Rastro de destruição e problemas na saúde do RS já são comparados aos do furacão Katrina

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O rastro de destruição e de problemas causados pelas inundações no Rio Grande do Sul tem sido comparado ao deixado pelo furacão Katrina, que em 2005 destruiu a região metropolitana de Nova Orleans, na Lousiana (EUA), atingiu outros quatro estados norte-americanos e causou mais de mil mortes.

Ainda que no Sul a proporção de mortes e de áreas atingidas sejam menores até o momento, profissionais de saúde apontam semelhanças entre as duas tragédias, como falta de prevenção de desastres naturais e inexistência de uma coordenação centralizada de decisões.

Colapso nos hospitais, dificuldade de equipes de saúde chegarem aos locais de trabalho e desabastecimento de medicamentos e outros insumos são outras semelhanças apontadas.

“Estruturas como hospitais colabaram [colapsaram] em Nova Orleans, eles tiveram que fazer retiradas de pacientes. As equipes não conseguiam chegar aos hospitais. A gente está vendo o mesmo cenário no Sul, hospitais colabando e a dificuldade de as equipes de saúde chegarem”, relata o médico Welfane Cordeiro Júnior, especialista em medicina de emergência.

De acordo com o governo gaúcho, alagamentos fecharam ao menos 17 hospitais no estado e outros 75 estão com atendimento parcial. No domingo (5), pacientes foram transferidos de helicóptero após o HPSC (Hospital de Pronto Socorro de Canoas) ficar alagado.

Nesta segunda (6), serviços médicos de Porto Alegre, como o Hospital de Clínicas, ligado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), registraram índices de falta de profissionais entre 25% e 30%. Muitos deles tiveram suas casas inundadas e foram para abrigos ou estão ilhados nas residências.

Segundo Cordeiro Júnior, na tragédia de Nova Orleans ficou reconhecido que houve falta de um comando unificado, com equipes trabalhando de forma coordenada, e isso levou a uma série de mudanças, inclusive na legislação.

“No Brasil, a gente precisa determinar qual é o papel da saúde dentro dessas respostas a desastres naturais. Temos uma boa legislação da Defesa Civil, mas na área da saúde há uma carência de respostas quando há esses desastres.”

Em Porto Alegre, por exemplo, o comando está bem disperso. As faculdades de medicina e seus hospitais-escolas estão responsáveis por grupos de abrigos que estão atendendo as vítimas. Com as aulas suspensas, alunos têm ajudado na assistência.

“Como as cirurgias eletivas foram canceladas, diminuiu muito a demanda, então não há desassistência ou falta de vagas nos locais onde as instituições de ensino assumiram”, afirma o médico Roberto Umpierri, professor e coordenador-geral do Telessaúde ligado à UFRGS.

No entanto, segundo outros três médicos ouvidos pela Folha de S.Paulo e que preferiram não se identificar, falta organização na assistência e um comando único, especialmente na questão da liberação dos insumos.

No sábado (4), por exemplo, os médicos não conseguiram retirar medicamentos na farmácia distrital porque a prefeitura exigiu que só um farmacêutico poderia dispensá-los e não havia esse profissional no local. Nesta segunda (6), a prefeitura anunciava que haveria falta de itens básicos como gaze, luvas, microporo, esparadrapo, soro fisiológico, fraldas para adultos e crianças e repelentes.

Segundo o médico de família André Luiz da Silva, que está gerenciado em dois abrigos da capital gaúcha, que estão atendendo cerca de 2.000 pessoas, “o cenário é de guerra.” “Temos informação de que até material de coleta de exame, como garrote e seringa, pode faltar. Está cada vez mais racionado.”

Segundo ele, outra preocupação é o desabastecimento de antibióticos necessários para a profilaxia da leptospirose, infecção transmitida por meio da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, principalmente ratos. A bactéria Leptospira consegue penetrar na pele humana que apresenta lesões ou que fica imersa durante longos períodos em água contaminada.

No domingo, a Sociedade Brasileira de Infectologia, em conjunto com a Sociedade Gaúcha de Infectologia e a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, divulgou nota técnica alertando sobre aumento do risco de leptospirose e a melhor forma de realizar a profilaxia para prevenir a doença.

Embora o uso de antimicrobianos não seja recomendado como conduta de rotina, a nota ressalta que em situações de alto risco, onde há exposição contínua a alagamentos e águas contaminadas, com ou sem lesões na pele, essa intervenção pode ser considerada.

A orientação se baseia em estudos, incluindo um guia da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2003, que, apesar de algumas limitações, como baixo número de participantes e falhas de randomização, indicam um potencial benefício no uso desses medicamentos em casos como o do Rio Grande do Sul.

A principal recomendação das entidades responsáveis pelo documento é o uso de doxiciclina, administrada em dose única para adultos em pós-exposição de alto risco. Para crianças, a quantidade é calculada com base no peso corporal, com dose máxima estabelecida. Como alternativa, a azitromicina pode ser utilizada nas mesmas condições.

De acordo com a nota, os grupos elegíveis seriam equipes de socorristas de resgate e voluntários com exposição prolongada à água de enchente, quando equipamentos de proteção individual não são capazes de fazer essa prevenção.

“Infelizmente, já temos desabastecimento porque o medicamento já virou uma nova cloroquina. Tem colega nosso já falando em quimioprofilaxia [para leptospirose], sendo que o Ministério da Saúde não indica [o uso indiscriminado]. As evidências são muito frágeis”, diz Silva.

OTHER NEWS

19 minutes ago

Ram Lalla has also decided to hand over power to his devotee 'Modi' for third time: Yogi

19 minutes ago

Springbok star Kitshoff battles early arthritis

19 minutes ago

Trump amps up his vaccine rhetoric, guarding against RFK Jr.

20 minutes ago

Former All-Pro RB David Johnson retires after 8 NFL seasons

20 minutes ago

Moises Caicedo scores from halfway line as Chelsea end with fifth straight win

20 minutes ago

People were right – Rob Edwards admits survival task ‘became too much’ for Luton

22 minutes ago

Dodgers add recently acquired left-hander to active roster

22 minutes ago

Ebrahim Raisi: Who is the Iranian President involved in a helicopter accident?

22 minutes ago

Will Ferrell Sets Career First With New Netflix Comedy Series

22 minutes ago

Cash transport workers’ strike poses risk of empty ATMs

22 minutes ago

Sundowns star ready for Europe, says Ribeiro

22 minutes ago

Nuno Espirito Santo relieved after leading Forest to safety in ‘toughest challenge’ of his career

25 minutes ago

Bezos launches first crew to space since 2022 grounding

29 minutes ago

Working around your body clock could boost effectiveness of blood pressure drugs

30 minutes ago

‘Who became champion?’: Jurgen Klopp gives final dressing-room speech to Liverpool players

30 minutes ago

Oliver Glasner admits Eagles landing on lofty perch comes as some surprise

30 minutes ago

Ebrahim Raisi: what we know so far about Iranian president’s helicopter crash

31 minutes ago

Sources: Knicks' OG Anunoby, Josh Hart to play in Game 7

32 minutes ago

Boil water advisory issued for Gimli, Man.

32 minutes ago

Leeds United are 8/11 favourites to win promotion in their Championship play-off final against Southampton... with Saints deemed slight underdogs at evens with Sky Bet

32 minutes ago

Demi Moore, 61, stuns in a black strapless dress as she joins stylish Margaret Qualley at The Substance photocall during Cannes Film Festival

32 minutes ago

Jason Day hilariously caught swearing on hot mic at PGA Championship after poor tee shot attempt

33 minutes ago

Stefanik, Fox News anchor spar over New York Times report questioning her support of Trump

33 minutes ago

How Accurate Is “Bridgerton”? We Asked a Regency Historian What the Series Gets Right (and Wrong)

33 minutes ago

Ron Johnson says he doesn’t trust polls showing Biden beating Trump in Wisconsin

33 minutes ago

‘Coup involving foreigners’ thwarted in Democratic Republic of Congo

33 minutes ago

Will Power suffers engine hiccup as Chevrolet and Honda struggle ahead of Indy 500 qualifying

33 minutes ago

Fear and worry ‘awfully familiar’ for northern Alberta, says Pulitzer Prize finalist

33 minutes ago

Phil Foden: 'We've put ourselves in the history books'

33 minutes ago

No smiles for Postecoglou until Spurs achieve his 'lofty ambitions'

34 minutes ago

Power expected to be restored to most affected by deadly Houston storm

36 minutes ago

Jurgen Klopp leads chants for soon-to-be Liverpool boss Arne Slot at Anfield after Reds secure victory over Wolves in the German's final game in charge

37 minutes ago

Man in his 30s dies in police custody in Swindon after 'falling ill' - as watchdog begins a probe into the incident

37 minutes ago

Horoscope today: Daily guide to what the stars have in store for YOU - May 20, 2024

37 minutes ago

Slovakian prime minister Robert Fico remains in a 'serious condition' after being shot four times in assassination attempt - but 'the worst has passed' and the prognosis is now 'positive', minister says

38 minutes ago

Forget the Triple Crown. Even the Derby-Preakness double has been too much to ask of late

38 minutes ago

UN humanitarian chief delivers ‘apocalyptic’ warning over Gaza aid

38 minutes ago

Tom Brady's 3 Biggest Problems as Rookie 'NFL on FOX' TV Analyst

38 minutes ago

Sabrina Carpenter and Jake Gyllenhaal Had a Cute, Supportive Moment at the End of 'Saturday Night Live'

38 minutes ago

South Africa's controversial former president Jacob Zuma holds rally

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch