Nelson Mandela: qual é o seu legado após 30 anos do fim do apartheid?

Morto em 2013, o líder sul-africano Nelson Mandela segue até hoje como uma grande referência de líder político. Seu período na presidência de seu país, entre 1994 e 1999, é considerado um marco, pois decretou o fim do regime de apartheid, que separava legalmente as pessoas brancas e as negras.

A eleição que o levou ao poder ocorreu em 27 de abril de 1994 e Mandela assumiu a presidência há exatos 30 anos, em 10 de maio do mesmo ano. Três décadas depois, vale a pena refletir sobre como está o país após a abolição do projeto segregacionista que existia na África do Sul.

O que foi o apartheid?

nelson mandela: qual é o seu legado após 30 anos do fim do apartheid?

Manifestação de boicote ao Apartheid. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

O apartheid foi um sistema político estabelecido na África do Sul e que foi vigente entre os anos de 1948 e 1994. Era sustentado por um partido de extrema direita que promulgou uma legislação segregacionista, que promovia privilégios para a parcela branca da população.

Extremamente impopular, o regime só se sustentou por décadas por conta da censura e do uso da violência por parte do governo. Mas movimentos de resistência a ele sempre existiram, e um de seus principais líderes foi Nelson Mandela.

Nascido em 1918, Mandela ingressou em 1939 no curso de Direito da Universidade de Fort Hare, a primeira Universidade da África do Sul a ministrar cursos para negros. Entretanto, por se envolver com o movimento estudantil em protestos contra a falta de democracia racial, ele foi obrigado a abandonar o curso.

Foi então que se mudou para Joanesburgo, onde se engajou cada vez mais na luta contra o apartheid. Em 1944, ao lado de Walter Sisulo e Oliver Tambo, Mandela fundou a “Liga Jovem do Congresso Nacional Africano (CNA)”, que logo se tornaria o principal instrumento de representação política dos negros.

Ao longo de sua vida, Nelson Mandela foi acusado de vários crimes, como o de conspiração. Em 1964, foi condenado à prisão perpétua – no total, ele permaneceria 27 anos preso na Ilha de Robben. Mas a crítica internacional ao apartheid só aumentava e, em 11 de fevereiro de 1990, o presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, finalmente libertou Mandela.

O governo de Nelson Mandela

nelson mandela: qual é o seu legado após 30 anos do fim do apartheid?

Nelson Mandela priorizou a reconciliação do seu país. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Em abril de 1994, ocorreram as primeiras eleições multirraciais no país, e Nelson Mandela foi eleito democraticamente. Estava estabelecido finalmente o fim do apartheid. Mas isso não significou, claro, mudanças imediatas.

Durante o seu período na presidência, o governo de Mandela conseguiu aprovar muitas leis a favor da população negra. Em 1995, foi estabelecida a Comissão de Verdade e Reconciliação, com o intuito de analisar as violações de direitos humanos cometidas durante o apartheid.

Embora o clima fosse, por muito tempo, de sensação de injustiça e desejo de vingança, Nelson Mandela preferiu espalhar o sentimento de conciliação nacional. Em 2006, ele foi premiado pela Anistia Internacional por sua luta em favor dos direitos humanos. Mas antes disso, em 1993, ele foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz.

A África do Sul, 30 anos depois

nelson mandela: qual é o seu legado após 30 anos do fim do apartheid?

Três décadas após o fim do apartheid, a África do Sul segue enfrentando crises. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)

Trinta anos depois do seu fim, há muitos pesquisadores que discutem sobre quais foram as consequências do encerramento do regime segregacionista e qual foi o legado deixado por Nelson Mandela. De acordo com Thula Simpson, historiador do apartheid na Universidade de Pretória, o sistema político teria chegado ao fim por razões obscuras.

“Não houve nada de benevolente ou voluntário na retirada do governo branco. Foi porque havia uma crítica interna ao apartheid e as pessoas basicamente diziam: ‘Para manter a supremacia branca, é preciso manter a sobrevivência branca'”, explicou à Al Jazeera.

Ou seja, o apartheid foi encerrado por pressão política, causada inclusive pela resistência dos sul-africanos negros. A África do Sul estava ficando cada vez mais isolada por conta das crescentes sanções econômicas, o que envolvia, por exemplo, o fim do comércio com a Jamaica e até a proibição em participar de eventos esportivos.

Desde 1994, muita coisa mudou no país, já que agora todos os residentes, independentemente da raça, são iguais e livres perante a lei. Ao menos na teoria, já que especialistas defendem que ainda há muita desigualdade no país, que atinge sobretudo a população negra.

As deficiências estruturais do país seguem existindo e atingem especialmente as pessoas mais pobres. É comum que essa população sofra com falta de luz e água. “Toda a rede não foi mantida e agora o colapso está a espalhar-se até para áreas onde não era a norma. Isso afeta principalmente as pessoas pobres”, afirmou Simpson.

Em 2022, o Banco Mundial classificou a África do Sul como o país mais desigual do mundo. Alguns pesquisadores consideram que este é um país sem classe média – o que significa que há uma distância muito grande entre os mais ricos e os mais pobres. Cerca de 10% da população controla 80% da riqueza, afirma um relatório do Banco Mundial.

Outro dado importante é o nível de desemprego, que atinge 33% e é um das maiores do mundo. Ao mesmo tempo, entre os brancos, 7,5% da população está desempregada. Soma-se a isso o dado de que os negros representam 80% da população empregável, enquanto os brancos ocupam 62,9% dos cargos de gestão nas empresas.

Ou seja, 30 anos depois, a África do Sul segue enfrentando grandes desafios. Thapelo Mohapi, secretário-geral do maior movimento sul-africano de moradores de favelas, explica: “a classe trabalhadora está sendo explorada, e as pessoas recebem uma miséria para trabalhar longas horas, e os serviços não são prestados aos pobres e marginalizados neste país. Essa é uma situação que acontece no mundo inteiro. Estamos vendo o capitalismo chegar até nós, e se nós não enfrentarmos o capitalismo, continuaremos a ser explorados”, afirma em depoimento ao Brasil de Fato.

OTHER NEWS

7 minutes ago

Somerset offer Shoaib Bashir out on loan as Jack Leach returns to full fitness

7 minutes ago

Is Miller Moss Next in Line at Southern Cal?

7 minutes ago

Project delays, mothballing worsen energy reliability

8 minutes ago

Sam Taylor-Johnson defends ‘connection’ between her and husband Aaron despite age-gap criticism

8 minutes ago

Horoscope today: Daily guide to what the stars have in store for YOU - May 21, 2024

8 minutes ago

Fury at King's plan to charge locals to visit Windsor Castle: Up to 30,000 residents will have to pay £16 entry fee for the first time in 200 years

8 minutes ago

What to expect next after the sudden death of Iran's president

8 minutes ago

Summer reading isn’t complete without a romance novel, says author Kirsty Greenwood

8 minutes ago

Tom Grennan gets married: ‘Life starts now’

8 minutes ago

Lavrov Roars: Peace Isn’t Their Goal

8 minutes ago

Baby Reindeer ‘firestorm’ has caused untold damage to me, says 'real-life Martha' as she prepares legal action

8 minutes ago

Britain’s ‘day of shame’ as full scale of infected blood scandal revealed

8 minutes ago

These New Retro Gaming Handhelds Look Fantastic

8 minutes ago

Defending champion South Carolina to open season in Las Vegas against Michigan

8 minutes ago

Apple releases iOS 17.5.1 to fix mysterious bug resurfacing deleted photos

10 minutes ago

Horner and Wolff agree McLaren’s Lando Norris is an F1 title contender

13 minutes ago

Employers taking longer to fill jobs with average of 39 days before staff hired

13 minutes ago

Trump blasts 'Corrupt Judge' outside hush money trial

13 minutes ago

The Sunny Spanish City That's Known for Flamenco Dancing Has Tasty Tapas, Striking Landmarks, and Elegant Boutique Hotels

13 minutes ago

Multi day severe storms heading to Ontario and Quebec

13 minutes ago

Air Vanuatu's collapse raises questions about future of Pacific airlines

13 minutes ago

Guardians designate outfielder for assignment

15 minutes ago

Parts of Chicago area now at ‘enhanced' risk of severe storms Tuesday

17 minutes ago

Gardening fans poke fun at Monty Don for his outfit at Chelsea Flower Show  - joking his creased navy suit makes him 'look like a bus conductor'

17 minutes ago

I'm a millionaire - this is how you can save hundreds a year by cutting back on basic luxuries

17 minutes ago

Why does Nicholas Rossi wear an oxygen mask? The real reason the fugitive rape suspect accused of faking his own death has the face covering

18 minutes ago

Camilla makes Netflix show admission during Chelsea Flower Show visit

18 minutes ago

Family of Black teen wrongly executed in 1931 seeks damages after 2022 exoneration

18 minutes ago

Beechworth chainsaw carver Kevin Duffy makes art from Californian giant sequoia struck by lightning

18 minutes ago

Panthers HC Dave Canales: Bryce Young 'fantastic' at picking up new offense

18 minutes ago

Rashee Rice to participate in Chiefs' OTAs amid tumultuous offseason

19 minutes ago

‘Lioness' Season 2 Casts Genesis Rodriguez

19 minutes ago

I Was Diagnosed With Stomach Cancer at 32. Here Are the First Symptoms I Noticed

19 minutes ago

Drone startup Neros raises funding from Sequoia, eyes supplies to Ukraine, US military

19 minutes ago

Patriots guard Cole Strange considered 'month to month' with injury

19 minutes ago

6 Different Skirt Outfit Combinations To Try This Summer

19 minutes ago

Four takeaways from UVA lacrosse’s 11-10 2OT quarterfinal win vs Johns Hopkins

19 minutes ago

How to Grow and Care for Camellia, a Beautiful Flowering Shrub to Plant in Your Cutting Garden

19 minutes ago

Fans confused by Sarah Jessica Parker’s And Just Like That wardrobe: ‘Balled up picnic blanket!’

20 minutes ago

Infected blood scandal: How will the UK pay £10 billion in compensation?

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch