Pessoas resistem a deixar casas durante chuvas no RS e prejudicam trabalho de resgate

SÃO LEOPOLDO, RS (FOLHAPRESS) – Diversas pessoas que moram em cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul resistem em sair de casa.

Moradores preferem permanecer em seus apartamentos, sem água nem luz e com a inundação até o segundo andar dos prédios, em vez de ir para abrigos ou para residência de algum parente ou amigo.

Bombeiros, militares e voluntários tentam convencê-las, fazem apelos sobre a previsão do tempo dos próximos dias e a dificuldade de eventualmente fazer o resgate na chuva, mas em muitos casos não têm sucesso. A reportagem conversou com voluntários e com as pessoas que se recusam a sair de casa.

A resistência tem prejudicado o trabalho dos envolvidos nos resgates, que deixam de atuar em outras áreas na tentativa de retirar pessoas de áreas alagadas.

As enchentes no Rio Grande do Sul já mataram ao menos 100 pessoas, segundo a Defesa Civil do estado.

O número de mortos pode aumentar ainda mais nos próximos dias, pois há um total de 128 desaparecidos, além de 372 feridos. Também há quatro óbitos em investigação.

O prefeito Ary Vanazzi, de São Leopoldo, cidade de 240 mil habitantes na região metropolitana de Porto Alegre que tem hoje 180 mil pessoas desalojadas e 40 mil casas debaixo d’água, afirma que a demora das pessoas em sair de casa dificultou o trabalho para salvar vidas em meio à tragédia.

Ele diz que, dias antes do pico das chuvas, fez um amplo trabalho para avisar as pessoas sobre o dilúvio que estava chegando na tentativa de que alguns bairros fossem evacuados, mas que o esforço surtiu pouco efeito.

“Fizemos todos os alertas possíveis, mas a gente andava nos bairros e as pessoas estavam sentadas na calçada, olhando a água subindo e não acreditavam muito que a tragédia ocorreria, porque nunca viram nada parecido”, relata.

E prossegue: “Isso atrapalhou muito, fez pessoas perderem muita coisa, correrem muito risco. Não sei qual número exato de pessoas que não conseguimos tirar, que podemos ter perdido. Na hora que a água baixar, vamos ver. Estamos muito preocupados”.

Em São Leopoldo, a água está em nível alto no centro da cidade, mas muita gente segue em seus apartamentos. O voluntário Guilherme Veit, que é empresário e mora na área central do município, afirma que conseguiu convencer alguns vizinhos a deixarem o prédio, mas que muitos outros seguem em casa e que seus apelos não surtiram efeito.

A queixa dele é que, caso a previsão se confirme e caia mais chuva nos próximos dias, as pessoas podem ficar sem comida e, depois, o resgate será mais difícil.

O jornalista Matheus Beck também trabalha como voluntário nos resgates. Nesta quarta-feira (8), encontrou o empresário Vardilei Moura, seu amigo, com um grupo de vizinhos no prédio que está com o térreo alagado e os alertou.

“Hoje tem um monte de barco na água, está quente e máxima de 30°C. Amanhã a mínima é 11°C e pode estar chovendo. Ou seja, vai ter menos barco de resgate, muito provavelmente com chuva. Quem tiver onde ficar eu estou indicando que saia”, afirmou.

O apelo fez efeito, ao menos em parte: a vizinhança decidiu retirar todas as crianças e mulheres do prédio, mas os homens permaneceram.

Moura afirma que o edifício tem segurança, mas diz que as enchentes levam a outros problemas, como o acúmulo de lixo. “Estamos sem água e sem luz, mas o prédio é alto. A prefeitura tem que estudar um trabalho para tirar o lixo daqui e levar para um lugar seco”. Ele diz que, caso a chuva permaneça, irá sair do local.

A previsão é que a chuva siga caindo. Em Porto Alegre, nesta quarta, os resgates foram suspensos devido ao clima. De acordo com a prefeitura, há possibilidade de precipitação de até 15 milímetros e ventania de até 80 km/h, o que aumentam o risco de descargas elétricas.

Por isso, a movimentação de barcos com equipes de resgate nas áreas alagadas teve que ser suspenso.

A psicóloga familiar Luciene Santiago afirma que a casa tem um significado simbólico muito forte, o que torna mais difícil a decisão das pessoas de deixar o local.

“É nosso abrigo físico, representa estabilidade, sensação de pertencimento. Quantas memórias não têm numa casa? Ela é a família, representa a família”, diz.

Ela afirma que as pessoas hesitam em deixar o lar por negação ou por esperança de que a tragédia não se concretize.

“É difícil acreditar no tamanho da tragédia que está acontecendo, imagina para quem está lá, sempre morou lá e nunca viu isso? Muitas vezes as pessoas têm uma ligação muito forte com o local em que moram, pode ter sido a casa de muitas gerações. A ideia de abandonar pode ameaçar até a identidade da pessoa, a continuidade da história dela”, afirma.

OTHER NEWS

14 minutes ago

Premier League Golden Boot winner confirmed

15 minutes ago

Shohei Ohtani's walk-off single in 10th sends Dodgers past Reds

15 minutes ago

Russian court freezes assets of 2 German banks in gas project dispute

19 minutes ago

At least three U.S. citizens - accused of being CIA agents - are arrested in Congo after failed coup: Three people killed in shootout at presidential palace and home of close ally

19 minutes ago

American mother Lisette Fernandez calls out private Aussie group chat bullying her daughter who was born with a cleft palate

19 minutes ago

The comfiest sheets in Australia: Brand behind famous cocoon-like robes and blankets launches cosy bedding for winter: 'The softest I've ever felt'

19 minutes ago

Hannah Waddingham stays on theme in a bright orange geometric print minidress as she attends the Garfield premiere in Hollywood

19 minutes ago

Eva Mendes praises husband Ryan Gosling's new movie The Fall Guy despite its struggles at the box office: 'I'm extra proud of this one'

19 minutes ago

Tom Brady and Jay-Z meet NFL rookies including Caleb Williams to offer 'invaluable advice and knowledge' during luxurious Los Angeles Fanatics event

20 minutes ago

‘Leave’: Melbourne University threatens pro-Palestine protesting students with expulsion, police involvement

20 minutes ago

Ooredoo Supports Jareed Project for Omani Women Making Unique Eco-Friendly Paper from Palm Trees

20 minutes ago

Lafrenière continuing his breakthrough season as a solid contributor for Rangers in NHL playoffs

20 minutes ago

Ten Hag must drop McTominay and unleash Man Utds 3/10 ace

20 minutes ago

Walmart stumbles into money maker that wealthy customers love

20 minutes ago

'Plane crash leaves no survivors': Leila Abdel Latif predictions resurface after Iranian president incident

20 minutes ago

To Hold Back Struggling Readers or Not: Indiana & Ohio Take Different Paths

20 minutes ago

Survivors in their own words: Bringing October 7 to off-Broadway

20 minutes ago

Decision to pilot helicopter with Iran’s President an ‘imprudent move’

20 minutes ago

UCA presents 10 student-designed electric vehicle chargers

20 minutes ago

Knicks eliminated from playoffs in 130-109 Game 7 loss to Pacers

20 minutes ago

Kevin Pillar has a poetic moment, gets 1,000th career hit in Angels' win at Texas with parents there

21 minutes ago

New Taiwan president Lai to take office as China fumes

21 minutes ago

UN warns of further ‘atrocities’ in Myanmar

21 minutes ago

S’pore waters see slight coral bleaching amid global event

21 minutes ago

Ichiban Boshi operator RE&S gets take-private offer of 36 cents per share

25 minutes ago

Aussie bloke is dubbed the 'real life Captain Underpants' after battling blaze in his jocks

25 minutes ago

Justin Timberlake set to bring his The Forget Tomorrow World Tour to Australia in 2025

25 minutes ago

Kristin Cavallari, 37, ignores critics of her age-gap romance by sharing smitten snaps of Montana getaway with TikTok lover Mark Estes, 24

25 minutes ago

Brittany Mahomes and NFL star husband Patrick share their 'perfect Sunday' with daughter Sterling, three, and son Bronze, one, as they enjoy donuts and cartoons

25 minutes ago

Taylor Swift appears to have a HICKEY on her neck during Stockholm concert after enjoying romantic getaway with boyfriend Travis Kelce

25 minutes ago

Adele reveals major plans for the future as she tells fans at Vegas residency she wants to have a baby girl with husband Rich Paul

25 minutes ago

Saturday's Rainout Forces Doubleheader to Close Home Stand

25 minutes ago

Nazi's photo album reveals how he wanted to remember Auschwitz

25 minutes ago

Mets reliever Edwin Diaz showing short shelf life of closers

25 minutes ago

Josh Liendo sets Canadian record in 100m butterfly, qualifies for Paris 2024

25 minutes ago

Fans Debate Which College Football Program Will Dominate For Next Decade

25 minutes ago

Vancouver Canucks right-winger Brock Boeser out for decisive Game 7: report

25 minutes ago

Kyrie Irving makes NBA history as Mavs move onto Western Conference Finals

27 minutes ago

New York Knicks Fans Are in Agreement About OG Anunoby's Game 7 NBA Playoff Performance

27 minutes ago

Indy 500 starting grid: Where are Romain Grosjean and Marcus Ericsson starting in 2024?

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch