"O Mais Habitação não resolveu nada, antes pelo contrário, os preços das casas continuam a subir": Iniciativa Liberal quer reverter as medidas de Costa

Habitação (Manuel de Almeida/Lusa)

Apresentado pelo Governo de António Costa com pompa e circustância o pacote Mais Habitação foi, na altura, criticado por toda a ala direita do Parlamento. Não surpreende por isso que, dois meses depois das eleições, comecem a surgir as primeiras propostas para reverter as medidas aprovadas pelo Partido Socialista. Enquanto o Governo de Luís Montenegro está a preparar o seu próprio pacote de medidas na área da habitação, esta quarta-feira, a Iniciativa Liberal (IL) leva à votação no Parlamento uma série de propostas para reverter o Mais Habitação – “antes de mais porque o problema da habitação continua a necessitar de uma solução urgente”, explica à CNN Portugal Mariana Leitão, deputada da IL. “O Mais Habitação tem medidas que são altamente lesivas, não resolveu nada, antes pelo contrário, os preços das casas continuam a subir. Por isso, defendemos que essas medidas têm de ser revertidas. Além disso, acreditamos que as nossas medidas podem ajudar a resolver alguns problemas, nomeadamente com o aumento da oferta no mercado da habitação.”

Entre as medidas que a IL gostaria de ver revogadas encontram-se o arrendamento coercivo e a obrigatoriedade de as empresas de telecomunicações, gás, eletricidade e água comunicarem aos municípios a ausência de contratos de fornecimento ou consumos baixos. Mas também algumas medidas do Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU).

“Depois, o Mais Habitação tinha também uma série de medidas focadas no Arrendamento Local que eram altamente persecutórias e que acabam por aniquilar este setor”, sublinha Mariana Leitão. A Iniciativa Liberal considera que o Alojamento Local foi “uma das vítimas do preconceito ideológico e incapacidade de visão e respeito pela propriedade e iniciativa privada” do PS. “Estamos a falar de um setor que além da taxa de contribuição, teve aumento de IMI”, explica a deputada. A IL propõe ainda a reposição das regras para cancelamento da exploração de alojamento local por parte dos condomínios e as salvaguardas na transmissibilidade.

“Além de reverter as medidas que acabam por ser contrárias ao interesse das pessoas e ter um efeito contrário àquilo que se pretende, queremos, por outro lado, propor medidas que consideramos que terão um efeito benéfico no mercado – como a tributação autónoma das rendas e a eliminação do IMT na compra de casa para habitação, que é um valor que chega a ser de milhares de euros e que as pessoas têm de ter à cabeça na compra de casa, o que é uma grande dificuldade. Ou seja, queremos desonerar as pessoas”, explica Mariana Leitão.

Finalmente, a Iniciativa Liberal propõe a redução do IVA na área da construção, como forma de estimular a construção de mais habitação: “Havendo mais casas, os preços tendem a baixar”, garante a deputada liberal.

Mariana Leitão sublinha ainda que “é preciso que haja alguma estabilização da legislação, porque a instabilidade desencoraja o investimento. Se as pessoas pensarem que a qualquer momento são alteradas as regras do jogo terão menos vontade de investir, é preciso dar um sinal às pessoas de que esta legislação não vai mudar com uma mudança no Governo”.

Governo quer “melhorar” o Mais Habitação

“O que iremos fazer é melhorar o que é preciso e manter o que é para manter. Não vamos rasgar” o Mais Habitação, disse Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, durante a CNN Portugal Summit na semana passada, quando prometeu para “as próximas semanas” a apresentação do seu pacote para a habitação.

O PSD concorda com a Iniciativa Liberal por exemplo no que toca à necessidade de parar o “arrependimento coercivo” de casas devolutas e de revogar o controlo do aumento das rendas. Quanto ao Alojamento Local (AL), o ministro também quer “reverter” as medidas do anterior Governo, dando como exemplo como o setor tem sofrido com as proibições de novos registos. “Não pode ser tratado de forma igual aquilo que é diferente. Os 40% de AL que existem no Algarve não é o mesmo problema que temos hoje no centro de Lisboa”, sublinhou, afirmando que a solução passa por uma abordagem que considere as autarquias.

Entre as prioridades do Governo está, antes de mais, assegurar as verbas do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. “Se não cumprirmos as metas, perdemos o dinheiro”, disse o ministro, afirmando que tal passa por avançar com os “mais de 50 mil fogos do IHRU que estão por avaliar”. O PRR é também a única forma de se “atuar dos dois lados” – o da oferta e da procura. “Do lado da procura, vamos impactar a política fiscal. Mas se do lado da oferta não houver casas para os jovens, nada feito. É preciso atuar dos dois lados e conseguirmos ter resultados com o PRR.”

“Achamos que o modelo de incentivos tem de ser todo alterado, nomeadamente a via fiscal. É por aí que temos de agir numa primeira fase e depois criar camada após camada de pressão sobre o proprietário”, esclareceu.

O ministro reconheceu o “tema absolutamente gritante” que a habitação é no contexto atual. Para Pinto Luz, a solução é uma: “É preciso reabilitar e construir mais”. “Estamos a construir muito pouco comparando com há 20 anos”, observou colocando a habitação da classe média e dos jovens como “prioridade”. E tal só se consegue mudar atuando em “quatro eixos”: incentivar a “construção pública própria”; recorrer às autarquias “como forma de pegar no património”; “usar os privados”; utilizar as “cooperativas”.

A direita vai unir-se para reverter as medidas do PS?

As medidas agora apresentadas pela Iniciativa Liberal faziam parte do programa eleitoral do partido e muitas delas já faziam parte do pacote “Habitação Agora”, apresentado pela IL na Assembleia da República na anterior legislatura. Mas, desta vez, o partido está mais otimista. “O PSD votou contra o Mais Habitação e na altura votou favoravelmente o Habitação Agora”, recorda a deputada. “Além disso, no seu programa eleitoral o PSD também propõe algumas destas medidas, como por exemplo o IVA a 6% na construção. Acredito que não tenha havido uma mudança de ponto de vista agora que está no Governo. Mesmo que o Governo queira apresentar outra medidas, não vejo porque não hão de aprovar aquelas nas quais sejam coincidentes.”

O mesmo se poderá dizer em relação ao Chega que, no seu programa eleitoral, defendia medidas fiscais, como a revogação imediata do AIMI (Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis), a abolição do MT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis) na aquisição de habitação própria permanente e da obrigação de pagar IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) quando se trate de habitação própria permanente. Além disso, também o Chega tinha apresentado em fevereiro do ano passado o seu pacote “Habitação com Confiança”, com o qual pretendia “fazer o contraponto ao programa do Governo”, que “insiste em arrendar coercivamente, em expropriar, em criar contribuições extraordinárias, visa distribuir habitação à custa da confiança dos proprietários, do mercado e dos arrendatários”.

“Temos alguma expectativa de que pelo menos algumas das medidas possam ser aprovadas”, afirma Mariana Leitão. “E se não o forem também será interessante perceber porquê.”

OTHER NEWS

17 minutes ago

Truckers' nationwide shutdown cancelled

17 minutes ago

Lok Sabha Elections 2024 | PM Modi Offers Prayers In Odisha, Akshay Kumar Votes | English News

17 minutes ago

CNN reporter details transition of power following fatal crash

18 minutes ago

'Portal' installation linking Dublin and New York reopens after 'inappropriate behavior'

18 minutes ago

Xander Schauffele wins PGA Championship, his first major title

19 minutes ago

Pearl Jam's Eddie Vedder shreds Chiefs kicker Harrison Butker for commencement comments

19 minutes ago

Lok Sabha elections 2024: Public holiday declared in Lucknow on May 20

19 minutes ago

Sunrise star Edwina Bartholomew shocks her co-host Natalie Barr as she reveals bizarre wedding anniversary gift to husband of six years

19 minutes ago

Video: Dick Smith makes an urgent call to his close friend Anthony Albanese: 'It's the only answer for the future'

19 minutes ago

Video: Farmer Wants A Wife producers regret letting participants keep control of social media accounts this year as cast members go rogue

19 minutes ago

Sharron Phillips, 20, ran out of fuel almost 40 years ago and was never seen again. A taxi driver 'confessed to her murder on his deathbed' - but now a coroner has handed her family a devastating new bombshell

19 minutes ago

Pep Guardiola savours 'insane' success after Man City win fourth PL title in row

19 minutes ago

Saudi Arabia bans import of vehicles from 20 automakers that failed to submit supply plan

19 minutes ago

‘Only Hamas can defend us’: Israeli raids and Fatah failures boost support in West Bank

19 minutes ago

Congress' Kanhaiya Kumar Accuses BJP Worker Linked To Manoj Tiwari Of Attack During Campaign; BJP Denies Claims

25 minutes ago

Iran President Ebrahim Raisi, supreme leader's protégé, dies at 63 in helicopter crash

25 minutes ago

Iran’s President Ebrahim Raisi, foreign minister and others found dead at helicopter crash site, state media reports

27 minutes ago

Dick Smith makes an urgent call to his close friend Anthony Albanese: 'It's the only answer for the future'

27 minutes ago

Instagram vs reality! Slimmed-down Tones and I goes completely makeup free at Perth airport after starring in very glamorous photoshoot

30 minutes ago

Embracing AI could save Government £40 billion a year, experts say

30 minutes ago

Gauteng’s digitisation of patient records to transform public healthcare

30 minutes ago

The Dockers are doing so much right, so why isn’t it reflected on the scoreboard?

30 minutes ago

‘IF' Improves Over the Weekend as Grosses Struggle to Reach $100 Million

30 minutes ago

Power back on at Heights senior living facility that had been without since Thursday

34 minutes ago

Sharron Phillips, 20, ran out of fuel almost 40 years ago and was never seen again. A taxi driver 'confessed to her murder on his deathbed' - but now a coroner has handed her family a devastating new bombshell

36 minutes ago

Load shedding reprieve spells new problem for SA, says Ramokgopa

36 minutes ago

Germany and France express deep worry about Georgia's controversial "media law"

36 minutes ago

Cameron Brink Compared to Polarizing NBA Star After Strong Start to WNBA Career

36 minutes ago

'Haikyu!!': Comic heroes fuel Japan Olympic volleyball manga mania

36 minutes ago

Barrackpore Constituency of West Bengal Lok Sabha Election 2024: Date of Voting, Result, Candidates List, Main Parties, Schedule

36 minutes ago

Star enters trading halt amid takeover bid

36 minutes ago

Family sobs as Peter Damjanovic pleads not guilty to murdering former partner Tiffany Woodley in WA Supreme Court

37 minutes ago

Archaeologists perplexed by large ‘anomaly’ found buried under Giza pyramids

37 minutes ago

After the only hospital in town closed, a North Carolina city directs its ire at politicians

37 minutes ago

India votes in fifth phase of election including in city where PM opened controversial Hindu temple

37 minutes ago

Michael Cohen to face more grilling as Trump's hush money trial enters its final stretch

39 minutes ago

European markets set to start the new trading week on a positive note

41 minutes ago

Aussie pet owner learns 'expensive lesson' after common mistake leaves his dog on life support

41 minutes ago

Farmer Wants A Wife producers regret letting participants keep control of social media accounts this year as cast members go rogue

41 minutes ago

Josie Dooley: Aussie cricket star suffers a stroke while on holidays in Hawaii - and she's only 24

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch