'Só queria uma vida digna para ela': pai lamenta morte de filha de 7 anos em tentativa de travessia para o Reino Unido

'só queria uma vida digna para ela': pai lamenta morte de filha de 7 anos em tentativa de travessia para o reino unido

Sara, de 7 anos, sufocou quando foi esmagada no barco em que tentava atravessar da França para o Reino Unido

Em pé na praia, Ahmed Alhashimi grita para as ondas que vão e vêm, batendo no peito, cedendo à dor, à raiva e à culpa, que não vão embora.

“Não consegui protegê-la. Nunca vou me perdoar. Mas o mar era a única opção que eu tinha”, soluça.

A família iraquiana tentava ir da França para o Reino Unido.

Na semana anterior, de madrugada, naquele mesmo trecho do litoral da França a sul de Calais, o homem de 41 anos estava espremido dentro de um barco inflável gritando por socorro. Ele implorava às pessoas que abrissem espaço para ele abaixar e resgatar sua filha Sara, de 7 anos, que estava sendo esmagada em uma escuridão sufocante.

“Eu só queria que aquele homem se movesse para que eu pudesse pegar meu bebê”, explica Ahmed.

Ele se refere a um jovem sudanês que fazia parte de um grupo maior que embarcou na última hora, quando o barco já estava longe da costa. O homem o ignorou, e depois o ameaçou, diz.

“Isso foi como a própria morte. Vimos pessoas morrerem. Vi como aqueles homens se comportavam. Eles não se importavam em quem pisassem, se fosse uma criança ou a cabeça de alguém, jovem ou velho. As pessoas começaram a sufocar”, diz Ahmed com rancor.

'só queria uma vida digna para ela': pai lamenta morte de filha de 7 anos em tentativa de travessia para o reino unido

Ahmed e a sua família tentaram durante muitos anos morar na União Europeia, mas não conseguiram

Embora Ahmed seja iraquiano, a sua filha nem sequer conhecia o país. Ela nasceu na Bélgica e passou a maior parte de sua curta vida na Suécia.

No total, cinco pessoas morreram no mesmo incidente.

Eu estava na praia na época com uma equipe da BBC e vi o caos enquanto os contrabandistas, escoltando seus passageiros pela praia em direção a um pequeno barco, usavam fogos de artifício e empunhavam paus para afastar um grupo de policiais franceses que tentou, sem sucesso, impedir o embarque do grupo.

“Ajuda!”

Enquanto o barco avançava rumo ao mar, ouvimos alguém gritando a bordo. Mas na escuridão da madrugada era impossível saber o que estava acontecendo.

'só queria uma vida digna para ela': pai lamenta morte de filha de 7 anos em tentativa de travessia para o reino unido

O barco inflável no Canal da Mancha, entre a França e o Reino Unido

De madrugada, a polícia já estava deixando o litoral juntamente com um suposto traficante e alguns dos migrantes que não conseguiram embarcar.

Ahmed confirmou mais tarde que era ele mesmo o homem que ouvimos gritar por ajuda, implorando desesperadamente às pessoas ao seu redor para salvar a vida de Sara.

A esposa de Ahmed, Nour AlSaeed, e seus outros dois filhos, Rahaf, de 13 anos, e Hussam, de 8, também ficaram presos entre as pessoas, mas conseguiram respirar.

“Sou um trabalhador da construção civil. Sou forte. Mas nem eu consegui tirar a perna, presa no meio da multidão. Não admira que a minha filha também não tenha conseguido. Ela estava sob os nossos pés”, diz Ahmed.

Quarta tentativa

Essa foi a quarta tentativa da família de atravessar da França para o Reino Unido desde que chegou à região, há dois meses.

A polícia os impediu duas vezes na praia, enquanto tentavam acompanhar o resto dos migrantes que corriam em direção ao barco de um contrabandista.

Ahmed diz que desta vez os traficantes — que cobravam US$ 1,6 mil (cerca de R$ 9 mil) por adulto e metade desse valor por cada criança — tinham prometido que apenas 40 pessoas embarcariam no seu barco, mas outro grupo de migrantes apareceu na praia e insistiu em embarcar.

Sara estava calma no início. Ela segurava a mão do pai enquanto saíam da estação ferroviária de Wimereux na tarde anterior. Durante a noite, eles se esconderam em algumas dunas ao norte da cidade.

Pouco antes das 6h da manhã, o grupo já havia inflado o barco. Os traficantes deram a ordem para que os migrantes levassem o barco para a praia e corressem com ele em direção ao mar antes que a polícia os interceptasse.

Ahmed diz que de repente uma bomba de gás lacrimogêneo da polícia explodiu perto deles e Sara começou a gritar.

Assim que embarcaram, Ahmed segurou Sara nos ombros por cerca de um minuto, mas depois a colocou no chão para ajudar sua outra filha, Rahaf, a embarcar.

Foi quando ele perdeu Sara de vista.

Só depois, quando as equipes de resgate francesas os interceptaram no mar e desembarcaram algumas das mais de 100 pessoas amontoadas no barco, Ahmed finalmente conseguiu alcançar o corpo da sua filha.

“Vi a cabeça dela no canto do barco. Estava toda azul. Ela já estava morta quando a tiramos. Ela não respirava”, explica, entre soluços.

Agora as autoridades francesas estão cuidando da família enquanto esperam para enterrar o corpo de Sara.

'só queria uma vida digna para ela': pai lamenta morte de filha de 7 anos em tentativa de travessia para o reino unido

Sara (à direita) com seu irmão Hussam e sua irmã Rahaf. A família já havia tentado cruzar o Canal da Mancha três vezes

‘A única opção que tínhamos’

Ahmed diz estar ciente das fortes críticas que tem recebido nas redes sociais por parte de pessoas que o acusam de colocar a sua família em riscos desnecessários. Ele parece estar dividido entre aceitar e rejeitar essas acusações.

“Nunca vou me perdoar. Mas o mar era a única opção que eu tinha. Tudo o que aconteceu foi contra a minha vontade. Fiquei sem opções. As pessoas me culpam e dizem: ‘Como você colocou suas filhas em risco?’ Mas estou na Europa há 14 anos e fui rejeitado”, diz Ahmed, detalhando anos de tentativas fracassadas de garantir a residência na União Europeia depois de fugir do Iraque após alegar ter recebido ameaças de grupos de milícias.

A Bélgica aparentemente negou asilo alegando que Basra, a sua cidade natal no Iraque, era classificada como zona segura.

Ele diz que os seus filhos passaram os últimos sete anos com um parente na Suécia, mas foi recentemente informado de que seriam deportados, juntamente com ele, para o Iraque.

“Se eu soubesse que havia 1% de probabilidade de ficar com as crianças na Bélgica, na França, na Suécia ou na Finlândia, ficaria lá. A única coisa que queria para os meus filhos é que eles frequentassem a escola. Não quero qualquer tipo de assistência social. Minha esposa e eu podemos trabalhar. Eu só queria protegê-los, sua infância e sua dignidade”, continua ele.

“Se as pessoas estivessem no meu lugar, o que fariam? Aqueles que (me criticam) não sofreram o que eu sofri. Esta foi a minha última opção”, afirma, apelando ao governo britânico por solidariedade e apoio.

'só queria uma vida digna para ela': pai lamenta morte de filha de 7 anos em tentativa de travessia para o reino unido

O último desenho que Sara fez de sua família antes da quarta tentativa de chegar à Inglaterra

Eva Jonsson, professora de Sara em Uddevalla, na Suécia, descreve a menina como “gentil e boa” em uma mensagem de vídeo enviada à BBC.

“Ela tinha muitos amigos na escola. Eles brincavam juntos o tempo todo… Em fevereiro, descobrimos que iriam deportá-la e que seria rápido. Eles nos avisaram com dois dias de antecedência”, explica.

Ao saber de sua morte, a turma se reuniu em círculo e fez um minuto de silêncio.

“É muito lamentável que isso aconteça com uma família tão simpática. Já ensinei (outras) crianças desta família e fiquei muito surpresa com a deportação”, afirma a professora.

“Ainda temos a foto da Sara na sala de aula e vamos mantê-la aqui durante o tempo que as crianças quiserem.”

OTHER NEWS

14 minutes ago

Emotional Jurgen Klopp names favourite final ahead of Liverpool departure

16 minutes ago

Gunfire heard in Congo’s capital as men in military uniform clash with a politician’s guards near the president's office

18 minutes ago

Alana Hadid’s Watermelon Pictures Takes North America For Gaza Director Mohamed Jabaly’s Doc ‘Life Is Beautiful’

18 minutes ago

Usyk beats Fury to become first undisputed heavyweight boxing champion in 24 years

21 minutes ago

WikiLeaks’ Julian Assange faces US extradition judgment day

22 minutes ago

Blow for Clement: Excellent Rangers hero considering move to England

22 minutes ago

Arsenal XI vs Everton: Confirmed team news, predicted lineup and injuries today

22 minutes ago

6 dead, 10 hurt as wrong-way pickup hits van packed with passengers in Idaho

23 minutes ago

Eight premium cars including Audi and BMW with common reliability issues, according to Which?

23 minutes ago

How to invest in the Ozempic weight loss boom and pile on the financial pounds: Share prices have already risen six-fold, but beware those celebrity endorsements…

23 minutes ago

Ineos Quartermaster review: There's a new premium pick-up truck in town - but you'll need deep pockets

23 minutes ago

Ollie Wines is taken out of Port Adelaide game after suffering heart scare during Power's clash with Hawthorn

23 minutes ago

Tony Abbott's daughter Frances welcomes second child with husband Sam on a YOGA MAT and reveals her adorable name

23 minutes ago

Giovanni Pernice's Strictly co-stars distance themselves from dancer as he vows to 'clear his name' amid BBC misconduct probe and instead show their support for Amanda Abbington's Instagram posts

24 minutes ago

KIB forges partnership with ECO, Kuwait’s first business incubator in environmental innovation and renewable energy

24 minutes ago

WA has no hope of achieving net zero emissions targets by 2050 without radical change, secret government report finds

24 minutes ago

Is it really that risky? People often lie to their GPS about drinking over 14 units of alcohol a week

25 minutes ago

Kaizer Chiefs coach talks SASSA and potholes

25 minutes ago

DWP Universal Credit warning ahead of benefit payment change next week - are you affected?

25 minutes ago

Soccer-Chelsea players must set ego aside for success next season, says Silva

26 minutes ago

Amazon reduce price of Allevia Allergy Tablets - which are hailed by shoppers for working

26 minutes ago

Jurgen Klopp breaks silence on Arne Slot and new Liverpool arrivals - "I liked the signings"

26 minutes ago

Arsenal and Man Utd legend secures first managerial job

31 minutes ago

Revealed: The seven pensions savings habits that could add £35,000 to your retirement income… every year

31 minutes ago

Owen Farrell denied final home farewell as Sale outplay Saracens to make play-offs

31 minutes ago

Man Utd news: Jadon Sancho set for awkward Erik ten Hag reunion as United boss offered advice

31 minutes ago

Woman uses artificial intelligence to speak after brain surgery damaged voice

32 minutes ago

Tiger Woods weighs up importance of LIV Golf talks compared to his own PGA Tour success

32 minutes ago

Disputed penalty in final minutes gives Whitecaps a 1-1 draw against Sounders

32 minutes ago

Top-ranked Nelly Korda takes LPGA lead at Liberty National

32 minutes ago

Europe’s ageing population is a money magnet for some investors

32 minutes ago

Musk arrives in Bali for planned Starlink launch

32 minutes ago

Mounting tourism costs prompt Japan hot spring town Hakone to consider introducing lodging tax

32 minutes ago

'Strong Squad, All Bases Covered': Shikhar Dhawan's Thoughts on India's T20 World Cup 2024 Squad

32 minutes ago

Chelsea's staggering salaries where Malang Saar earns more than Cole Palmer and Thiago Silva

32 minutes ago

Pumpkin Cake

33 minutes ago

Devon water crisis – live: Council leader suggests residents ‘stop paying bills’ as parasite infections rise

36 minutes ago

Here’s where I see the Legal & General share price ending 2024

37 minutes ago

My husband finds life easy, and ‘corrects’ me because I don’t

37 minutes ago

Alabama Mercedes plant workers vote against unionizing

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch