Mourão lidera oposição contra PEC dos Militares, e governo muda estratégia

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Na linha de frente contra a proposta que tenta frear a participação de militares das Forças Armadas da ativa na política, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou a colegas que aposta na bancada da bala para derrotar o texto na Câmara dos Deputados.

Nem mesmo uma força-tarefa montada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, foi suficiente para abrandar a resistência do general e ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL).

A postura irredutível do general fez o governo desistir de buscar consenso em torno da PEC (proposta de emenda à Constituição). A ideia agora é levá-la como está ao plenário do Senado -se aprovada, segue em seguida para avaliação da Câmara dos Deputados.

A PEC dos Militares seria debatida em audiência pública no Senado no dia 25 do mês passado, com a participação dos comandantes das Forças Armadas. O governo, porém, atuou nos bastidores para derrubar a sessão de debates.

A avaliação era a de que os chefes militares já haviam se submetido a audiência pública na Câmara dos Deputados dias antes –e embates do deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) com os militares e declarações do comandante do Exército, general Tomás Paiva, repercutiram mal.

Para evitar a exposição, Múcio transformou a audiência pública em uma reunião a portas fechadas no Comando do Exército e convidou, além de Mourão, os ex-ministros da Defesa Nelson Jobim e Raul Jungmann -que estariam na audiência.

O autor da PEC e líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também participou das quase duas horas de conversa. Mourão ouviu os argumentos da Defesa e, inflexível, disse que a proposta trata os militares como pessoas de segunda categoria.

Apresentada em setembro por Wagner, que foi ministro da Defesa no governo Dilma Rousseff (PT), a PEC estabelece que os militares das Forças Armadas que quiserem concorrer a cargos eletivos devem ser transferidos à reserva no registro da candidatura.

As regras atuais são mais flexíveis e permitem que o militar peça um afastamento para se candidatar. Se derrotado, pode voltar ao serviço ativo sem prejuízo à carreira e aposentadoria.

“Nós incentivamos o militar a ir para a política, mas não voltar aos quartéis. Porque ele volta com o proselitismo do político e começa a competir com o poder hierárquico do comandante dele”, disse Múcio em audiência na Câmara.

Aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) em novembro, a PEC tem se arrastado no Senado mesmo tendo atingido o número mínimo de sessões exigido por regimento para votação de emendas constitucionais.

Apesar das tratativas, o próprio governo tem colocado freio na tramitação. Sempre que é questionado sobre o assunto pela imprensa, Wagner afirma que a proposta é talvez “a trigésima” prioridade do Palácio do Planalto.

O próprio pedido de audiência pública, feito por Mourão para ganhar tempo, contou com aval do relator, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), um dos vice-líderes do governo. Kajuru afirma que não vai fazer mudanças no texto elaborado pelo Ministério da Defesa e que Mourão está em minoria.

“Só está tendo resistência do Mourão porque ele sabe que perde. Se eles soubessem que ganhariam, eles iam ter resistência? Por isso que eles querem debate”, disse. “Vai ser um dia só de debate, no outro dia já vai para votação e eles vão perder. Essa é a realidade.”

Em nota, Mourão classificou a PEC como “coação”. O general afirmou que tem procurado colegas de oposição para convencê-los de que a ideia é inconstitucional “por cercear dos militares da ativa o direito ao amplo exercício da cidadania”.

“Penso que todo o cidadão, fardado ou não, tem direito a exercer a sua cidadania de maneira ampla, inclusive o direito de votar e ser votado. Não vamos negociar pois discordamos do texto. Vamos para o voto, simples assim.”

Mourão aposta que, se a PEC for aprovada pelo Senado, dificilmente terá a chancela da Câmara. Na avaliação do senador-general, a bancada da bala -cujos integrantes são ligados majoritariamente às PMs- deve fazer oposição à proposta.

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que é governista, aposta em sentido contrário. “A Câmara aprovou um novo Código Eleitoral que era muito mais duro: exigia uma quarentena para os militares que quisessem disputar eleições. Pelo histórico, não acredito em dificuldade de aprovar a PEC”, disse.

Zarattini se referia a um projeto de lei votado pela Câmara em 2021. Os deputados aprovaram, por 273 votos a 211, uma emenda que obrigava juízes, membros do Ministério Público, policiais, militares e guardas municipais a se desligarem dos cargos quatro anos antes da eleição que desejam disputar.

A PEC dos Militares previa inicialmente que membros das Forças Armadas deveriam deixar a ativa não só quando disputassem eleições, mas também quando ocupassem cargos no primeiro escalão do Executivo.

O governo acabou desistindo do segundo ponto, porém, quando Múcio apresentou o esboço do texto a senadores da base aliada. “Na evolução do diálogo, se percebeu que seria uma medida discriminatória, que não é um interesse nosso” disse Wagner na ocasião.

OTHER NEWS

19 minutes ago

Scottie Scheffler caps ‘hectic' weekend with strong finish at PGA Championship

19 minutes ago

‘The Equalizer’ Renewed For Season 5 By CBS, ‘NCIS: Hawai’i’ Still In Limbo

21 minutes ago

Video: Chris Pratt is supported by wife Katherine Schwarzenegger as they share a giggle while leading star parade at The Garfield Movie premiere in Hollywood

21 minutes ago

Video: Rylan Clark shares a passionate kiss with Italian hunk on night out with Rob Rinder on their BBC travel show as he admits struggling with his confidence

21 minutes ago

Video: Terrifying moment packed Air India plane is forced to make an emergency landing after its engine bursts into flames with 179 people on board

21 minutes ago

Video: Chris Pratt is supported by wife Katherine Schwarzenegger as they share a giggle while leading star parade at The Garfield Movie premiere in Hollywood

21 minutes ago

‘Didn’t speak to the important issues’: Labor’s budget met with ‘disappointment’

21 minutes ago

PS Plus Monthly Games for June 2024 Wish List

21 minutes ago

Waste can be wealth, says MEC Hlophe on the launch of buy back centre

21 minutes ago

Shohei Ohtani delivers a walk-off single in the 10th inning of the Dodgers' 3-2 win over Cincinnati

23 minutes ago

Here is the earnings forecast through to 2026 for ANZ shares

23 minutes ago

Nelly Korda continues dominant run with sixth victory in last seven starts

23 minutes ago

I want Trindall back playing for Sharks ASAP: Hynes

27 minutes ago

Cameron McLeod: See teenage Supercars star's hilarious response when he's asked about how he survived 250kmh crash that left fans horrified

27 minutes ago

The secrets of Man City's success: Pep Guardiola's lucky roll-neck and the vital team-bonding trip packed with quizzes and volleyball

27 minutes ago

Sam Burgess doesn't look like this anymore! Former NRL star reveals his dramatic transformation after moving to the UK and leaving behind his two children he shares with ex-wife Phoebe

27 minutes ago

Rhian Sugden says her 'miracle' baby with husband Oliver Mellor has 'taken all the pain away' after spending £150,000 during 'challenging' five-year IVF journey

27 minutes ago

Rosie Huntington-Whiteley boosts her assets in a cleavage enhancing embellished black jumpsuit at the 77th annual Cannes Film Festival premiere of The Substance

27 minutes ago

Arsenal's stuck-on smiles betray the sense that second isn't good enough, writes IAN HERBERT

29 minutes ago

Brest secure Champions League qualification, PSG win without Mbappe

29 minutes ago

Ex-midfielder Hamilton dies aged 73

29 minutes ago

World’s top golfer Scottie Scheffler completes PGA Championship at Valhalla ahead of arraignment

29 minutes ago

McLaughlin blitzes fastest ever Indy 500 pole

29 minutes ago

Verstappen "almost ended in the grandstands" amid Imola F1 hard tyre struggles

29 minutes ago

Taylor Swift Debuts ‘How Did It End?' at Final 2024 Eras Tour Date in Sweden

29 minutes ago

Confiscated Hamas commander's Mein Kampf presented at Hungarian Holocaust memorial event

29 minutes ago

Police seize Fiat EVs for pretending to be Italian

30 minutes ago

Woman in critical condition after being stabbed by 20-year-old son in Porter

30 minutes ago

Power outage update | CenterPoint posts new maps of estimated restoration days

31 minutes ago

706 people named Kyle got together in Texas, but it wasn’t enough for a world record

33 minutes ago

Dramatic moment alleged domestic violence offenders are dragged out of their homes as 550 are arrested in massive police blitz in NSW

34 minutes ago

Khloe Kardashian enjoys beach outing in PJs with 'best crew' including her kids Tatum, 1, True, 6, and 7-year-old niece Dream

34 minutes ago

School superintendent's youngest son dies from his injuries after being sucked down storm drain and swept under neighboring streets

35 minutes ago

Tony O'Reilly dead: Rugby player turned Kerrygold and Heinz businessman dies aged 88

35 minutes ago

Why The Pontiac Vibe Was Discontinued

35 minutes ago

Trump is planning a rare Republican campaign stop in the Bronx to court minority voters. Will it make any difference?

35 minutes ago

Labour assures there will be investment for their election pledges

35 minutes ago

Turkey's Erdogan says deeply saddened by Iran accident

35 minutes ago

‘Friends’ star Courteney Cox says Matthew Perry ‘visits me a lot,’ still feels sense he is ‘around, for sure’

36 minutes ago

The Garfield Movie Review: As Entertaining As A Monday Without Lasagna

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch