Colômbia propõe garantia de vida a quem perder eleição na Venezuela

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta quarta-feira (17) que apresentou uma proposta para garantir a pacificação interna da Venezuela após o resultado das eleições do país, que serão realizadas no dia 28 de julho deste ano. A declaração foi dada ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Bogotá, após encontro bilateral durante visita oficial do brasileiro à Colômbia.

“[A proposta] tem a ver com a possibilidade de plebiscito nas eleições que se avizinham, que garanta um pacto democrático, que garanta para quem quer que perca, a certeza e a segurança sobre sua vida, seus direitos e garantias políticas que qualquer ser humano deve ter em seu país”, disse Petro em declaração à imprensa, sem entrar em detalhes.

Lula e Petro não responderam a perguntas dos jornalistas. Segundo o colombiano, a proposta já foi apresentada ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e à oposição no país. Além disso, a sugestão também foi discutida com Lula. No mês passado, o presidente brasileiro manifestou surpresa e preocupação com o impedimento de registro de uma candidata opositora à Maduro.

No fim de sua declaração à imprensa, o presidente do Brasil foi questionado por um jornalista sobre as eleições venezuelanas e respondeu de forma indireta à questão. “Posso dizer para vocês que, se depender da Colômbia e do Brasil, esse continente continuará sendo uma zona de paz. Porque somente a paz é que traz progresso, a guerra traz morte e destruição e isso não nos interessa”, afirmou Lula, encerrando a entrevista.

A agenda de Lula na capital colombiana prossegue com a participação em evento de abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que na edição deste ano homenageia escritores brasileiros. Mais cedo, Lula e Petro participaram do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia e também tiveram uma reunião bilateral na sede da presidência colombiana, o Palácio de Nariño. Na ocasião, os presidentes e ministros de cada governo assinaram uma série de atos em áreas como comércio, comunicações, desenvolvimento agrário e direitos humanos. Lula retorna ainda na noite desta quarta para Brasília.

Haiti

De acordo com Petro, na declaração à imprensa, os dois presidentes trataram sobre o agravamento da crise humanitária no Haiti. “Brasil e Colômbia queremos participar de uma saída pacífica ao problema haitiano. Colômbia, através de suas economias ilícitas, golpeou, todos sabemos, a República do Haiti de diversas maneiras e, em parte, tem certa responsabilidade com a desestabilização a república irmã, nossa vizinha do norte. E queremos apoiar um saída que gostaríamos de construir com a República Federativa do Brasil”, afirmou.

A situação de segurança no Haiti piorou nos últimos meses e o país mais pobre das América está assolado por uma guerra sangrenta entre gangues armadas. O conflito já matou milhares de pessoas desde o início deste ano. Com a renúncia do último primeiro-ministro, o país está sem governo e milícias e grupos armados têm invadido delegacias, libertado detentos de penitenciárias e tentam agora tomar o poder.

Amazônia

Outro tema debatido entre os dois presidentes durante o encontro foram as alternativas para a preservação e desenvolvimento de uma economia sustentável na Amazônia. “A selva amazônica foi mais um cenário de distanciamento do que articulação e união [entre os dois países], e não pode seguir sendo assim. Queremos adiantar acordos policiais, militares, sociais e econômicos, que tendam, todos, a preservar um dos três pilares climáticos do planeta Terra, sem o qual essa cidade [Bogotá] não existiria”, afirmou Petro, em referência ao abastecimento de água doce viabilizado pela floresta tropical. Atualmente, a capital colombiana vive uma crise hídrica, com escassez de água para a população.

Em discurso no fórum de empresários brasileiros e colombianos, Lula defendeu uma parceria estratégica entre os dois países, falou em triplicar o fluxo comercial e citou o novo cenário global em que os países com grande biodiversidade têm uma oportunidade histórica. “Se você quiser discutir a riqueza da biodiversidade, se você quiser discutir a riqueza da concentração de água, se você quiser discutir riqueza da transição energética, se você quiser discutir a transição do futuro, de descarbonização do mundo, quem olhar para o mundo vai ter que olhar para a América do Sul, e quem olhar para a América do Sul não pode deixar de ver Colômbia e Brasil”.

Lula ainda determinou ao chanceler Mauro Vieira que discuta com o governo colombinao formas de desburocratizar e facilitar o comércio, os negócios e os intercâmbios culturais, científicos e tecnológicos entre os dois países.

“A reativação da Comissão de Monitoramento do Comércio Bilateral será fundamental para eliminar entraves. A criação de um conselho binacional entre a Confederação Nacional da Indústria brasileira e a Associação Nacional de Empresários da Colômbia representa um passo adicional nessa direção. Assinamos acordos que vão dinamizar a cooperação bilateral nas áreas de turismo, promoção comercial, saúde, desenvolvimento agrário, comunicações e conectividade”, enumerou Lula.

Este é o terceiro encontro entre Lula e Petro, o primeiro presidente de esquerda eleito na Colômbia. Petro visitou Lula em Brasília, em maio do ano passado, durante uma cúpula de presidentes sul-americanos, e ambos ainda se encontraram pouco tempo depois, em julho de 2023, em Letícia, cidade da Amazônia colombiana na fronteira entre os dois países, para um fórum sobre desenvolvimento sustentável da floresta.

OTHER NEWS

17 minutes ago

Cape Town City Man lands big contract at Bayern Munich

17 minutes ago

Prince Harry's awkward mistake after late Queen gifted him Frogmore Cottage

17 minutes ago

'It was a culture shock, straight into drinking so much Guinness!'

17 minutes ago

Nationwide customers face salary payment delays - as HSBC and Virgin Money users hit by banking glitches

19 minutes ago

Slovakia no pushovers for misfiring England in last-16 clash

19 minutes ago

Germany rear-guard boosted as Ruediger trains ahead of Denmark clash

19 minutes ago

Spain still going strong since Tbilisi turnaround, Georgia eye another shock

22 minutes ago

Bill Gates hails AI as a 'wonderful' technology that can save humans from climate change and disease - but warns it needs to be used 'by people with good intent'

22 minutes ago

Sixteen things that make your home look posh: From the right kind of cushions to the wrong type of bedding, property experts take their pick

22 minutes ago

10 best paddling pools to keep the kids cool and entertained this summer

22 minutes ago

Should you try a ‘sleep divorce’ in the heat?

22 minutes ago

First six players for Sweden, Finland 4 Nations Face-Off rosters named

22 minutes ago

Cricket, beer, darts and yoga – England unwind amid growing Euros pressure

22 minutes ago

Wimbledon 2024: Novak Djokovic and Andy Murray are in the draw after recent operations

22 minutes ago

Boomers hungry for Paris after sour World Cup showing

23 minutes ago

Almost half of private renters 'just one paycheck away from losing home'

23 minutes ago

Sotomayor accuses conservative justices of ‘power grab’

23 minutes ago

7 in 10 say Supreme Court justices more likely guided by ideology than impartiality: Survey

23 minutes ago

Colts 2024 Win Total Projection (Anthony Richardson's Health has Oddsmakers Believing in Indianapolis)

23 minutes ago

90s TV legend who was everyone's crush growing up joins Dexter prequel series

23 minutes ago

Biden's halting debate performance stirs Democratic panic about his candidacy

23 minutes ago

Sunak took the fight to Starmer in the last debate, but can’t progress with a party smothered by sleaze

23 minutes ago

First Minister John Swinney launches SNP campaign bus

23 minutes ago

Pilbara traditional owners work with Legacie, Suez on Balla Balla River desalination plant

23 minutes ago

Costco teaming up with developers to build an 800-unit apartment complex in bid to ease housing crisis

23 minutes ago

Phil Foden is pictured for the first time after birth of his baby son as he returns to England duty at the Euros

25 minutes ago

Forget the ‘easy draw’ – Slovakia’s new approach brings a belief they can beat England

25 minutes ago

Robert Whittaker: ‘I’m better than when I was UFC champion – I can get the belt back’

27 minutes ago

The most visionary, successful people always do 3 things when talking to others: It's ‘make or break' for effective communication

27 minutes ago

1 killed in Elk Grove Village house fire; some residential streets closed

27 minutes ago

Americans bought 5.5 million guns to start 2024: These states sold the most

27 minutes ago

BlackRock's Jacobs on Active ETF Push

30 minutes ago

Climate change to shift tropical rains northward, suggests computer modeling

30 minutes ago

Liverpool legend under Klopp surprises with PL football shirt choice in Instagram post

31 minutes ago

Get ready for a stock market correction, says the Bank of England

31 minutes ago

Former Celtic player dies in road accident aged 38

31 minutes ago

Singer, writer and politician Kinky Friedman dies aged 79

31 minutes ago

When Deciding Where to Put Idle Cash, Consider These Three Factors

31 minutes ago

Will India Finally See A Rate Cut In 2025?

31 minutes ago

Jets’ Connor Hellebuyck awarded Vezina Trophy