O que (não) sabemos sobre Cleópatra

Seria bela? É discutível. Seria charmosa? Provavelmente. Seria politicamente astuta e estaria empenhada em usar o seu género e o seu poder desproporcional para satisfazer as suas necessidades? Seguramente.

É possível que nenhuma figura histórica tenha despertado tantas paixões – e discussões – como Cleópatra VII. Destinada a ser a última da sua dinastia, a faraó egípcia usou a sedução e a inteligência política para favorecer os interesses do antigo Egipto perante a expansão romana.

Contudo, embora seja uma das mulheres mais bem conhecidas da história, há pouco que os historiadores e os arqueólogos possam afirmar, com certezas, sobre Cleópatra. Segue-se aquilo que, de facto, se sabe sobre a lendária e misteriosa rainha.

Quem foi Cleópatra?

Filha do rei egípcio Ptolomeu XII Auleta e mãe desconhecida, Cleópatra nasceu em 69 a.C. Pertencia a uma dinastia grega antiga que tomara o poder do Egipto em 305 a.C.

Embora o Reino Ptolomaico tivesse adoptado algumas tradições religiosas egípcias, era governado a partir da cidade predominantemente grega de Alexandria. Como tal, Cleópatra aprendeu o grego koine, embora alegadamente tenha sido a única da sua linhagem que também aprendeu egípcio. A sua vida estaria intrinsecamente ligada à agitação do Egipto e à política do Império Romano.

o que (não) sabemos sobre cleópatra

Este fragmento de um baixo-relevo mostra a imagem de Cleópatra – ou, pelo menos, a ideia que o artista tinha dela.

COMO SE TORNOU RAINHA DO EGIPTO?

Cleópatra tinha 18 anos quando o pai morreu, em 51 a.C., e viu-se mergulhada numa polémica sobre qual dos filhos de Ptolomeu XII deveria governar o Egipto. Inicialmente, foi co-regente com o mais novo, Ptolomeu XIII, chegando a casar-se com ele, numa invocação da tradição egípcia. Contudo, o jovem rei queria o trono só para si. A guerra civil não tardou a eclodir, quando ambos formaram facções que os ajudassem a conquistar o poder pleno. Cleópatra refugiu-se por pouco tempo na Síria, controlada então pelos romanos.

O pai de Cleópatra fora simpatizante dos romanos e contara com o seu apoio enquanto reinou. Os irmãos rivais seguiram-lhe o exemplo e rapidamente se alinharam com os diferentes lados da guerra civil que também começava a borbulhar em Roma. A partir do exílio na Síria, Cleópatra pediu ajuda para recuperar o trono a Júlio César, que era na altura um general e político que ambicionava tornar-se o único ditador de Roma.

Cleópatra e Júlio Cesar

Apesar de uma dramática diferença de idades – César era cerca de 30 anos mais velho do que Cleópatra – e do facto de ele ser casado, iniciaram uma relação romântica e ele prometeu-lhe o seu apoio.

o que (não) sabemos sobre cleópatra

Uma moeda de bronze com o perfil de Cleópatra usando um diadema. As moedas encontradas com a sua imagem contam histórias contraditórias sobre a sua aparência.

Em 47 a.C., enquanto fugia das tropas de César, Ptolemeu XIII afogou-se no rio Nilo, perto de Alexandria. Com o Egipto nas mãos de César, Cleópatra recuperou o trono, casando-se rapidamente com o seu irmão de 12 anos, Ptolemeu XIV, nomeando-o seu co-regente. Teve um filho, que os seus contemporâneos presumiram ser filho de César, a quem chamou Cesarião.

A relação de Cleópatra e César durou até este ser assassinado nos Idos de Março, em 44 a.C., por ordem dos seus inimigos do Senado. Cleópatra encontrava-se então numa visita prolongada a Roma e ali permaneceu durante pouco tempo, na esperança de convencer os romanos a reconhecerem Cesarião como herdeiro legítimo do poder romano. Regressou a Alexandria pouco depois e crê-se que tenha mandado envenenar o irmão para recuperar novamente o trono, desta vez ao lado de Cesarião.

Marco António e Cleópatra

César estava morto, mas a relação de Cleópatra com Roma estava longe de ter terminado. O general romano Marco António – que subiu ao poder como um dos três líderes conjuntos de Roma, o triunvirato – exigiu uma reunião com Cleópatra com o intuito de dar seguimento à aliança egípcio-romana. Desejosa de manter uma relação próxima com Roma, Cleópatra viajou para Tarso, na actual Turquia, para se encontrar com ele em 41 a.C.

o que (não) sabemos sobre cleópatra

Cleópatra observa a frota naval de Marco António durante a Batalha de Áccio, em 31 a.C. — uma luta entre António e Octávio, seu co-dirigente de Roma. A guerra civil romana resultaria na queda de Cleópatra e do seu amante.

Pensa-se que Cleópatra tenha chegado a Tarso em grande estilo numa barcaça sumptuosa. “Cleópatra partia nas suas excursões marítimas com um guarda-roupa cuidadosamente escolhido, associações divinas, tecidos e jóias caros, música e essências exóticas”, escreve a historiadora da arte norte-americana Diana E. E. Kleiner. A faraó pretendia impressionar – e funcionou. Iniciou quase imediatamente um tórrido romance com António, então casado, que se mudou para Alexandria para estar com ela.

A queda de Cleópatra

No entanto, a paixão de António por Cleópatra e os famosos excessos da sua vida no trono egípcio resultaram na queda de ambos. O dirigente romano entrou em guerra aberta com os seus co-triúnviros e o seu próprio povo, que se ressentia daquilo que considerava uma influência egípcia nos assuntos de Roma.

Após uma batalha travada em 30 a.C., a rainha egípcia percebeu que as tropas de António iriam ser completamente derrotadas. Então, barricou-se no seu mausoléu real e disse a António que planeava suicidar-se. A reacção de Marco António foi apunhalar-se, acabando por morrer nos braços dela.

Cleópatra tentou negociar com Octávio, antigo co-dirigente do seu amante, mas quando percebeu que ele tencionava aprisioná-la e fazê-ladesfilar nas ruas como um troféu, voltou a barricar se no seu túmulo com alguns servos e matou-se, provavelmente com veneno. A sua dinastia chegara ao fim e o Egipto foi conquistado por Roma.

o que (não) sabemos sobre cleópatra

A morte de Cleópatra foi tema de diversos dramas ao longo da história – com destaque para António e Cleópatra, de Shakespeare, mas os historiadores encontraram poucas provas sobre o fim da sua vida.

O que não sabemos sobre Cleópatra

Segundo a lenda, Cleópatra matou-se com a ajuda de uma víbora venenosa chamada áspide, mas não existem provas. Os arqueólogos também nunca encontraram o mausoléu onde ela e, provavelmente, António morreram. Como o jornalista Chip Brown escreveu para a edição de Julho de 2011 da National Geographic: “a maior parte da glória da antiga Alexandria encontra-se agora cerca de seis metros abaixo de água”.

Também não existe como avaliar a veracidade dos retratos históricos da rainha, que eram profundamente contraditórios e demonstram os preconceitos da sua época. Algumas moedas mostram Cleópatra como uma mulher de aspecto banal e outras exibem uma imagem espelhada de Marco António, reflectindo as opiniões dos seus fabricantes sobre a ligação da rainha com o seu amante romano. A etnia de Cleópatra também permanece tema de debate, embora os historiadores salientem que, não só não temos a certeza, como o nosso conceito de etnia não existia no seu tempo.

As fontes escritas sobre Cleópatra também são raras. A biblioteca de Alexandria foi destruída várias vezes, levando consigo os relatos sobre Cleópatra redigidos na sua época. Segundo o cronista antigo Plutarco, cuja biografia de António é um dos relatos mais pormenorizados do reinado de Cleópatra, ela era uma mulher “da mais radiante beleza… e o pináculo do poder intelectual”. No entanto, ele escreveu sobre a rainha egípcia centenas de anos após a sua morte – e a sua obra foi escrita de um ponto de vista definitivamente romano.

Apesar da nossa falta de conhecimento sobre a vida de Cleópatra, ela mantém a sua relevância até hoje. Desde tragédias de Shakespeare adocumentários dramáticos da Netflix, Cleópatra ganhou uma reputação quase lendária como uma política astuta com uma capacidade quase sobre-humana de seduzir.

Embora a primeira seja, quase seguramente, verdade, nunca saberemos a razão pela qual alguns dos homens mais poderosos do mundo sucumbiram aos encantos de Cleópatra. O que sabemos é que, mais de 2.000 anos após a sua morte, a mulher que tão habilmente mandou nos homens – e no seu povo – continua a encantar e a deslumbrar as pessoas.

Artigo publicado originalmente em inglês em nationalgeographic.com.

OTHER NEWS

14 minutes ago

Premier League Golden Boot winner confirmed

15 minutes ago

Shohei Ohtani's walk-off single in 10th sends Dodgers past Reds

15 minutes ago

Russian court freezes assets of 2 German banks in gas project dispute

19 minutes ago

At least three U.S. citizens - accused of being CIA agents - are arrested in Congo after failed coup: Three people killed in shootout at presidential palace and home of close ally

19 minutes ago

American mother Lisette Fernandez calls out private Aussie group chat bullying her daughter who was born with a cleft palate

19 minutes ago

The comfiest sheets in Australia: Brand behind famous cocoon-like robes and blankets launches cosy bedding for winter: 'The softest I've ever felt'

19 minutes ago

Hannah Waddingham stays on theme in a bright orange geometric print minidress as she attends the Garfield premiere in Hollywood

19 minutes ago

Eva Mendes praises husband Ryan Gosling's new movie The Fall Guy despite its struggles at the box office: 'I'm extra proud of this one'

19 minutes ago

Tom Brady and Jay-Z meet NFL rookies including Caleb Williams to offer 'invaluable advice and knowledge' during luxurious Los Angeles Fanatics event

20 minutes ago

‘Leave’: Melbourne University threatens pro-Palestine protesting students with expulsion, police involvement

20 minutes ago

Ooredoo Supports Jareed Project for Omani Women Making Unique Eco-Friendly Paper from Palm Trees

20 minutes ago

Lafrenière continuing his breakthrough season as a solid contributor for Rangers in NHL playoffs

20 minutes ago

Ten Hag must drop McTominay and unleash Man Utds 3/10 ace

20 minutes ago

Walmart stumbles into money maker that wealthy customers love

20 minutes ago

'Plane crash leaves no survivors': Leila Abdel Latif predictions resurface after Iranian president incident

20 minutes ago

To Hold Back Struggling Readers or Not: Indiana & Ohio Take Different Paths

20 minutes ago

Survivors in their own words: Bringing October 7 to off-Broadway

20 minutes ago

Decision to pilot helicopter with Iran’s President an ‘imprudent move’

20 minutes ago

UCA presents 10 student-designed electric vehicle chargers

20 minutes ago

Knicks eliminated from playoffs in 130-109 Game 7 loss to Pacers

20 minutes ago

Kevin Pillar has a poetic moment, gets 1,000th career hit in Angels' win at Texas with parents there

22 minutes ago

New Taiwan president Lai to take office as China fumes

22 minutes ago

UN warns of further ‘atrocities’ in Myanmar

22 minutes ago

S’pore waters see slight coral bleaching amid global event

22 minutes ago

Ichiban Boshi operator RE&S gets take-private offer of 36 cents per share

25 minutes ago

Aussie bloke is dubbed the 'real life Captain Underpants' after battling blaze in his jocks

25 minutes ago

Justin Timberlake set to bring his The Forget Tomorrow World Tour to Australia in 2025

25 minutes ago

Kristin Cavallari, 37, ignores critics of her age-gap romance by sharing smitten snaps of Montana getaway with TikTok lover Mark Estes, 24

25 minutes ago

Brittany Mahomes and NFL star husband Patrick share their 'perfect Sunday' with daughter Sterling, three, and son Bronze, one, as they enjoy donuts and cartoons

25 minutes ago

Taylor Swift appears to have a HICKEY on her neck during Stockholm concert after enjoying romantic getaway with boyfriend Travis Kelce

25 minutes ago

Adele reveals major plans for the future as she tells fans at Vegas residency she wants to have a baby girl with husband Rich Paul

25 minutes ago

Saturday's Rainout Forces Doubleheader to Close Home Stand

25 minutes ago

Nazi's photo album reveals how he wanted to remember Auschwitz

25 minutes ago

Mets reliever Edwin Diaz showing short shelf life of closers

25 minutes ago

Josh Liendo sets Canadian record in 100m butterfly, qualifies for Paris 2024

25 minutes ago

Fans Debate Which College Football Program Will Dominate For Next Decade

25 minutes ago

Vancouver Canucks right-winger Brock Boeser out for decisive Game 7: report

25 minutes ago

Kyrie Irving makes NBA history as Mavs move onto Western Conference Finals

27 minutes ago

New York Knicks Fans Are in Agreement About OG Anunoby's Game 7 NBA Playoff Performance

27 minutes ago

Indy 500 starting grid: Where are Romain Grosjean and Marcus Ericsson starting in 2024?

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch