O mais recente, maior e mais avançado porta-aviões da China fez-se ao mar pela primeira vez

o mais recente, maior e mais avançado porta-aviões da china fez-se ao mar pela primeira vez

Porta-aviões chinês Fujian (Li Yun/Xinhua)

O mais recente, maior e mais avançado porta-aviões da China, o Fujian, deu um grande passo para se juntar à maior frota naval do mundo esta quarta-feira, quando partiu de Xangai para os seus primeiros testes no mar.

A avaliação naval deverá ter lugar no Mar da China Oriental, a cerca de 130 quilómetros dos estaleiros de Jiangnan, onde o porta-aviões está a ser construído há mais de seis anos, de acordo com a Administração de Segurança Marítima de Xangai.

“Os ensaios no mar testarão principalmente a fiabilidade e a estabilidade dos sistemas de propulsão e elétricos do porta-aviões”, lê-se num anúncio da agência noticiosa estatal Xinhua desta quarta-feira.

O navio de guerra foi lançado em 2022 e “completou os seus testes de amarração, trabalhos e ajustes de equipamento” até aos últimos testes no mar, disse a agência.

Com capacidade para deslocar 80 mil toneladas métricas, o Fujian é muito superior aos dois porta-aviões em atividade da Marinha do Exército Popular de Libertação (MEPL), o Shandong, de 66 mil toneladas, e o Liaoning, de 60 mil toneladas. Apenas a Marinha dos Estados Unidos opera porta-aviões maiores do que o Fujian.

o mais recente, maior e mais avançado porta-aviões da china fez-se ao mar pela primeira vez

Um rebocador arrasta o terceiro porta-aviões da China, o Fujian, de uma doca em Xangai, no leste da China, a 1 de maio de 2024 (Li Tang/Xinhua)

“Os ensaios do Fujian representam um marco importante para a MEPL, assinalando a sua entrada no pequeno clube das marinhas com capacidade de transporte aéreo de primeira classe”, afirmou John Bradford, membro do Conselho de Relações Externas para os Assuntos Internacionais.

A principal caraterística do Fujian é um sistema de catapulta eletromagnética que lhe permitirá lançar aviões maiores e mais pesados do que o Shandong e o Liaoning, que utilizam um método de lançamento do tipo salto de esqui.

Os analistas afirmam que a capacidade do Fujian para lançar aviões de guerra de maiores dimensões e com maiores cargas de munições a distâncias mais longas dará ao porta-aviões um maior alcance de combate do que os seus antecessores na frota chinesa, dotando a MEPL das chamadas capacidades de “águas azuis”.

“Estes ensaios no mar marcam o primeiro grande passo para a China desenvolver a capacidade de projetar poder aéreo baseado no mar em áreas oceânicas profundas”, afirmou Carl Schuster, antigo capitão da Marinha dos EUA e ex-diretor de operações do Centro Conjunto de Informações do Comando americano do Pacífico.

Comparação com os porta-aviões dos EUA

O sistema de catapulta eletromagnética coloca o Fujian a par do mais recente porta-aviões da Marinha dos EUA, o USS Gerald R Ford, o único porta-aviões ativo no mundo com este sistema. Os 10 porta-aviões mais antigos da Marinha dos EUA, da classe Nimitz, utilizam catapultas a vapor para lançar aviões.

No entanto, todos os porta-aviões americanos manterão duas vantagens fundamentais em relação ao Fujian: a fonte de alimentação e dimensão.

Os porta-aviões americanos são movidos a energia nuclear, o que lhes dá a capacidade de permanecer no mar enquanto durarem as provisões da tripulação, enquanto o Fujian é movido a combustível convencional, o que significa que tem de fazer uma escala num porto ou ser reabastecido por um navio-tanque no mar.

Quanto à vantagem de tamanho da Marinha dos EUA sobre o Fujian, o Ford desloca 100 mil toneladas e os 10 navios da classe Nimitz 87 mil toneladas métricas. Os maiores navios americanos podem receber mais aviões, cerca de 75, em comparação com os 60 previstos para o Fujian, de acordo com estimativas do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS).

Os analistas observaram igualmente que os porta-aviões americanos dispõem de mais catapultas, de uma via aérea mais larga e de mais elevadores para permitir uma projeção mais rápida das aeronaves a partir do convés.

Os porta-aviões americanos “permanecem num escalão próprio”, afirmou Bradford.

o mais recente, maior e mais avançado porta-aviões da china fez-se ao mar pela primeira vez

O porta-aviões americano USS Gerald R. Ford é visto do ar, ancorado em Itália, no Golfo de Trieste, a 18 de setembro de 2023 (Andrej Tarfila/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Schuster disse que a atual ronda de testes do Fujian deverá durar três a seis dias e não incluirá operações de voo.

“Os radares e o equipamento de comunicações serão testados, mas os primeiros testes no mar centram-se sempre na integridade do casco, na propulsão e na engenharia, uma vez que os problemas que surgem impedem que tudo o resto funcione bem”, disse Schuster.

No total, os analistas esperam que os testes do Fujian demorem pelo menos um ano, sendo provável que a sua entrada em funcionamento ocorra no próximo ano ou em 2026. Uma notícia publicada no site do Ministério da Defesa chinês em janeiro referia que o Liaoning tinha sido submetido a 10 testes no mar e o Shandong a nove antes de entrar em serviço.

Quando se juntar à frota da MEPL, o Fujian tornar-se-á o ícone daquela que é atualmente a maior força naval do mundo, com mais de 340 navios de guerra e que continua a aumentar à medida que os estaleiros chineses produzem novos navios de guerra a um ritmo frenético.

“Será o símbolo mais visível do crescente poder naval da China”, afirmou Brian Hart, membro do CSIS.

Entretanto, o anúncio de um quarto porta-aviões para a frota chinesa poderá ser feito em breve, disse o comissário político da MEPL, Yuan Huazhi, em março, de acordo com uma notícia do jornal estatal Global Times.

Quando esse anúncio for feito, a resposta à questão de saber se a China terá um porta-aviões com propulsão nuclear será respondida, segundo a publicação.

A Marinha dos EUA já tem três novos porta-aviões da classe Ford em construção, os futuros John F. Kennedy, Enterprise e Doris Miller.

OTHER NEWS

11 minutes ago

Study links gut microbiome modulation to changes in social behavior

11 minutes ago

Cameron Munster to miss entire Origin series

11 minutes ago

REVIEW: ‘Whisper Me A Love Song’ Episode 6 — “Love At First Sight And The Big Day”

11 minutes ago

Roughriders roll past Blue Bombers in pre-season tilt

12 minutes ago

Tesla Model Y, Model 3 receive major price cuts in Australia

12 minutes ago

Victoria Monet cancels shows as she deals with her 'ongoing health issues': 'I'm so sorry...'

12 minutes ago

Australia cleared to fly citizens out of New Caledonia

14 minutes ago

Former Red Sox pitcher arrested in Florida as part of underage sex sting

15 minutes ago

Three Premier League titles and out on the town but real Jack Grealish is still in hiding

15 minutes ago

IPL 2024: Ambati Rayudu picks Royal Challengers Bengaluru as favourites for Eliminator against Rajasthan Royals

15 minutes ago

Major blow to Putin as 1,200 Russians killed in 24 hours in battle for Ukraine’s second city Kharkiv

15 minutes ago

Sienna Miller Just Co-Signed One Of Summer's Biggest Denim Trends At The Cannes Film Festival

15 minutes ago

Prominent leader of financial services watchdog resigns after report found it was riddled with a ‘misogynistic’ and ‘good ole boys club’ culture

15 minutes ago

Toyota GR boss steering clear of EVs

16 minutes ago

Think Bhutan's $100 daily tourism fee is pricey? It could go even higher, says prime minister

17 minutes ago

Frontier Airlines passenger refuses to comply with exit row instructions causing plane to deboard

17 minutes ago

LARRY KUDLOW: Biden is the biggest spender of all time

17 minutes ago

Samsung replaces chip division chief as it tries to catch SK Hynix in AI arena

17 minutes ago

IPL Playoff Rules EXPLAINED: Why KKR And SRH Will Get Two Chances To Qualify For IPL 2024 Final?

17 minutes ago

McDonald’s free McNuggets deal for one day only

17 minutes ago

Opinion | The Invisible Hand Strikes Back

17 minutes ago

New York Mets' Latest Blunder Perfectly Sums Up 2024 Season Thus Far

17 minutes ago

Out of work Britons called on to plug labour shortages as visa rules tightened

17 minutes ago

Sunak issues 'wholehearted and unequivocal' apology to infected blood victims

17 minutes ago

Jim Cramer looks at the wealth creation from the Dow's 40,000 milestone

17 minutes ago

Bruce Springsteen’s electrifying perfect day sees the sun set on his Irish tour

17 minutes ago

PGA Championship 2024: Former Masters champ turned CBS analyst Trevor Immelman dunks on hater with cold-hard facts

17 minutes ago

How to tell if your kombucha has been stripped of its good bacteria and filled with sugar - and how to find the ones that really will give your gut a boost

17 minutes ago

Video: Don't you know who I am? MAFS star Tahnee Cook reveals shocking moment she is yelled at by a woman for wearing a short skirt on the tube in London

17 minutes ago

Video: Tearful Jelena Dokic brands Sean 'Diddy' Combs a 'monster' and says she was 'triggered' by shock video of Cassie Ventura's hotel assault… after tennis pro's own domestic violence horror

17 minutes ago

Video: Tammy Hembrow's fiancé Matt Zukowski reveals his vile act in Melbourne's wealthiest suburb

17 minutes ago

Dr Chris Brown RESIGNS from his new gig Dream Home live on-air: 'Someone get Channel Seven on the phone'

19 minutes ago

Special counsel in Hunter Biden case plans to call his ex-wife, brother's widow as witnesses in upcoming trial

22 minutes ago

Natalie Barr weighs in on vegan sausages being served at kids post-match barbeques and vows to 'sort it out' herself

22 minutes ago

Meal-planning expert reveals the tasty dishes you can make for just $2.50 per serve that the whole family will love

22 minutes ago

Video: Queen Camilla reveals she's seen the first season of Bridgerton - as she tours stunning garden inspired by the hit series at the Chelsea Flower Show

22 minutes ago

Cheating in GCSE and A-Level exams rises nearly a fifth - as education experts fear pupils are using ChatGPT to write coursework for them

22 minutes ago

Video: Gracie was a happy and healthy four-year-old before she fell ill at daycare. Now she loses her memory and forgets who her own mum is multiple times a day - and nobody can tell them why

22 minutes ago

These are two simple ways to get your loved ones out of hospital faster, says PROFESSOR ROB GALLOWAY. And hospitals ignoring them can be fatal...

22 minutes ago

Denver teen, 16, who set fire to wrong home and burned five innocent family members alive in revenge plot to retrieve stolen iPhone is jailed

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch