro que não vai cooperar com o ECR”.

“Antes de mais, é o Parlamento Europeu que tem de encontrar maiorias”, respondeu von der Leyen.

Em seguida, apresentou uma explicação fora do tema em debate sobre a razão pela qual o Estado de direito era importante para o PPE, o que levou o moderador a intervir e repetir a pergunta de Eickhout.

“Depende muito de como é a composição do Parlamento e de quem está em que grupo”, afirmou.

“O quê?!” interveio Eickhout.

Isto criou um momento para uma intervenção de Nicolas Schmit que, apesar de representar o segundo maior partido do Parlamento e trabalhar como Comissário Europeu, ficou em segundo plano durante a maior parte do debate.

“Fiquei um pouco espantado com a sua resposta, dizendo que depende da composição do Parlamento Europeu”, disse Schmit a von der Leyen, que é chefe dele.

“Foi um pouco estranho, porque os valores e os direitos não podem ser divididos de acordo com alguns acordos políticos. Ou se negoceia com a extrema-direita, porque precisamos dela, ou se diz claramente que não há acordo possível porque eles não respeitam os direitos fundamentais pelos quais a nossa Comissão tem lutado”, prosseguiu.

“Lutámos pelos direitos LGBT, lutámos pela igualdade, pela liberdade dos meios de comunicação social, e vejo que em alguns países onde a extrema-direita, a propósito, a ECR, está no poder, não respeitam isso. Já estão a abolir os vossos direitos. Portanto, isto tem de ser preciso!”.

Afinal, quem ganhou? Quem perdeu?

Os vencedores claros da noite foram Ursula von der Leyen, que usou da sua eloquência e seriedade para contra-atacar acusações da direita e da esquerda, e Bas Eickhout, que se mostrou combativo e convincente com os seus contra-argumentos mordazes.

Em contrapartida, Anders Vistisen foi muito criticado pelas suas ideias disruptivas e pelas referências frequentes à Dinamarca, o seu país natal, o que levou Eickhout a referir que “este é um debate europeu”.

Já Marie-Agnes Strack-Zimmermann falhou com uma atuação rígida e ensaiada, que a fez parecer perdida e sem foco. A certa altura, atacou a Hungria por “travar tudo no Parlamento Europeu” quando, na verdade, o poder de veto só é exercido no Conselho da UE, onde os Estados-membros se reúnem. Mais tarde, referiu-se ao artigo 7.º dos tratados da UE, que permite a suspensão de certos direitos se se verificar que um Estado-membro desrespeitou persistentemente os valores da UE, como “parágrafo 7”.

OTHER NEWS

8 minutes ago

Sydney hospital cleaner Kathryn has lived in Australia for most of her life and has never left the country since coming here 55 years ago. Not having a passport or being an Aussie citizen has ever been an issue……until now

8 minutes ago

Two sex attackers are sentenced to death in India for gang-raping girl, 14, and burning her alive inside a furnace in 'rarest of the rare' case that shocked the country as mother cries 'justice' in court

8 minutes ago

Video: Singapore Airlines flight horror: The science behind turbulence - as a passenger is killed and multiple others injured on a UK flight to Singapore

8 minutes ago

Is this why Zendaya's smiling? Celebs' favourite green drink matcha may ease period cramps and ward off gum disease, research shows... even if it does taste like 'shredded grass'

8 minutes ago

Pictures that'll put stars in your eyes! The 2024 winners of prestigious Milky Way photo competition revealed, from bizarre rock formations in Utah to stunning mountains in New Zealand

9 minutes ago

Newly crowned PSL champions Mamelodi Sundowns can break a PSL points record with victory over TS Galaxy

9 minutes ago

Joakim Noah On How Kyle Korver Hated Practicing Under Tom Thibodeau

9 minutes ago

Simon Jordan and Frank Warren in blazing row over Tyson Fury's behaviour at Oleksandr Usyk fight

9 minutes ago

Where is former Bafana Bafana keeper Hans Vonk now?

9 minutes ago

Bichette has 4 hits, Berríos snaps 4-start winless streak, Blue Jays beat White Sox 9-3

9 minutes ago

Why Toni Kroos snubbed Man Utd transfer despite being "convinced" over move

9 minutes ago

Colts TE Mo Alie-Cox named potential cut candidate

12 minutes ago

'Bachelor' alum Colton Underwood announces he's going to be a father

12 minutes ago

Germany's foreign minister says in Kyiv that air defenses are an 'absolute priority' for Ukraine

12 minutes ago

Book Review: 'Ascent to Power' studies how Harry Truman overcame lack of preparation in transition

14 minutes ago

Severe thunderstorms with possible tornadoes, giant hail and high winds forecast to rock Midwest

15 minutes ago

Trump’s defence in hush money trial rests case. What’s next?

17 minutes ago

Mom speaks out after daughter is detained for bringing ammo to the Caribbean

17 minutes ago

Proteau: Coaching Picks For Devils, Sharks, Kraken And Jets

17 minutes ago

Dallas Underdogs Again? NBA on TNT Crew Picks Timberwolves Over Mavs

17 minutes ago

‘You’re both basically making minimum wage’: Self-employed couple have 2 kids, $4.5K in savings, $175K in debt and worry they’ll retire broke, but refuse to get 9-5 jobs. Ramit Sethi responds

17 minutes ago

Emmerdale's Laura Norton breaks down in tears as she reveals it's her 'life's mission' to find a cure for rare genetic condition that has affected her two children

17 minutes ago

Video: Texas border cops engage in high-speed chase as dramatic bodycam footage shows trooper arrest Mercedes-driving people smuggler

17 minutes ago

Wayne and Coleen Rooney pull out all the stops for son Klay's 11th birthday as they treat him to a lavish M&M themed balloon arch and huge cake

17 minutes ago

Video: Are you a middle class couple who sleep apart? As trend for separate bedrooms takes off, we unpick whether it's the recipe for a perfect night's rest or a sign your marriage is doomed

17 minutes ago

Would you work from a car office? Ford patent shows how it wants to turn dashboards into desk space

17 minutes ago

Video: Do YOU know these American slang words? British teacher is quizzed on quirky phrases from across the pond

19 minutes ago

Orlando Pirates complete first MAJOR signing – report

19 minutes ago

BJP wooing Pahari community to vote for Apni Party candidate on Anantnag LS seat

19 minutes ago

How fast must you empty an inherited IRA account to comply with the IRS’s updated rules? Money expert Suze Orman explains what you need to do

20 minutes ago

Biden has signed globalisation’s death warrant

20 minutes ago

Man City want another Everton youngster alongside Branthwaite in 10m move

20 minutes ago

Pedestrian dies after truck veers off N2 highway and crashes into him

20 minutes ago

Monaco Grand Prix 2024: Kevin Magnussen and Haas anticipating ‘phenomenal’ race

20 minutes ago

Sergio Aguero explains what Jude Bellingham needs to do to win Ballon d'Or

20 minutes ago

MS Dhoni's Epic Reply When Asked About Playing Competitive Cricket After IPL

20 minutes ago

Get Ready To Welcome TVS Motors, Italy

20 minutes ago

T20 WC: Jake Fraser’s IPL run reap rewards as star Aussie opener locked in as travelling reserve

20 minutes ago

‘The Apprentice’ director responds to Trump lawsuit

20 minutes ago

Toni Kukoc On Michael Jordan And Scottie Pippen's Relationship: "He Still Loves Him And Respects Him"

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch